:: 5/jul/2025 . 21:23
Um verdadeiro absurdo: animais soltos na pista colocam em risco a vida de motoristas. O acidente em pauta foi na Perimetral José Pedral.

Meus amigos, infelizmente, não é novidade que acidentes graves continuam ocorrendo nas estradas por conta de animais soltos ao longo das BAs e BRs. Apesar das placas sinalizando a proibição dessa prática, a negligência persiste. E o pior: além de causar danos materiais, coloca em risco vidas humanas.
Criar animais soltos à beira das rodovias é, sim, um ato criminoso, irresponsável e desumano. São famílias destroçadas, vidas perdidas ou marcadas por traumas. E parece que nada é feito de forma efetiva para coibir esse tipo de comportamento.
Mas o que mais revolta é que essa realidade não se limita mais às zonas rurais ou às estradas estaduais e federais. Estamos vendo animais soltos dentro do perímetro urbano de Vitória da Conquista, como foi o caso do acidente ocorrido na Perimetral José Pedral, uma via movimentada e importantíssima da cidade. :: LEIA MAIS »
Viviane Sampaio, Gustavo Costa e Carlos Ribeiro vão às urnas neste domingo: eleições internas movimentam o PT conquistense

Neste domingo, o Partido dos Trabalhadores de Vitória da Conquista realiza suas eleições internas, com três nomes na disputa pela presidência do diretório municipal: a vereadora Viviane Sampaio, Carlos Ribeiro e o jovem militante Gustavo Costa. Todos foram entrevistados no nosso programa Agito Geral, além de já terem sido pauta de matérias recentes em nosso blog.
A eleição é vista como um momento de renovação e tentativa de reorganização da sigla em âmbito local. O PT governou o município por 20 anos ininterruptos, mas, desde então, tem enfrentado desafios para reconectar-se com sua base histórica, sua militância e as pautas populares que o alçaram ao poder por duas décadas.
É fato que o partido passou por um período de acomodação – algo comum a quem se mantém tanto tempo no poder – e agora busca retomar sua força e sua presença nas disputas eleitorais locais.
O PT em Vitória da Conquista é um partido plural, composto por diversas correntes e lideranças influentes: o ex-prefeito Guilherme Menezes, os deputados Zé Raimundo, Waldenor Pereira, o deputado Jorge Solla e o atual vereador Xandó, uma jovem liderança com forte ligação com os movimentos sociais e a juventude. :: LEIA MAIS »
Festival de Inverno aposta em grade comercial e espera realizar uma das maiores edições de todos os tempos em nossa cidade

O frio já começa a reinar em nossa querida Vitória da Conquista. Aliás, desde o início de maio, esse clima ameno e gostoso — que é a cara da nossa cidade — já vinha dando sinais de que teríamos um inverno intenso. E é exatamente isso que estamos vivendo neste 5 de julho.
E quando o frio chega, uma coisa vem logo à mente: FIB – Festival de Inverno Bahia. Sem dúvidas, um dos maiores eventos musicais do país, consolidado há anos como parte do calendário cultural e turístico de Vitória da Conquista. O festival, ano após ano, atrai milhares de pessoas de toda a Bahia e de diversos cantos do Brasil, confirmando seu prestígio e importância.
O mês de agosto está logo ali. Ainda temos algumas celebrações das festas juninas, como o São Pedro Tôa Tôa, no dia 12 de julho, mas os olhos da cidade já se voltam com grande expectativa para o FIB. Tivemos, sim, um momento de dúvidas quanto à sua realização, mas para mim, isso nunca chegou a ser motivo de preocupação. Sempre tive a certeza de que Conquista não abriria mão de uma festa tão grandiosa. Era apenas questão de ajustes e entendimento entre os organizadores.
Agora, com a Salvador Produções à frente — a mesma que realiza o Festival de Verão em Salvador, em parceria com a Rede Bahia —, temos a garantia de uma produção à altura. A edição 2025 do FIB promete ser histórica, com uma grade artística popular e comercial, pensada para agradar os mais diversos públicos. :: LEIA MAIS »
Hegemonismo da Letargia, por Carlos Ribeiro, um dos candidatos à presidência do PT Municipal, em eleição que ocorrerá amanhã, dia 6

Este documento que ora publicamos não reflete a opinião deste blog, mas sim a manifestação de um dos candidatos à presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Vitória da Conquista, o senhor Carlos Ribeiro.
A publicação atende a um pedido formal do próprio candidato, que encaminhou à nossa redação um texto intitulado “Hegemonismo da Letargia”, no qual ele compartilha suas reflexões e posicionamentos sobre o atual cenário interno do PT municipal, especialmente no que tange à condução política e à disputa de hegemonias no seio do partido.
Como é de conhecimento público, as eleições internas do PT Municipal acontecem neste domingo, dia 6 de julho, e prometem uma movimentação significativa entre os filiados, já que a expectativa é de uma participação expressiva, motivada pelo desejo de renovação e fortalecimento da legenda em nossa cidade.
A seguir, publicamos na íntegra o documento enviado por Carlos Ribeiro, em respeito ao espaço democrático e plural que este canal de comunicação sempre buscou manter:
“Hegemonismo da Letargia
Por Carlos Ribeiro*
O grupo que atualmente comanda o Partido dos Trabalhadores em Vitória da Conquista constrói uma falsa ideia de unidade em torno de um nome que representa, justamente, o hegemonismo. Organizaram um “pacto” que, na prática, busca silenciar as vozes dissonantes dentro do partido. Mas a pergunta que não quer calar é: quem ganha e quem perde com esse processo?
O campo do hegemonismo, que há anos dirige o partido, afastou o PT de sua base de sustentação mais importante: o militante. O Partido dos Trabalhadores sempre se destacou pela defesa da democracia interna e por ser um partido de esquerda composto por diversas tendências. No entanto, já circulam matérias e comunicados anunciando, de forma prematura, a existência de uma candidatura “vitoriosa”. Mas será que essa “vitória” não seria, na verdade, uma vitória de Pirro? :: LEIA MAIS »
- 1
















