:: 15/jul/2025 . 19:23
“Não basta conhecer as leis, é preciso ter sensibilidade”, diz presidente da Câmara sobre criação de rede de enfrentamento à violência contra mulheres

Mais de 17 mil mulheres em situação de violência já foram atendidas em Vitória da Conquista desde 2017. Somente neste momento, mais de 200 estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência Albertina Vasconcelos, especializado em acolher vítimas de violência doméstica, familiar e sexual. Os dados foram apresentados pela secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, durante o ato de assinatura do decreto que institui a Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres e Meninas e cria o Comitê Permanente Interinstitucional, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (14), na sede da Prefeitura Municipal.
O presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, destacou a importância da formalização da rede e o papel da Casa no fortalecimento das políticas públicas. “Parabenizo o Executivo pela criação dessa rede, que vem para dar mais efetividade às ações de proteção. A Câmara não pode ficar de fora. Temos debatido projetos importantes e agora contamos com a bancada feminina, inédita na história de Conquista, que fortalece ainda mais essa luta”, afirmou. “Não basta conhecer as leis, é preciso ter sensibilidade para colocar em prática o que está no papel”, completou.
“É uma epidemia. Um fenômeno social que vem ceifando vidas, causando dor e sofrimento. Por isso é tão urgente fortalecer a rede e dar mais efetividade às políticas públicas”, afirmou a secretária. O comitê será formado por representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, OAB, Defensoria Pública, conselhos municipais e entidades da sociedade civil. A proposta é integrar ações, campanhas e serviços, com foco em prevenção, repressão, acolhimento e apoio à autonomia das mulheres. :: LEIA MAIS »
Delegada Gabriela Garrido será a nossa entrevistada hoje no programa Agito Geral. Ela conversará conosco sobre a saga para chegar à Câmara Municipal.

Hoje, em nosso programa Agito Geral, teremos a presença da ilustre delegada Gabriela Garrido, que agora assumirá uma cadeira na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Portanto, ela terá a oportunidade de compartilhar seus relatos e contar como foi toda essa saga até chegar ao Legislativo conquistense.
A delegada Gabriela, conforme já mencionamos, é uma figura que tem um trabalho reconhecido na sociedade conquistense, tanto na sua atuação como delegada da Polícia Civil quanto como voluntária e ativista política. Ela se destaca especialmente na área social, na defesa das mulheres e como uma vibrante defensora da causa animal. :: LEIA MAIS »
Gabriela Garrido é uma liderança feminina consistente, independente do mandato parlamentar que assumirá após decisão do TRE. O mesmo podemos dizer de Natan, que perde o cargo.

A política é uma atividade dinâmica. Quando menos se espera, algo acontece e surpreende a população. Estamos presenciando um caso que considero injusto, mesmo tendo por base uma lei que é de conhecimento geral, mas que, sob minha ótica, é equivocada.
Temos um caso emblemático aqui em Vitória da Conquista, que a população acompanha há bastante tempo. Voltou à ordem do dia com uma decisão do TRE, que anulou os votos da coligação partidária da qual fazia parte o vereador Natan. Aliás, um nome que foi expressivamente votado pela população conquistense, que acreditou em suas propostas e na sua atuação.
Trata-se, portanto, de alguém que, embora tenha saído vitorioso das urnas, encontra-se diante da clareza e da obrigatoriedade do cumprimento da lei, que se impõe a todos, sem exceção. Ainda que, neste caso particular, tenha resultado em uma grande injustiça. Natan é, sem dúvida, uma liderança. Há muito tempo ele busca o mandato popular — e, agora que conseguiu, vê-se obrigado a deixá-lo.
Do outro lado, temos uma figura que a cidade também acompanha: uma mulher com um trabalho prestado à sociedade conquistense da mais alta relevância. Por isso, afirmamos que, independentemente do mandato que passará a exercer, diante da decisão do TRE, Gabriela Garrido já é uma liderança consistente. O mandato apenas reforçará essa posição. :: LEIA MAIS »
Chocolat Festival lança Circuito Gastronômico e Concurso Cultural para celebrar o cacau de origem em Ilhéus

