WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc pmvc cmvc cicatriclin vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
blog do marcelo

labo

Wagner Alves evita xingamentos e convida o conquistense a refletir sobre a importância do voto


A aproximação das eleições de 2026 deixa cada vez mais evidente que Vitória da Conquista vive um momento de reflexão sobre os seus interesses e sobre a importância da representatividade política.

Percebe-se, entre os pré-candidatos e também entre aqueles que buscam a reeleição, um discurso cada vez mais voltado para a defesa da cidade e da região. Mais do que disputas acirradas e troca de acusações, o que a população espera é a apresentação de propostas e a capacidade de lutar pelos interesses coletivos.

Dentro desse contexto, chama a atenção a postura do advogado Wagner Alves, pré-candidato a deputado estadual, que disputará pela primeira vez uma eleição. E não é a primeira vez que observamos essa linha de atuação, razão pela qual fazemos este registro.

Wagner Alves tem procurado defender a ideia de que Vitória da Conquista e o Sudoeste da Bahia precisam fortalecer sua representatividade política, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. Segundo ele, é necessário que a região conte com parlamentares comprometidos em defender as pautas locais, independentemente das diferenças partidárias e ideológicas.

É evidente que Wagner tem posição política definida. Ele próprio não esconde isso. Todos sabem. Mas, ao mesmo tempo, procura transmitir ao eleitor uma mensagem voltada para a importância da consciência política e da valorização das lideranças que mantêm presença constante junto à população. :: LEIA MAIS »

Arraiá da Conquista já é uma realidade inquestionável. As atrações e o povo lotaram o Parque de Exposições!

Fotos: Fabrício Filmes


Meus amigos, minhas amigas, que alegria poder celebrar uma festa tão grandiosa quanto o Arraiá da Conquista. É comum que grandes eventos precisem de um período de maturação, muitas vezes de cinco anos ou mais, para se consolidarem e alcançarem o sucesso desejado. Mas Vitória da Conquista começou muito bem.

Desde a primeira edição, realizada no ano passado, já se percebia que o evento nascia com vocação para ser um sucesso. E a abertura da edição deste ano, ocorrida ontem à noite no Parque de Exposições, apenas confirmou aquilo que todos esperavam.

Também pudera. Grandes atrações, capazes de arrastar multidões, fizeram exatamente aquilo que o público esperava: proporcionaram uma noite memorável. Nomes de projeção nacional dividiram espaço com artistas regionais e locais, valorizando os talentos da terra e fazendo da festa um verdadeiro encontro da cultura nordestina.

Tarcísio do Acordeon, Robertinha, Xamego Proibido, Victor Mariá e Dorgival Dantas escreveram seus nomes na história da noite de abertura. Mas a principal atração foi você, conquistense, e os milhares de visitantes que lotaram as dependências do Parque de Exposições.

Não temos dúvida de que, com apenas dois anos, o Arraiá da Conquista já faz parte da história dos grandes festejos juninos da Bahia. E a administração da prefeita Sheila Lemos merece reconhecimento, assim como todas as secretarias e equipes envolvidas na realização do evento: Cultura, Serviços Públicos, Infraestrutura, Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana e tantos outros setores que trabalham de forma integrada para garantir o sucesso da festa. :: LEIA MAIS »

Dra. Lara denuncia “fila da morte” e “balcão de negócios” na regulação de leitos do SUS


Em sessão realizada na manhã desta sexta-feira,19, a vereadora Lara Fernandes ocupou a tribuna para desferir duras críticas à gestão da saúde pública nas esferas estadual e federal. A parlamentar usou o caso de uma jovem paciente para denunciar o que chamou de “balcão de negócios” na regulação de leitos e distribuição de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), apontando o uso político do sistema de saúde.

A vereadora relatou a história de Larissa Mourinho Soares, natural de Itambé e residente em Vitória da Conquista. Larissa travava uma batalha contra um tipo raro de leucemia desde os 6 anos de idade. Após uma recidiva agressiva da doença, ela foi transferida para São Paulo à espera de um transplante de medula óssea.

Após não responder aos ciclos iniciais de quimioterapia, foi indicada uma imunoterapia, medicamento que já consta na lista de incorporações oficiais do SUS. Diante da demora, a família recorreu à Justiça e obteve uma liminar favorável. No entanto, segundo a vereadora, o Ministério da Saúde descumpriu a ordem judicial.

“Quem faz tratamento de câncer, o tempo faz parte do tratamento. Então ela repetiu o protocolo pesado para ganhar tempo e passou 32 dias internada com tratamentos graves como bactéria e pneumonia fúngica”, relatou a parlamentar.

Sem receber o medicamento a tempo, Larissa foi submetida a um quarto protocolo pesado de quimioterapia, mas não resistiu devido à baixa imunidade (mielodepressão) e faleceu no dia 14 de maio, deixando o marido e dois filhos pequenos, de 7 e 8 anos. Segundo Lara Fernandes, a situação não é isolada: cerca de 176 pacientes com leucemia no país enfrentam o mesmo desabastecimento da medicação.

A vereadora questionou a equidade do sistema de saúde: “Para quem serve o SUS?”. Ela relatou o diálogo com um político que teria admitido conseguir o mesmo tratamento de ponta para o próprio filho de forma célere após migrar para a base governista. :: LEIA MAIS »

Ana Maria Reis Gonçalves, a querida tia Nem, nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido da vida


Meus amigos, minhas amigas, caros leitores do Blog do Agito Geral, Ana Maria Reis Gonçalves, a nossa querida tia Nem, é uma amiga muito especial da cidade de Itabuna, por quem tenho um carinho enorme, embora já faça algum tempo que não nos falamos.

Eu gosto da tia Nem, da sua maneira de enxergar a vida, da sensibilidade que lhe é própria e da forma leve e profunda com que transforma sentimentos em palavras. É uma figura simpaticíssima, daí o apelido carinhoso pelo qual é conhecida e querida por tantos: tia Ne.

Pois bem. Faço parte de um grupo de amigos da terra grapiúna, essa imponente cidade do sul da Bahia, tão rica em história e cultura, e, de repente, me deparei com mais um escrito da tia Nem.

E, como aconteceu em outras ocasiões, fui profundamente tocado pelas suas palavras.

Mas confesso que esse texto, em especial, me chamou ainda mais a atenção. Talvez porque seja tão atual, tão verdadeiro, tão presente neste mundo em que vivemos, onde tantas vezes buscamos explicações para as inquietações da alma e, paradoxalmente, as respostas estão dentro de nós mesmos. Mas, por alguma razão, insistimos em não ouvi-las.

No seu texto, tia Nem nos lembra que viver pode ser algo muito mais simples do que imaginamos, apesar dos caminhos que o mundo moderno insiste em nos apresentar. Em tempos de internet, redes sociais e conexões instantâneas, parece que fomos condicionados a possuir mais do que a ser.

E é justamente aí que está uma das passagens mais bonitas e mais emblemáticas do seu escrito.

Ela nos convida a refletir. Por que não valorizarmos mais os almoços de domingo em família? Por que não darmos mais importância aos abraços sinceros, ao aconchego de um colo, a um afago, a uma palavra amiga, à presença daqueles que amamos? Por que não? Afinal, são essas pequenas grandezas que dão sentido à vida. :: LEIA MAIS »

Futebol: a paixão que une um país e reacende o sentimento de liberdade


Amigos e amigas, o futebol realmente é algo apaixonante. Quem poderia imaginar que países interromperiam guerras para assistir
Pelé jogar? Quem imaginaria que, mais tarde, conflitos seriam deixados de lado para que milhões de pessoas acompanhassem Ronaldo Nazário, o Fenômeno, e seus companheiros de Seleção desfilando em carros abertos?

O futebol possui uma capacidade única de unir pessoas, ultrapassar fronteiras e despertar sentimentos que poucas manifestações culturais conseguem provocar.

E, de certa forma, ele volta a unir o país, assim como aconteceu em outros momentos da nossa história, quando a população se mobilizou em busca de melhores condições de vida, mais saúde, educação de qualidade e, principalmente, liberdade.

O oxigênio da humanidade chama-se liberdade. Independentemente de crenças, opiniões ou posicionamentos, ninguém deseja viver sob dependência ou limitações que impeçam a livre manifestação de seus pensamentos e desejos.

Não importa qual seja a sua ideologia política. Cada cidadão tem o direito de fazer as suas escolhas. Mas chega um momento em que todos desejam dizer aos seus líderes: “Eu preciso ter o direito de falar”.

Quem abre mão desse direito corre o risco de tornar-se eternamente submisso, renunciando à própria capacidade de participar ativamente da construção da sociedade.

Essa reflexão nos remete a um tema muito interessante abordado por Gilberto Ferreira Luna: a forma como artistas baianos, como Gilberto Gil e Caetano Veloso, utilizaram sua arte e sua inteligência para transformar a música em um verdadeiro hino em defesa da liberdade. :: LEIA MAIS »

Brasil vence Haiti e traz um lampejo de esperança à torcida nacional. Mas poderia ter sido melhor. Agora é hora de fazer as contas.


Ontem, assisti ao jogo do Brasil contra o Haiti ao lado de um grande amigo, um irmão, Ricardo Teles, o Corujão. E a sensação que tivemos, principalmente no primeiro tempo, foi de que assistíamos a um verdadeiro “baba”: um jogo sem empolgação, sem intensidade e contra um adversário tecnicamente muito limitado.

A Seleção Brasileira não conseguia se impor e demonstrava pouca motivação. Faltavam os toques rápidos e a dinâmica que têm marcado esta Copa do Mundo. Independentemente de serem grandes seleções, equipes de diferentes continentes, como as africanas, além do Japão e dos Estados Unidos, vêm mostrando muita velocidade, intensidade e competitividade. Hoje, o futebol está mais equilibrado, e todos jogam em alto nível. Infelizmente, não percebemos isso na equipe brasileira durante boa parte da partida.

No segundo tempo, o Brasil melhorou. Mais uma vez, Vini Jr. mostrou que é o principal jogador da Seleção Brasileira na atualidade. Ainda assim, a sensação é de que poderíamos ter vencido de forma mais convincente.

É claro que o placar de 3 a 0 animou muita gente. Os bares lotados, as ruas movimentadas e o entusiasmo da torcida conquistense mostraram o clima de esperança que toma conta da cidade a cada partida do Brasil. :: LEIA MAIS »

Arraiá da Conquista: a cidade está pronta para receber o melhor São João da Bahia


Chegou o grande dia, o momento mais esperado do ano para o povo nordestino, para a região Sudoeste e, principalmente, para Vitória da Conquista. A segunda edição do Arraiá da Conquista começa hoje, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, localizado no coração da cidade.

Vitória da Conquista tem orgulho de tudo o que está sendo preparado e do trabalho realizado durante os últimos três meses para a realização desta grande festa.

Desde o anúncio da grade de atrações, a expectativa só aumentou. Durante cinco dias, grandes artistas subirão ao palco e milhares de pessoas passarão por esse importante equipamento, um patrimônio histórico do município.

Serão noites memoráveis de muita festa, diversão, segurança, entretenimento e, também, de fortalecimento da economia local. Para realizar um evento da dimensão do Arraiá da Conquista, é fundamental que a cidade esteja preparada, e Vitória da Conquista reúne toda a estrutura necessária. :: LEIA MAIS »

Caso Master: o Brasil assiste atônito às figuras que poderão ser incriminadas. É triste para um povo!


É triste, é deprimente, é vergonhoso para um país assistir a tantos fatos que chocam a população. As denúncias que surgem e atingem figuras públicas, muitas delas legitimadas pelo voto popular para representar os interesses da sociedade, acabam provocando perplexidade e indignação.

O mais lamentável é perceber que, muitas vezes, a sensação de impunidade parece imperar em nosso país. Os escândalos se sucedem, os fatos vêm à tona, a sociedade se espanta, mas parece que muitos daqueles que exercem funções públicas simplesmente ignoram as consequências dos seus atos.

Esquecem, inclusive, as origens humildes que tiveram e os princípios que os levaram à vida pública. Mas chega um momento em que, como diz o velho ditado popular, “a casa cai”.

Não é do meu feitio fazer pré-julgamentos. Não atribuo culpa antecipada a ninguém que esteja sendo investigado. A Justiça existe exatamente para isso. Por mais contundentes que possam parecer os fatos ou as provas apresentadas, cabe às instituições responsáveis apurarem tudo com rigor e garantirem o direito à ampla defesa. :: LEIA MAIS »

VCA Construtora inova e amplia visibilidade do Arraiá da Conquista, valorizando artistas da terra


Meus amigos, minhas amigas, é muito importante registrar iniciativas como esta da VCA Construtora, uma das patrocinadoras do Arraiá da Conquista. Demonstrando visão, sentimento de pertencimento e compromisso com a cultura local, a empresa decidiu inovar e investir fortemente para dar ainda mais visibilidade a um evento que já se consolida entre os principais festejos juninos do Nordeste brasileiro.

Aqui na Bahia, não temos dúvida de que o Arraiá da Conquista já ocupa posição de destaque. Mesmo chegando apenas à sua segunda edição neste formato, o evento realizado no Parque de Exposições já conseguiu projetar Vitória da Conquista para além das fronteiras do estado, atraindo visitantes e consolidando a cidade como um dos grandes destinos juninos do país.

E não podemos ficar indiferentes a uma iniciativa dessa grandeza.

A VCA Construtora, demonstrando orgulho de suas raízes e da sua ligação com Vitória da Conquista, promoverá uma cobertura especial e inovadora durante os festejos. E há um detalhe que merece ser destacado: a valorização dos artistas da terra.

Os músicos locais terão espaço garantido, animando os intervalos das apresentações e proporcionando ao público a oportunidade de prestigiar talentos conquistenses que sempre fizeram parte da identidade cultural da nossa cidade.

Essa iniciativa soma, engrandece e fortalece ainda mais a cultura local, além de contribuir para que o Arraiá da Conquista continue crescendo e se consolidando no calendário oficial dos grandes eventos da Bahia e do Nordeste brasileiro.

Cada vez mais, o evento ganha corpo, fortalece a economia, movimenta o turismo e projeta a capital do Sudoeste do Estado para todo o Brasil. :: LEIA MAIS »

Abrigo Nosso Lar prorroga Bazar Beneficente até o dia 21 de junho, no Centro de Convenções Divaldo Franco


Que cidade solidária é Vitória da Conquista! Sempre que a população é convidada a participar de movimentos e ações voltadas para assistir aqueles que mais necessitam, o conquistense responde com generosidade e demonstra, mais uma vez, o tamanho do seu coração.

Desta vez, trazemos ao conhecimento dos nossos leitores mais uma importante iniciativa do Abrigo Nosso Lar, instituição que há muitos anos desenvolve um trabalho de assistência digno, humano e de grande relevância social em nossa cidade.

A receptividade da população foi tão positiva que a direção da entidade decidiu prorrogar o Bazar Beneficente, que está sendo realizado no Centro de Convenções Divaldo Franco. O evento seguirá até o próximo dia 21 de junho, oferecendo à comunidade mais uma oportunidade de colaborar com essa obra tão importante.

Tenham a mais absoluta certeza de que toda ajuda é bem-vinda. É uma oportunidade de fortalecer essa corrente do bem, ampliar os laços de solidariedade e contribuir para a manutenção dos serviços prestados aos idosos acolhidos pelo Abrigo Nosso Lar, que necessitam diariamente de carinho, cuidado e atenção.

Por isso, fica aqui o nosso registro e também o convite. O local é de fácil acesso e está tão perto. Vá até lá, participe, faça a sua contribuição e ajude essa causa tão bonita. Cada gesto de amor ao próximo se transforma em esperança para quem mais precisa. :: LEIA MAIS »

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia