Na última quinta-feira tivemos a entrevista do candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, na Rede Globo. Ontem, na mesma emissora, foi a vez de Flávio Bolsonaro. As duas conversas já oferecem um norte para que o eleitor mais atento avalie os candidatos e forme sua opinião.

É possível que a grande maioria repita o voto do primeiro turno. Quem escolheu Flávio Bolsonaro tende a manter essa escolha, assim como aqueles que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva. Fala-se muito que quem termina o primeiro turno na frente dificilmente perde no segundo. Mas essa expectativa não dispensa a necessidade de aguardar a decisão das urnas.

O voto é um ato secreto, soberano e solene do cidadão. Por isso, precisamos esperar, mesmo diante dos números que se apresentam nesta reta final e das possibilidades de mudança.

Você que nos ouve e nos lê, qual é a sua avaliação?

É a reflexão que propomos na manchete: os brasileiros aguardam os debates entre os dois candidatos à Presidência da República para definir, de uma vez por todas, em quem votarão? É possível que alguém que escolheu Flávio no primeiro turno vote em Lula no segundo? E o contrário: quem votou em Lula poderá mudar sua escolha para Flávio?

Globo e Bandeirantes anunciam seus debates, nos quais os dois estarão frente a frente, discutindo e tentando levar suas mensagens ao eleitor. O objetivo será tanto manter os votos recebidos quanto conquistar novos apoios e convencer quem ainda está indeciso ou disposto a rever sua escolha.

Assim, o povo brasileiro vive a expectativa desta eleição tão polarizada de 2026. Aguardemos, pois, o debate da Band e o da Rede Globo.