“Você sabe quanto custou a Exposição 2018?” Pergunta do diretor da Coopmac Isaac Figueira
Toda a celeuma criada em torno do anúncio proferido pelo predidente da Coopmac, Jaymiltinho Gusmão, que não realizará a Expoconquista 2019 nos trouxe uma série de curiosidades que com certeza fará toda a cidade refletir sobre o que significa projetar e executar o evento com a grandeza que acontece todos os anos.
“Eu não posso submeter a nossa entidade a um risco tamanho. Eu sou apenas um dirigente, sou também um sócio, a Coopmac é uma empresa”, me dizia Jaymiltinho Gusmão antes de embarcar para Salvador ainda na expectativa de resolver as pendências que ficaram da última festa agropecuária realizada no Parque de Exposições. “A festa nos deu um lucro de 60 mil reais, mas poderíamos ter perdido 500 mil. Vale a pena correr esse risco? Se é para fazer a festa do tamanho que a cidade quer, precisamos de ajuda, só não podemos assumir sozinhos”, disse o presidente que já foi sinalizado pelo prefeito Herzem que pretende viabilizar a realização da feira. :: LEIA MAIS »
Solla cobra conclusão de duplicação da BR-116 em reunião no DNIT
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) e o prefeito de Santa Bárbara, Professor Jaílson (PT), reuniram-se nesta quinta-feira (29) com o diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), José da Silva Tiago, em Brasília, para tratar das obras de duplicação da BR 116, que foram alvo de manifestação da justiça e que são aguardadas com grande expectativa pela população da região.
“É uma obra que já deveria ter sido entregue, mas está completamente parada, em fase inicial, e isso tem custado vidas. A falta de segurança na BR-116 infelizmente vitimou nesta semana sete pessoas, num triste acidente com um ônibus que transportava estudantes para um concurso de fanfarras. Esta rodovia tem função estrutural para o transporte de mercadorias e pessoas em nosso estado, e esse descaso da ViaBahia custa vidas”, alertou Solla, que requisitou a audiência. :: LEIA MAIS »
Herzem, acompanhado de Nilo, busca junto a Temer construção de barragem

Nesta foto está o prefeito Herzem, o presidente Michel Temer, o ex-governador Nilo Coelho e o deputado federal Arthur Maia.
O prefeito Herzem Gusmão participou da abertura do Forum de Negócios realizado na última terça-feira pelo Movimento Pro Conquistas, evento que levou os principais segmentos empresariais e produtivos de Vitória da Conquista ao Boulevard Shopping, local do encontro. O prefeito saudou os organizadores do Forum classificando-os como “aqui está o nosso PIB reunido, responsável por muitos empregos e pelo desenvolvimento da cidade”.
A presença do gestor foi meteórica, justificou a rápida presença já que seguiria acompanhado do chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira, e se juntariam aos colegas da administração José Antonio, Matheus e Diego Gomes, para juntos voarem para Brasília onde o prefeito cumpriria uma importante agenda administrativa. Compunha também a delegação o ex-governador Nilo Coelho, e o time ficaria completo com o deputado Artur Maia que já os aguardavam na capital federal.
Ontem o prefeito me disse ao telefone: “o Nilo Coelho tem muito prestígio aqui em Brasilia, as portas se abrem para ele”, afirmou o gestor. No aeroporto em Belo Horizonte, antes de pousar na capital federal, o prefeito já havia tomado conhecimento da entrevista que o presidente Jaymiltinho Gusmão me concedera às 19h no programa Agito Geral dando ciência para a população conquistense de que a Expoconquista 2019 estava cancelada. :: LEIA MAIS »
Exposição poderá ser no segundo semestre
O presidente da Coopmac, Jaymiltinho Gusmão, conversou longamente comigo ontem e dentre as palavras cuidadosas que ele proferia ficou claro que a grande festa do povo de Conquista poderá ser realizada no segundo semestre, basta que seja encontrada uma fórmula que contemple os interesses de todos os envolvidos.
Quem seriam os envolvidos? Os associados da Coopmac e sua diretoria? Sim. A prefeitura de Conquista e a população? Sim. O governo do estado? Sim. Pela ordem, segundo a minha ótica, interessa aos diretores e associados porque é o momento máximo da festa, da comemoração, do resultado da safra cafeeira, da exposição e venda dos animais; intereressa ao prefeito de Conquista e aos municípes porque faz parte da história do nosso povo, dos grandes negócios que são realizados durante todos os anos.
O evento se confunde entre o público e o privado, tem a cara do agricultor, do pecuarista, mas se enxerga na festa também as feições da população, do homem comum. :: LEIA MAIS »
Forum de Negócios Pro Conquistas começa com excelente público
O Boulevard Shopping abrigou na manhã de hoje, numa das salas do cinema Centerplex, parte do PIB local atraído pelo evento Forum de Negócios promovido pelo movimento Pro Conquistas, grupo que reúne as principais entidades e associações que cuidam dos negócios de Vitória da Conquista.
