Vejam aí mais um grande feito de um atleta conquistense. Trata-se de
Ilano Couto. Ciclista, paralímpico e, sem dúvida alguma, é um dos atletas que podemos destacar como um grande orgulho para a nossa cidade. Dedicado, sabe perfeitamente do seu potencial e, cada vez mais, se revela como um conquistense que transcende os limites do imaginário. Ele merece toda a atenção de Vitória da Conquista, principalmente dos empresários e apoiadores, para que possa continuar se destacando nessa atividade tão nobre que é o esporte.

O ciclismo, sem dúvida alguma, está em evidência em nossa cidade. O nosso município é acostumado a levantar troféus e medalhas por onde quer que os nossos atletas se apresentem. Agora, está se destacando através do Ilano Couto, com 40 anos de idade, que vem participando de competições pelo país afora. O paraciclismo é, sem dúvida alguma, uma modalidade que chama a atenção das pessoas, porque trata-se de uma modalidade onde é preciso muita resiliência — e isso é uma das qualidades do Ilano Cotto.

Leiam a matéria completa que nos foi enviada pela sua assessoria, e vejam quão dignificante é a vida desse grande e ilustre nome da nossa capital do sudoeste do estado:

“Com resiliência e fé o atleta Ilano Couto, de 40 anos, alcançou o primeiro lugar no pódio, no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo em Leme (SP), que contou com mais de 180 atletas de todo Brasil, disputando provas de alto valor para o esporte adaptado.

Ilano venceu a prova de contra relógio individual – CRI e garantiu o título inédito em sua carreira, na prova que aconteceu no sábado (19). Já no domingo (20), ele defendeu o título de campeão brasileiro, conquistado em 2024, na prova de circuito de estrada, mas, este ano, ficou com a medalha de prata. “Tem dias que o que brilha não é ouro, mas é prata, eu garanti o segundo lugar e continuo entre os melhores do Brasil”, comemorou Ilano.

Trajetória de superação – Do coma ao cume

De sobrevivente a atleta. É assim que podemos definir a história de llano Couto, ciclista de Vitória da Conquista. O atleta, que também é caminhoneiro, sofreu um grave acidente em 2018, enquanto trabalhava. E foi assim que tudo mudou. Pela medicina não tinha mais esperanças de que, se ele sobrevivesse, tivesse qualidade de vida. As expectativas eram de uma vida vegetativa. Mas a fé, a dedicação dos médicos, o amor da família, inclusive da sua esposa Tatiana Mendes, fizeram com que ele reescrevesse uma incrível história de superação. Sagrando-se campeão brasileiro de paraciclismo.

Parcerias

Ilano Couto é um paratleta de alto rendimento, e ele conta com o patrocínio do Faz Atleta, programa de incentivo ao esporte amador e profissional do Governo da Bahia. Em Vitória da Conquista o atleta conta com o patrocínio da empresa Líder Distribuidor, sua casa há quase 20 anos e parceira no esporte desde 2022. Além disso, o atleta é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que contribui para o seu bem estar físico e rendimento de alta performance.

“Sou realizado e privilegiado mesmo em meio a tantas dificuldades que os desportistas vivenciam em nosso país. As dificuldades são muitas, a dedicação também. E eu louvo a Deus por ser prova viva de um milagre e sigo superando obstáculos com o apoio de todos,  incentivando, com minha história, outras pessoas a fazerem o mesmo. Vocês também são capazes”, disse Ilano, celebrando suas conquistas com espírito de resiliência e dedicação.

Assessoria parceira equipe Ilano Couto – 2025”