Toda profissão é digna. Toda profissão merece o respeito da sociedade. Toda profissão contribui para elevar o grau de consciência de um povo que luta, trabalha e faz de tudo para educar os filhos, pagar os seus impostos e construir uma sociedade melhor. Toda profissão honra homens e mulheres.

Evidentemente, o leitor vai compreender o que queremos destacar aqui. Quantas e quantas vezes você, dirigindo o seu carro, mesmo com toda a pressa do dia a dia, é obrigado a reduzir a velocidade, dar sinal de luz, ligar o pisca-alerta e esperar com paciência enquanto eles correm, de um lado para o outro, com sacos nas mãos, lançando na caçamba todo tipo de lixo, inclusive materiais cortantes, arriscando-se diariamente em nome de um serviço essencial para todos nós.

E, mesmo diante das dificuldades, eles seguem trabalhando com alegria, com disposição e, muitas vezes, com um sorriso estampado no rosto.

Eles, os garis, realizam uma movimentação impressionante e, felizmente, a sociedade reconhece a importância desse contingente de trabalhadores, que merece o nosso carinho, a nossa admiração e, acima de tudo, o nosso respeito. É uma profissão digna como qualquer outra.

Mas quem recolhe o lixo em frente à sua casa? Quem retira os resíduos deixados nas portas dos edifícios, dos hospitais, das clínicas, das empresas ou mesmo os saquinhos colocados nas calçadas, sabendo que alguém virá recolhê-los? São os garis.

E, felizmente, são pessoas voltadas para o bem. São trabalhadores que, muitas vezes, se transformam em heróis aos olhos das crianças, que os admiram e, não raramente, fazem questão de homenageá-los em festas de aniversário, tamanha a identificação e o carinho que nutrem por eles.

Recentemente, uma greve nacional mobilizou trabalhadores da limpeza urbana em várias partes do país. Felizmente, em Vitória da Conquista, e esperamos que em tantos outros municípios, prevaleceram o diálogo e a negociação. Um entendimento foi construído, e 100% do contingente de trabalhadores retornou às atividades, garantindo a continuidade desse serviço tão essencial.

É uma vitória do entendimento, do diálogo e da responsabilidade.

Que tudo dê certo. Que os trabalhadores sejam valorizados e respeitados. E que o país inteiro volte à normalidade, porque uma cidade limpa é resultado do esforço diário de homens e mulheres que, muitas vezes, trabalham no anonimato, mas que merecem o reconhecimento de todos nós.

A eles, a nossa gratidão e o nosso aplauso.