Forum de Negócios Pro Conquistas amanhã no Boulevard Shopping
Hoje no nosso programa Agito Geral receberei membros do movimento Pro Conquistas que vem se reunindo e discutindo a Conquista do futuro, criando de forma inusitada uma agenda positiva para a capital do sudoeste da Bahia.
O Forum Pro Conquistas de Negócios ocorrerá amanhã numa das salas de cinema do Boulevard Shopping a partir das 08h.
Estarão daqui a pouco conversando com a gente um grupo de empresários composto pelo presidente Itamar Figueredo, Vitor Dutra, secretário, Fabrício Vieira, da FIEB e Sesi, integrante do movimento, além de José Maria Caires que nos levará notícias do novo aeroporto. O Agito Geral começa às 19h na Transamérica, 100,1.
Zé Raimundo se esquiva, mas montará no cavalo se for o caso
O deputado José Raimundo Fontes, ex-prefeito de Vitória da Conquista, é um dos prováveis candidatos à sucessão do prefeito Herzem Gusmão. Isso na ótica do eleitor que opta sempre em votar no campo da centro esquerda.
Zé saiu de uma disputa vitoriosa, conseguiu em Conquista mais de 30 mil votos dentro da centena e mais alguns que conseguiu em todo o estado para a eleição à Assembleia Legislativa.
Já pra mim ele se externou um pouco diferente, quase resignado: “eu acho que precisa dar uma renovada interna, já demos nossa colaboração, eu e Guilherme. :: LEIA MAIS »
Herzem é reconhecido como candidato natural, inclusive pelos adversários
“Você está vendo, ele está trabalhando tranquilo, sem nenhuma interferência nossa. Nem eu, nem Nonô, nem Guilherme, estamos interferindo no seu governo, deixe a população julgar. Eu respeito a vontade do eleitor”, disse o deputado Zé Raimundo sobre a gestão do prefeito Herzem Gusmão. “Ele é candidato a reeleição, não tenho dúvidas”, completou o professor e historiador que também tem o seu nome no tabuleiro da sucessão municipal.
Como num jogo de futebol onde a torcida local vaia o time visitante em qualquer situação. Pegou na bola, tome-lhe gritos, xingamentos, não tem tréguas, critique tudo, até os acertos. Foi assim o início do governo do emedebista, não apenas por parte da torcida adversária, nas arquibancadas ouviam-se murmúrios de torcedores insatisfeitos, até porque não viram os seus jogadores preferidos escalados. Alguns até queriam jogar. O tempo vai passando, as jogadas acontecendo, o time se encontra em campo e vai recebendo os aplausos dos torcedores e também o reconhecimento dos adversários. De forma discreta, claro. “Quem quiser que pense que o governo está morto, a gente só ganha se estivermos todos unidos”, me afirmaram dois ex-secretários do prefeito Guilherme, além de um dirigente petista. :: LEIA MAIS »
Simpatia é coisa séria
Por Nando da Costa Lima
Lucicler entrou porta adentro enfezada e procurando pela mãe. A velha tava retada, tinha tempo que queria falar umas “verdades” para a filha, que sempre chegava em casa se queixando da vida…
— Mamãe, eu estou numa meeerda.
— Minha filha, isso é jeito de chegar em casa… Isso atrai coisa ruim! Já basta seu noivo!
— Mas é a realidade, eu estou me sentindo a última das derradeiras.
— Você sabe o porquê, não é? Foi mexer com coisa errada.
— Claro que não, eu nunca fiz nada que não pudesse confessar…
— Ô minha filha, você tá caducando antes do tempo? Já esqueceu da simpatia pra pegar o merda do seu noivo?
— Que simpatia, mãe? Tá querendo botar mais “grilo” na minha cabeça?
— Aquela que Marileide de Averaldo Bom Cabelo lhe ensinou. Parece até que deu certo, você acabou se envolvendo com esse traste que se não fosse a minha aposentadoria, já teria morrido. E olha que ainda nem casou.
— A senhora não perde uma chance pra implicar com o pobre do Teodolino, meu noivo. E ainda tá no tempo de acreditar em simpatia? Que coisa mais “retrô”! :: LEIA MAIS »
Salomão alimenta o sonho de ser prefeito da cidade
Depois de conseguir uma expressiva votação na última eleição à Câmara Federal, o vereador Davi Salomão alimenta a possibilidade de alçar voos mais altos e imagina colocar o seu nome na disputa pela prefeitura de Conquista nas eleições municipais de 2020.
Já afirmara um sábio político mineiro que “política é como nuvem, muda de lugar a qualquer instante”, e o iluminado tem razão, a tragetória do edil conquistense retrata isso.
Tempos atrás o então policial militar foi um dos ativos participantes de uma rebelião da categoria que culminou em cenas que trouxe pavor para a sociedade baiana. Salomão foi o protagonista do movimento policial aqui em Conquista que teve como líder principal no estado o Sargento Prisco. A legitimidade ou não do insurgimento militar, sinceramente, não tenho como me posicionar. Salomão ganhou notoriedade. :: LEIA MAIS »





























