WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc pmvc cmvc cicatriclin vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
blog do marcelo

labo

“Foi voto pra cachorro!”

E9DD8B53-DBC2-49D2-B675-847D607C5A6F

Sempre ficamos curiosos porque determinados candidatos são ou foram tão bem votados em Vitória da Conquista. São perguntas que ficam às vezes sem respostas. Lúcia Rocha, por exemplo, por que tantos mandatos sucessivos e por que votações tão expressivas? As mesmas perguntas faz-se ao campeão de votos do Alto Maron, o Cabeça Branca, Álvaro Piton. E o vereador Luciano Gomes, que tem como base o povoado da Limeira e que chegou ao seu terceiro mandato na atual legislatura? Luciano serve, principalmente, ao eleitor da zona rural, mas a sua simplicidade não impede que ele circule muito bem entre os seus colegas que atuam junto ao eleitor menos esclarecido que mora nos distritos e na periferia, mas tanbém tem uma relação estreita com os vereadores que são votados no meio acadêmico, empresarial e nas classes estudantil e dos professores. Luciano conseguiu os votos de 18 edis que já lhe garantem a eleição à presidência da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Esses questionamentos estão na cabeça do eleitor ou de qualquer analista político. Todos querem saber, por exemplo, os motivos que levaram os eleitores a votarem em determinados candidatos, quais motivos os levaram a teclarem nas urnas o número dos representantes na Assembleia do Estado e na Câmara Federal. David Salomão conseguiu uma votação surpreendente, pelo menos é a leitura que muitos fazem. Acham que foi uma surpresa mesmo, outros uma zebra, só que o eleitor do polêmico advogado e autêntico na defesa das suas ideias afirma que votou convicto, consciente. :: LEIA MAIS »

Vereador Luciano Gomes hoje no Agito Geral

Luciano Gomes

Ele vem há muito tempo garimpando votos para chegar à presidência do Legislativo conquistense em substituição ao atual gestor Hermínio Oliveira. Luciano Gomes, vereador que tem como base o povoado da Limeira que fica na cabeceira da Serra do Marçal, com muita paciência e serenidade conduziu o processo sucessório sem criar ou permitir que arestas atrapalhassem os seus planos. Manteve uma relação harmoniosa com todos os seus pares, o que lhe permitiu chegar como candidato único a dirigir os dois ultimos anos da “casa do povo” de Vitória da Conquista.

Hoje o vereador Luciano vai ao nosso programa Agito Geral e dirá como conseguiu a quase unanimidade para substituir o edil Hermínio Oliveira.

OAB Conquista tem novo presidente: Ronaldo Soares!

157EC774-E3B8-4958-BD99-39C7F90BA10A

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Vitória da Conquista tem novo presidente a partir de janeiro próximo. “Massa, a turma queria anunciar nas redes sociais a nossa vitória já na segunda-feira, eu recomendei não fazê-lo, mesmo porque o meu concorrente é também meu amigo, seria uma descortesia com ele”, me falou o advogado Ronaldo Soares em frente à sede da Ordem na Rua Rotary Club. Eu o convidei para uma entrevista no caso de vencer a eleição que mostrava-se bastante concorrida, mas a diferença de votos após a contagem mostrou que teve uma certa folga. :: LEIA MAIS »

Prefeitura posiciona-se sobre o tema Escola Sem Partido

3CA59EF7-6D79-49F6-BE59-8A2CBE5C3602

O nosso programa Agito Geral apresentado sempre às 19h na Transamérica, 100,1, abriu um debate sobre o tema Escola Sem Partido e convidou a Secretaria Municipal de Educacão para posicionar-se sobre o tema, mas não foi possível naquele momento já que os profissionais da área cumpriam tarefas externas e não poderiam fazer-se presentes ao estúdio da rádio para, ao vivo, emitir a opinião do governo municipal.

Hoje a Secretaria de Comunicação nos enviou a seguinte nota em resposta ao nosso convite: :: LEIA MAIS »

Advogados vão às urnas: Sandro Loureiro x Ronaldo Soares

8B30C876-1DE9-4DAF-9D90-8941BC030974

Hoje acontece na OAB de Vitória da Conquista a disputa pelo cargo de presidente de uma das mais importantes entidades da sociedade civil brasileira. Sempre teve importância as posições assumidas pela Ordem dos Advogados do Brasil nos momentos mais dificeis vividos pelo país. Ao lado da CNBB e também da UNE, a Ordem conseguia nortear as decisões politícas da nação.

Aqui em Conquista, dois respeitados advogados pleiteiam substituir o mandato do atual presidente Ubirajara Ávila, o Birinha. :: LEIA MAIS »

O Rei do Bode

nando da costa lima

Por Nando da Costa Lima

Da Choça até o Furado da Roseira, não tinha um criador que tivesse mais bode que Elpídio. Era o rei do bode, o solteirão mais cobiçado da caatinga! Elpidão arrasava, além de só andar bem vestido, tinha uma vistinha de ouro na dentadura, que acabava de matar a mulherada de paixão. Muitos tentavam imitá-lo, mas não chegavam nem aos pés, só ele com aquele palito no canto da boca e o dente de ouro à vista conseguia botar as meninas pra suspirar. Ter um caso com aquele “pão” (na época “pão” era o gato de hoje, e gato era sinônimo de ladrão) era o sonho da mulherada. Até mulher casada perdia as estribeiras quando ele passava no Corcel cor de abóbora com a jante roxa e luz interna de boate além dos pneus faixa branca e a frase escrita no para-choque traseiro: “100% macho”. O rei do bode tinha bom gosto, só comia filé a finas ervas acompanhadas do melhor vinho composto do mundo. E era um violeiro razoável, fazia questão de falar que aprendeu a tocar na beira do rio Gavião. Seu fraco eram as meninas de “Sompaulo”, tinham tudo com ele. Levava logo pro restaurante dormitório de Nilson. E a rotina de Elpídio era a mesma, quando não estava contando os bodes ou namorando, tava diante do espelho admirando a “lindreza” e falando pra mãe que se fosse mais novo ia tentar ser modelo em Conquista, modelo macho, daqueles que só faz propaganda de cigarro e bebidas fortes!

Mas nem tudo é pra sempre, principalmente beleza! O Rei do Bode de um dia pra outro começou a amarelar e perder peso. Os entendidos foram em cima: deve ser próstata. Desse dia em diante a vida dele virou um inferno. Já tinha batido em meia dúzia! Era só ouvir falar em toque retal que o homem endoidava. :: LEIA MAIS »

Ubirajara Ávila: Nota à Imprensa

DB93EB7E-0D23-4995-B8E9-B6B3769A5A76

“A OAB SE TORNOU A CASA DE TODOS OS ADVOGADOS E ADVOGADAS E O ABRIGO DA SOCIEDADE

Nos últimos três anos, a OAB Conquista avançou muito com a nossa gestão.

Isso é perceptível por todos, principalmente diante das notícias veiculadas através da imprensa, que foi, é e sempre será uma grande parceira da Ordem.

Inauguramos uma gestão participativa que abriu as portas da Instituição, sobretudo lutando contra a ineficiência do Judiciário através de representação no CNJ, inclusive buscando juízes titulares e instalação de mais varas, conseguindo ainda a regularização do atendimento na Vara de Família e evitando o fechamento de todas as comarcas da Subseção.

A OAB da Bahia protagonizou evitando a abertura de vagas de desembargadores antes de serem supridas as do 1º grau, sendo que o TJ/BA já lançou edital para preenchimento das comarcas do interior por juízes titulares. :: LEIA MAIS »

A museóloga conquistense, Irene Santino, faz a curadoria do seu conterrâneo Adilson Santos no Palacete das Artes em Salvador

6F8F0062-7609-4369-BE82-6F01620EC6BA

Será na próxima quinta-feira, 22, na capital baiana, no Palecete das Artes, que o renomado artista plástico nascido em Vitória da Conquista, Adilson Santos, terá os seus trabalhos expostos a partir das 19h, e contará com a curadoria da museóloga conquistense Irene Santino.

A exposição leva o nome de HABITANTES DE CIDADE, que você poderá conferir com detalhes o propósito do artista quando assume esse tema. :: LEIA MAIS »

Guto Macedo: Carta aos Advogados de Conquista e Região

Gutemberg Macedo

Aos Jovens Advogados e Advogadas.

Aos Colegas decanos da Advocacia.

Mantive-me calado nos últimos três anos para não interferir no trabalho da atual gestão da OAB, apesar de dirigida por um Presidente que, para se eleger, passou o triênio anterior (2013/2015) boicotando o trabalho de nossa gestão, atacando a imagem da Diretoria e se auto-promovendo em eventos paralelos.

Dirijo-me especialmente a vocês jovens advogados que, em razão do pouco tempo de profissão, ignoram o passado e a história de nossa Subseção. Ignoram como chegamos ao atual patamar de eficiência administrativa e de serviços disponibilizados aos colegas, porquanto essa história, já conhecida dos mais velhos, não é contada.

Até 2006, quando exercia a presidência da OAB local o nosso estimado colega Ronaldo Soares (2004/2006), diga-se de passagem, eleito em chapa única, com o apoio de todos nós, em mais uma de nossas tentativas de unir a classe, tínhamos de estrutura e serviços uma sala emprestada no Fórum João Mangabeira, uma máquina fotocopiadora e um terreno abandonado, invadido e degradado, onde outrora fora o Clube da OAB. Além disso, tínhamos nossa primeira sede, conquistada na gestão do saudoso colega ALFREDO NOVA, onde hoje funciona o CONDECOM, mas que em razão da distância para o fórum, era pouquíssimo frequentada. :: LEIA MAIS »

Instituto Cathalá apresenta: Viva o Circo!

813F9E94-3A9E-4DB9-8E03-9AB2F2A7D697

No próximo dia 05 de dezembro o Centro de Convenções Divaldo Franco receberá um espetáculo imperdível para toda a família conquistense, cuja apresentação já é motivo de muita expectativa por parte do público.

Hoje às 19h as professoras Simone e Carol estarão no nosso programa levando todas as informações sobre o evento.

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia