:: ‘Política’
“Acho que esse não seja o momento de pleitear uma vaga na Câmara”, diz Rudival
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Vitória da Conquista, Rudival Maturano, conversou com o Blog do Massinha. Dentre os assuntos abordados estiveram o processo de Impeachment de Dilma e a sucessão municipal do prefeito Guilherme Menezes.
BM: Você tão jovem está à frente de um partido tão importante do cenário nacional e evidentemente aqui em Vitória da Conquista. Qual o seu sentimento?
RM: Quanto jovem a gente percebe claramente que é um desafio muito grande direcionar um partido como é o nosso, mas, estamos sempre à disposição com essa novidade com a força da juventude e ideias inovadoras, contando também com apoio e orientação daqueles que já tem uma vasta experiência por esse partido e também em Vitória da Conquista. Não é fácil liderar um partido de grandes lideranças ainda mais da envergadura do prefeito Guilherme, Zé Raimundo e Waldenor, cinco vereadores e dentre uma sigla que é também muito diferente dos outros, do ponto de vista que internamente são vários agrupamentos e novas tendências e isso também ajuda muitas vezes no debate. Porém, ficamos preocupados também pelos embates.
BM: Inclusive você preside o PT no momento político que é turbulento do ponto de vista nacional e, em Vitória da Conquista já se completam 20 anos de projeto de governo e evidentemente existe uma inquietação cada um querendo seu espaço e com seus ideais. Com certeza para se conduzir esse barco não é fácil, mas, acaba se tornando prazeroso.
RM: Exatamente. Isso nos move também pelo prazer da política é um chamado para as pessoas de bem e que querem ajudar, óbvio que tem pessoas também que não colaboram ou não tem o perfil ético na política. Mas, para gente que leva a sério, acabamos tendo prazer porque vemos a democracia e a ética sendo implementada isso é muito bom. Apesar de tudo isso não tem sido fácil, pois, o momento atual é de crise, nas gestões passadas do próprio partido, claro, houveram dificuldades mas, nunca como agora. A gente percebe uma seriedade e delicadeza onde temos que conduzir de forma muito sábia, tranquila, firme também, quando precisarmos ser e acolhendo quando se tem que acolher. :: LEIA MAIS »
Curtinhas da política – (17/12/2015)
A Rede, partido de Marina Silva, dona de um capital eleitoral de 20 milhões de votos, está “cheia de dedos”, diríamos assim, para admitir filiados aos seus quadros. A turma que está à frente do partido tá “peneirando” mesmo.
E a orientação é a nível nacional.
xxxxxxxx
Não adianta só querer, tem que poder, ou pelo menos ser “ficha limpa”. E quem quer saber se é verdade, ligue pra Brasília, rode o Brasil e se informe nas Assembleias Legislativas. O que tem de pedidos indeferidos não está escrito na Bíblia. Senadores, parlamentares, ex-prefeitos, enfim, todo mundo querendo ir para o partido da moda. Mas bate e volta. :: LEIA MAIS »
Odir : “Nosso projeto de governo ainda tem muito o que fazer pela cidade”
Odir Freire assume atualmente a chefia do gabinete e a secretaria de Desenvolvimento Rural de Vitória da Conquista. Alguns dias atrás foi indicado pelo prefeito Guilherme Menezes a pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores em 2016. O pré-candidato concedeu uma entrevista ao nosso blog que você confere agora.
BM: O prefeito Guilherme lançou há dois meses seu nome junto aos companheiros do PT e das secretarias. Seu nome foi muito bem aceito pelos companheiros de sigla, mas, naquela ocasião você acabou declinando do convite. O que te levou a não aceitar inicialmente a pré-candidatura a prefeito de Vitória da Conquista?
O: Na verdade foi um grupo de companheiros do partido que tirou meu nome de dentro de uma reunião. Naquele instante avaliei e achei que não era a hora de meu nome estar na disputa, fiquei muito agradecido pela indicação dos companheiros do partido. :: LEIA MAIS »
Em defesa do Brasil! Não haverá golpe.
Por Joilson Bergher
Movimentos sociais, militantes de diversas matizes do campo de esquerda apoiadores do governo da presidenta Dilma Rousseff e da democracia irão às ruas no dia 16 de dezembro. Em Vitória da Conquista, e cidades no entorno dessa, não será diferente.
Tais movimentações, reunião e debates democráticos entre as entidades que compõem a Frente Brasil Popular e a Frente Brasil Sem Medo estão se dando a partir do momento em que um setor descontente com o resultado das eleições em 2014, e por um suposto movimento de pedaladas no campo econômico, que segundo, os que se dizem de oposição, atenta contra determinada Lei constitucional, levando entre outras punições o afastamento da presidenta Dilma Rouseff da presidência do Brasil. Afirmo aqui que essa todas as movimentações que ocorrerão no dia 16 de dezembro em todo o Brasil, são integradas originalmente por CUT, CTB, Levante Popular, UBES, UJS, UNE, MST, MTST, movimentos sociais de todos os estratos populares da sociedade, pelas centrais, diversos sindicatos e por partidos políticos. :: LEIA MAIS »
Grupo Independente discute representante para as eleições 2016
Romilson Filho, Nayana Gusmão e Onildo Oliveira, todos membros do Grupo Independente estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira (14), discutindo estratégias para lançar o nome que disputará as eleições 2016.
Aproximadamente 30 cardeais que dirigem um elo de 8 partidos debruçaram sobre uma pauta improvisada que convergiu para o lançamento de candidatura própria. Vários nomes foram apresentados, mas o responsável pela condução do projeto só será conhecido no final do mês de janeiro.
Uma coisa é certa, o GI terá candidatura própria. José Maria Caires acredita com tranquilidade que as oposições vencem as eleições municipais, mas não descarta a unidade em torno de outros nomes, contanto que isso aconteça no segundo turno. E, segundo Caires, todo apoio será bem vindo. Ou seja, ele entende que vai estar decidindo as eleições contra alguém.
Curtinhas da política – 15/12/2015
Enquanto o PT sinaliza com Odir Freire uma das suas pré candidaduras à sucessão municipal, o PMDB, capitaneado por Hérzem Gusmão, vem tentanto atrair os outros partidos de oposição para junto de si.
Consciência política
Por Augusto Filho
Eis um tema que deve ser levado à sério sempre.
Mas, o que é ter essa tal consciência política?
O que podemos fazer para nos encontrarmos com essa consciência?
Será que todos tem a capacidade de buscar essa consciência?
São várias questões importantíssimas e que vão se esclarecendo com o passar do tempo com o amadurecimento de cada um, que ao final será a sociedade plena e absolutamente capaz de fazer as coisas com mais responsabilidade. :: LEIA MAIS »
TSE garante votação eletrônica nas eleições de 2016
Por iBahia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou hoje (10) que as eleições municipais do ano que vem serão feitas com urnas eletrônicas. Segundo o tribunal, após o Congresso aprovar o projeto de lei que mudou a meta fiscal de 2015, o Ministério do Planejamento fez uma nova estimativa de receitas que garantem a votação por meio eletrônico. Com a nova meta, a Justiça Eleitoral terá R$ 267 milhões garantidos. A equipe econômica manteve corte de R$ 161 milhões.
Câmara divulga balanço de atividades legislativas do ano de 2015
Por Celso Rios
Na manhã desta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Vereadores de Conquista, foi realizado o balanço das atividades legislativas do município durante o ano de 2015. Estiveram presentes ao evento especialmente dedicado à imprensa, profissionais de comunicação, os vereadores do município, o presidente da Câmara, além do grupo de assessoria de comunicação da CMVC.
Dentre as informações concedidas estavam os registros dos trabalhos realizados até o presente momento pelos vereadores de Conquista.
Confira o balanço:
- 21 leis propostas pelo legislativo foram aprovadas;
- 23 leis propostas pelo executivo foram aprovadas;
- 06 projetos do executivo estão em tramitação;
- 07 projetos de lei do legislativo em tramitação;
Guilherme Brito fala sobre a importância das lideranças jovens na política
Guilherme Brito é estudante de Direito da Uesb, natural de Feira de Santana, e já mora há quatro anos em Vitória da Conquista. Ele faz parte da Juventude Democrata do partido (DEM).
BM: Fico extremamente feliz em ver esse debate da Juventude Democrata aqui em Vitória da Conquista.
GB: Hoje em Vitória da Conquista observamos uma grande lacuna a ser preenchida e é daqueles jovens que se aliam com o movimento oposicionista ou não comungam de certa maneira com a visão dos partidos de esquerda. Nós queremos iniciar uma série de atividades de formação política, instrumentalizar um grupo de jovens dando mecanismos para que eles possam partir para um embate político, carregando os ideais e ideologias inerentes ao Democratas, consolidando a coerência e convicção que nos é peculiar. Esse evento “Papo de Juventude” é realizado já a nível estadual, e aqui em nosso primeiro encontro em Conquista, marca uma série de atividades, sendo a primeira delas, buscar jovens verdadeiramente capacitados para a atuação política e que busquem quebrar a hegemonia e imposição político-ideológica que se vivenciam nos ambientes políticos atualmente. É um grupo amplamente capacitado para empreender as revitalizações e inovações que os espaços políticos clamam.
BM: O feirense tem enraizado em sua mente a figura política de Chico Pinto e atualmente tem a presença de José Ronaldo (DEM). Como você avalia esses dois momentos distintos em sua cidade?
GB: Sou feirense, mas conquistense de coração (risos). Feira de Santana vem passando por um momento de crescimento, é a maior cidade do norte-nordeste do Brasil, e tem um potencial muito grande que o prefeito José Ronaldo felizmente vem conseguindo canalizar de maneira positiva. A cidade tem alcançado bons resultados e tenho certeza que na Bahia, o modelo Democratas de se governar junto com ACM Neto, José Ronaldo conseguirá consolidar um modelo ainda mais bem sucedido e que beneficiará cada vez mais os feirenses. :: LEIA MAIS »























