Presidente do Desenbahia não poderá ser meu entrevistado hoje no Agito Geral
Fui informado há pouco pelo colega Rodrigo Ferraz que o presidente do Desenbahia, Otto Alencar Filho, que cumpriria agenda hoje em Vitória da Conquista, não mais o fará devido ao mau tempo que impossibilitou o pouso do voo hoje cedo.
Os compromissos agendados para esta oportunidade serão transferidos para uma nova data.
Everardo Públio de Castro, assim se chamará o planetário!
Professor Everardo Públio de Castro. Este é o nome do planetário de Vitória da Conquista, localizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. A homenagem, proposta pela Câmara Municipal de Vereadores, foi confirmada pelo prefeito Herzem Gusmão que, na última quinta-feira, 17, sancionou a Lei nº 2.161/2017, que nomeia o equipamento.
Nascido em Caetité, Everardo mudou-se para Vitória da Conquista em 1939, lecionando Geografia e História no Ginásio de Conquista, onde se tornou responsável pelo ensino de várias gerações. Em 1961, integrou a Frente de Libertação Nacional, sendo o representante do Diretório Municipal de Conquista.
Era vereador quando foi preso em 1964 pelo Golpe Militar, passando um ano e três meses em Salvador. Everardo teve seus direitos políticos recuperados somente em 1984, ano no qual voltou a dar aulas, aposentando-se compulsoriamente, com mais de 35 anos de magistério. Morreu em 28 de janeiro de 1996, com 84 anos. :: LEIA MAIS »
Bianca Oliveira Bastos hoje no Agito Geral
Dra.Bianca Oliveira, médica responsável pela implantação da Cicatriza com sede à Rua Ascendino Melo, 144, e que se faz presente nos principais hospitais privados de Vitória da Conquista, fará parte da bancada dos meus entrevistados hoje no Agito Geral a partir das 18h, na Clube FM.
A Cicatriza é referência no tratamento de feridas em Conquista e região, conta com uma equipe de profissionais do mais alto gabarito.
Hoje, portanto, mais um motivo para você ficar acompanhando o nosso programa sintonizando na 95,9.
Parto Positivo: Clara fala hoje no Agito Geral
Clara de Freitas Santos Barros é advogada formada pela UCSal com atuação em Direitos Humanos e Direito da Criança e do Adolescente. Membro da equipe GentleBirth Brasil.
Clara é filha de duas figuras ilustres, Mara Freitas, querida amiga que viu o Massicas nascer em frente a Escola Normal, nos ajudou a distribuir as primeiras camisas promocionais aos alunos do Instituto de Educação Euclides Dantas e de Hormindo Barros, homem de bem, empreendedor, primeiro patrocinador da Quadrilha Junina Massicas que saía se apresentando nas escolas da cidade. Hormindo era enorme, grande, no tamanho e na importância para o desenvolvimento da cidade.
K-brutas: elas também pedalam!
Apenas 27 km separam Ilhéus de Itabuna, são duas cidades vizinhas e amigas, sempre estão compartilhando as coisas que acontecem no dia a dia. As mulheres se entendem perfeitamente, não tem “trairagem”, é tudo na paz, cabelo ao vento, o sol que queima a pele da grapiúna é o mesmo que tosta os corpos das ilheenses. E a vida segue.
No ciclismo também elas estão juntas, pedalando e aproveitando o visual bacana da região. No último dia 20, a exemplo dos homens que fazem parte do Bike Pedal Cansado, as meninas percorreram 140 km, conforme o texto que segue e que nos foi enviado por Jorge Luiz:
Fabrício articula programa que vai levar esporte para bairros conquistenses
Vitória da Conquista é um dos 78 municípios contemplados com o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). Por meio da articulação do deputado estadual, Fabrício Falcão, e dos federais, Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos do PCdoB, estão sendo instalados em Conquista quatro núcleos do programa que vão atender mais de 1.600 pessoas com oficinas de esporte e cultura, como handebol, futsal, capoeira, ginástica, futebol de salão, vôlei, judô, dança de salão, música e canto. As atividades serão realizadas em diversos bairros, entre eles Patagônia, Brasil, Santa Cruz, Jardim Valéria, Simão, Conjunto Vitória, Ibirapuera e Guarani. O programa terá duração de dois anos, investimento de um milhão de reais e vai atender, em cada núcleo, entre crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência.
“É uma iniciativa muito importante porque estimula a convivência social, algo que estamos muito necessitados. Precisamos de ações como essas para devolver a cidade aos cidadãos, oferecer oportunidades às pessoas, delas conviverem de forma positiva. Recebo sempre demandas como essas de nossas lideranças e fico feliz de articular, com Alice, Daniel e a SUDESB, o Pelc para Conquista. O Pelc também demonstra a sensibilidade do nosso governador Rui Costa que vem investindo pesado em políticas como essa. Aqui temos ainda a parceria de Dr. Andreson e dos nossos vereadores Nildma Ribeiro e Danillo Kiribamba, que vêm construindo essa política localmente”, explica o deputado Fabrício. :: LEIA MAIS »
Otto Alencar Filho, presidente do Desenbahia, no Agito Geral amanhã

Nesta próxima quarta-feira (23/08) uma Caravana de Negócios da Desenbahia chega a Vitória da Conquista, com o objetivo de fortalecer parcerias, intensificar relacionamentos com clientes e estimular novos empreendimentos em diversas cidades do Sudoeste. A Caravana é constituída pelo presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, pelo Diretor de Negócios, Francisco Miranda, pelo Gerente Comercial, Marko Svec e pelo Gerente de Negócios da Agência de Fomento no Sudoeste, Victor David. Os executivos da Desenbahia percorrem a região até sexta-feira (25/08). :: LEIA MAIS »
Padrinhos
O que é serem padrinhos?
O nosso povo, na sua maioria, professa a fé católica, cujo sacramento do batismo alberga uma figura tradicional que é os padrinhos. Um casal, por consideração, aproximação e respeito, convida outro para que batize seu filho e, muitas vezes, sem noção do real significado. Numa época difícil para a religião católica, dominada por filosofias outras de vida, ideologias, nasce a figura dos padrinhos, há muitos séculos, querendo, além dos compromissos dos pais, mais um casal com a responsabilidade de conduzir o rebento nessa fé e ser para a vida, na falta dos genitores, a substituição dos mesmos para a vida.
A Igreja, através do seu Código do Direito Canônico, criou algumas normas para que se escolham os padrinhos do batizando. Obviamente que sejam católicos confirmados e já tenham recebido a Santíssima Eucaristia, e leve uma vida com fé e o conhecimento do que irá desempenhar.
Padrinhos são como pais, como segundos pais, com as devidas obrigações e devem-se manter sempre e para sempre na vida dos afilhados. :: LEIA MAIS »
Dona Rosália partiu
Jadel Duarte nos informou logo cedo, a seguir Jânio Freitas nos confirmou. Dona Rosália partiu.
Jânio nos enviou o seguinte texto sobre essa senhora que convivi durante muito tempo:
“Foi professora no curso de contabilidade do Colégio Centro Integrado. Foi da primeira turma de alunos do Colégio Diocesano. Formou-se em Direito. Trabalhou na prefeitura por 44 anos. Foi cantora de Rádio.
Era dedicada em tudo que fazia, referência de caráter e honestidade. Amava os sobrinhos como a uns filhos, pois não os tinha. Amava a vida, viajar. Era séria, porém de risada doce inconfundível. Dr.Rosália, Professora Rosália, Rosinha, Rosa, nossa eterna tia Ró.”
La Crêpe no Festival de Inverno!
Grande novidade no Festival de Inverno Bahia 2017, La Crêpe. A maneira mais saborosa de tornar inesquecível seu Festival.
Diversos sabores: Nutella, frango com catupiry, marguerita, strogonoff de camarão, entre outros.




