O sabor do cacau baiano ganhará ainda mais destaque no 1º Circuito Gastronômico do Chocolat Festival, uma ação inédita do Chocolat Bahia 2025, realizada em parceria com o Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Ilhéus, a TV Santa Cruz e a Bahia FM Sul. A proposta une criatividade, identidade local e valorização dos ingredientes regionais por meio de um concurso cultural que convida os restaurantes da cidade a criarem sobremesas autorais com cacau e chocolate de origem. Participam do concurso os seguintes restaurantes: Bataclan, Varanda, Jardim Atlântico, Morro dos Navegantes, Tororomba e Tiêta.
Entre os dias 10 e 21 de julho, os estabelecimentos participantes oferecerão em seus cardápios receitas exclusivas elaboradas especialmente para o circuito. As criações serão avaliadas pela originalidade, sabor, apresentação e conexão com a cultura regional. O objetivo da iniciativa é incentivar a inovação na gastronomia local, fortalecer a cadeia produtiva do cacau e dar visibilidade aos profissionais e empreendimentos do setor.
“Ilhéus respira cacau, e essa é uma oportunidade de traduzir essa essência em forma de experiência gastronômica”, destaca Marco Lessa, criador do Chocolat Festival. A ação conta com ampla divulgação nas mídias parceiras, redes sociais e no evento presencial, promovendo uma imersão sensorial para moradores e turistas.
O ponto alto do concurso acontece no dia 19 de julho, quando o programa Na Rota do Chocolate, da TV Santa Cruz, exibirá a seleção da melhor sobremesa. A criação vencedora será premiada com a entrega de um troféu especial durante a programação do Chocolat Festival, que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, entre os dias 17 e 20 de julho. :: LEIA MAIS »
Na manhã de ontem, acompanhada do vice-prefeito Dr. Alan e de outras autoridades do município, a prefeita Sheila Lemos assinou um decreto que protege mulheres e meninas contra a violência.

Na manhã de ontem, a administração da prefeita Sheila Lemos deu um passo importantíssimo no que se refere à proteção das mulheres e das meninas que sofrem com a violência. Infelizmente, ao contrário do que alguns possam imaginar, não se trata de atos isolados de psicopatia, como os que presenciamos — a exemplo da recente e absurda morte registrada na vizinha cidade de Planalto. Esse é apenas um dos inúmeros casos recorrentes que acontecem todos os dias.
Sabemos, aqui mesmo em Vitória da Conquista, de fatos aterrorizantes que chegam ao conhecimento da população. Portanto, não é apenas uma questão de desespero de um homem machista, ciumento, que se julga proprietário da mulher, da ex-esposa, da ex-namorada, ou mesmo de uma possível paquera. Não. Trata-se de uma questão cultural.
Durante o evento, uma das autoridades presentes relatou que uma mulher foi à Delegacia de Polícia Civil prestar queixa por estar sendo vítima de violência praticada pelo próprio esposo. Já sem forças para continuar vivendo aquela realidade, ela buscou ajuda acompanhada de seus dois filhos. O ex-marido descobriu a tentativa, tentou impedir que ela entrasse na delegacia, mas, mesmo assim, ela conseguiu prestar queixa.
Diante de situações como essa, o ato de hoje tem grande relevância. E não se trata apenas da assinatura de um decreto — um papel ou uma formalidade. Trata-se de colocar em prática políticas públicas efetivas, de tirar do papel aquilo que já deveria ser uma realidade concreta: a proteção das mulheres e meninas. :: LEIA MAIS »
Deputado conquistense Tiago Correia cobra ações efetivas do governador contra a violência na Bahia

Depois de uma ameaça feita por bandidos na cidade de Camamu, no centro-sul do estado, o deputado Tiago Correia, líder da oposição ao Governo da Bahia, cobrou do gestor estadual soluções imediatas e efetivas contra a violência em nosso estado.
O deputado Tiago Correia tem sido recorrente nessas abordagens. Como sabemos, é necessário que as polícias — Militar e Civil —, apesar de todo o trabalho que vêm realizando, passem a dar respostas mais efetivas à sociedade baiana no tocante à questão da violência.
É oportuno que não apenas os deputados de oposição, mas também os próprios parlamentares da base do governador Jerônimo Rodrigues se mobilizem, cobrem, planejem e apresentem respostas à sociedade. O clima de violência está se tornando insustentável. E aqui não se trata de uma crítica gratuita, absolutamente.
Vivemos num estado de terror. É muito difícil, sobretudo para as famílias das camadas mais pobres da população, poderem trabalhar, se divertir, ir a uma praia, a um restaurante, a um barzinho, a um parque — seja onde for —, pois a violência campeia.
Entendemos que é necessário um esforço articulado, pois a violência só deixará de fazer parte do cotidiano da nossa população com ações concretas. As cobranças feitas pelo deputado conquistense Tiago Correia são oportunas e não podem ser vistas como oportunismo político.
Trata-se de assumir a responsabilidade de atuar como guardião da sociedade — um parlamentar eleito pelo voto direto dos baianos — cobrando do governo estadual ações efetivas para que não tenhamos que, todos os dias, ver estampados nos jornais, nas redes e nos telejornais os altos índices de criminalidade na Bahia.
Portanto, fica o registro: consideramos importante e necessária essa cobrança feita pelo deputado Tiago Correia ao governador do Estado.
Segue matéria enviada pela assessoria do deputado: :: LEIA MAIS »
- 1

















