“Aqui quem fala é uma mãe com o coração dilacerado, sofrida, mas forte no propósito de bem educar e encaminhar seu único e amado filho”. Taynara Amaral

A carta encaminhada pela senhora Taynara Amaral, mãe de um único filho, seu amado e querido filho, expressa com profunda intensidade o sentimento e o sofrimento que ela está enfrentando em razão de um acontecimento recente ocorrido em um espaço da cidade, envolvendo seu filho e outro jovem estudante, colega de escola, fato que entristeceu a todos nós.
As palavras escritas por Taynara são, na verdade, como flechas que atingem o coração de qualquer pessoa. Todos nós, pais ou mesmo aqueles que não são, conseguimos perceber a dor, a fragilidade e o momento difícil vivido por essa família. Não apenas pela mãe, mas também pelo pai, pelo próprio filho, naturalmente arrependido, pela outra família envolvida, pelo outro jovem e até mesmo por aqueles que presenciaram a situação e nada puderam fazer naquele instante.
Felizmente, houve uma intervenção providencial que evitou consequências ainda mais graves, separando os jovens. A publicação da carta em nosso blog não teve, em momento algum, o objetivo de expor imagens ou alimentar curiosidade. Ao contrário, teve o propósito de convidar a sociedade para uma reflexão necessária e urgente.
O ocorrido deve servir como alerta para todos nós. Nenhuma família está imune a situações semelhantes. É um chamado para que pais, escolas e a própria sociedade parem, observem e dialoguem, buscando caminhos que evitem que fatos como esse se repitam no futuro.
Não é momento de esconder problemas ou empurrá-los para debaixo do tapete. É preciso enfrentá-los com responsabilidade e sensibilidade. Psicólogos, educadores, gestores escolares, advogados, estudantes, famílias e também a imprensa têm papel fundamental nesse processo de conscientização.
No fundo, tudo converge para um ponto essencial. A educação dos nossos filhos. Esse é um tema sério, profundo e que exige coragem coletiva para ser debatido.
Leia a carta na íntegra:
“CARTA ABERTA
Aqui quem fala é uma mãe com o coração dilacerado, sofrida, mas forte no propósito de bem educar e encaminhar seu único e amado filho. Não vim aqui advogar em favor dele, infelizmente o tribunal da internet é implacável e igualmente injusto, não nos permitindo nem o direito de defesa. Deixo claro aqui, que não há justificativa aceitável, para o que aconteceu.
O colega que se envolveu na briga com meu filho, foi colega dele e nos acompanha há 13 anos, os pais dele são pessoas maravilhosas que estão tão sofridos como nós. Estamos juntos nessa empreitada de mãos dadas.
Mesmo tendo ouvido de algumas pessoas que são coisas de adolescente e algumas outras justificativas, não posso me omitir e aceitar com naturalidade tamanha barbárie! Amedronta-me a banalização da violência e tenham certeza que entendemos que eles precisam responder na medida das atitudes deles, e que isso é necessário.
Porém não é justo que a sociedade alimentada por pessoas maldosas, comentários infelizes e uma imprensa despreparada (que sequer procura apurar os fatos antes de divulgá-los) julgue e condene os nossos filhos através de um vídeo de alguns poucos minutos.
Nossos filhos já estão respondendo pelos seus atos. Deixo claro aqui que a escola não pode ser responsabilizada, vez que o que aconteceu foi fora do ambiente escolar, agradeço publicamente a parceria da escola, no sentido de corrigir e educar nossos filhos.
Nossos filhos são bênçãos de Deus nas nossas vidas, educados, inteligentes, gentis e humanos! Quem os conhece pode atestar!
Sou grata a Deus por tudo terminar como terminou, por ter enviado um anjo, que interviu e não possibilitou que algo pior acontecesse! (se alguém conhecer aquela senhora do vídeo, por favor transmita a ela minha sincera e eterna gratidão).
No dia e local dos fatos havia quase uma centena de pessoas entre adultos e adolescentes, ninguém foi capaz de intervir, chamar um segurança, uma autoridade na escola; pelo contrário todos incitavam a violência e impediam os nossos filhos de se arrependerem e voltarem atrás, já que havia uma platéia para assistir aquele triste espetáculo.
Infelizmente, a internet propaga, e a sociedade consome vorazmente e se alimenta com esse tipo de notícia e continua incitando mais e mais violência e impedindo que sigamos as nossas vidas. Eu não permitirei que a minha família seja destruída pela maldade alheia, meu filho está sendo severamente corrigido, mas o protegerei de toda maldade infundada.
Comentários de quem não tem conhecimento dos fatos não são bem-vindos, magoam, ferem mais do que ajudam. Ouvi de algumas pessoas que nossos filhos são pessoas perigosas, que colocam em risco os outros adolescentes; perigoso é este julgamento, ele acaba com vidas, destrói famílias inteiras.
Me chocou a inversão de valores, vários desconhecidos adicionando ele nas redes sociais e parabenizando… os comentários sobre a briga, como comentaristas analisam uma luta num ringue… a falta de percepção do quão grave foi e quão pior poderia ter sido… ontem buscamos nossos filhos na escola com as camisas lavadas de sangue, mas poderíamos ter encontrado eles num hospital, numa delegacia, ou até em um necrotério e isso não é exagero, basta nos remetermos a fatos recentes em que em uma briga banal um rapaz tirou a vida de outro!
Vim aqui hoje para me desculpar publicamente pelo ocorrido, mas também com o intuito de proteger o meu filho de toda maldade que tem sido destilada, peço a vocês que apaguem os vídeos, estas imagens não precisam ser eternizadas, que se abstenham de encaminhá-las já que há leis que protegem o direito dos nossos filhos de não terem suas imagens expostas. Todas as manifestações de acolhimento e carinho são bem-vindas, as mensagens educativas e de crescimento também, as mensagens de ódio não serão aceitas.
Peço a vocês que conversem com os filhos de vocês, que usem o fato como exemplo e que não permitam que o que aconteceu seja em vão! TRAGO HOJE UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA E DE FÉ! Que a banalização da violência, como vimos nos vídeos, não perdure na nossa sociedade. Hoje nós estamos tentando ensinar o nosso filho, e ele aprende agora do jeito mais difícil! Tenham certeza que não vamos parar! A nossa meta de vida é criar um homem integro e de valores e não desistiremos nunca!
Reafirmo o propósito de encaminhar nosso filho no caminho do bem, seguindo os ensinamentos do Cristo! Me desculpo sinceramente por tudo que aconteceu e agradeço de coração o carinho comigo e com ele, conto com a colaboração de todos.
Peço por favor, que a mensagem seja encaminhada nos grupos de vocês, para que possamos alcançar muitas pessoas com uma mensagem de fé e esperança!
Deus nos conduza e abençoe a todos!
Tayara Amaral”















Parabéns mãe, tenho certeza que não foi falta de educação, a vezes as coisas acontecem, mais sei que apesar de bem orientado, cometemos erros.