WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
haras villa real pmvc secom bahia cicatriclin engenhar construtora vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


outubro 2024
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
blog do marcelo

boulevard shopping

unimed

labo

pinheiro plantas

Em São Paulo, prevalece a força da direita, e Boulos amarga uma derrota mesmo com o apoio do presidente Lula. A esquerda acende o sinal de alerta.


Com o surgimento da liderança do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, nos anos 1980, a esquerda começou a aparecer para o eleitorado brasileiro como uma força emergente, capaz de oferecer respostas aos problemas diversos que parte da população buscava resolver. Esses problemas não se limitavam apenas às pautas políticas; questões de liberdade e democracia também estavam em jogo. O Partido dos Trabalhadores (PT) se apresentou como uma esperança, tanto para a classe média quanto para a população mais pobre de São Paulo, e essa influência logo se expandiu para grande parte do país. Mesmo formando alianças com a direita e com o setor empresarial, o presidente Lula foi eleito com uma base de apoio ampla. O PT se consolidou como o maior partido organizado do país. Contudo, ao chegar ao poder, parece que muitas lideranças oriundas de bairros, sindicatos, escolas e universidades se acomodaram.

Notamos que esse movimento coincidiu, em nossa opinião, com o enfraquecimento da UNE, que deixou de ser a entidade representativa dos estudantes com voz ativa no cenário político. Algo similar ocorreu com a CNBB e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que, aos poucos, deixaram de ser guardiãs da sociedade civil organizada.

Em uma eleição disputada, com segundo turno acirrado, confusões, fake news e ameaças, o candidato de direita do MDB obteve uma vitória expressiva, com impacto provável nas eleições presidenciais de 2026. Essa vitória teve um efeito direto sobre o candidato Boulos, que representava a esquerda. O PT, principal partido de esquerda do país, não conseguiu lançar um candidato próprio em São Paulo, berço do lulismo, e precisou apoiar Boulos, que recebeu também o apoio declarado do presidente Lula. Assim, configurou-se a nova ordem na política nacional.

1 resposta para “Em São Paulo, prevalece a força da direita, e Boulos amarga uma derrota mesmo com o apoio do presidente Lula. A esquerda acende o sinal de alerta.”

  • Lidice says:

    Na realidade, a esquerda no Brasil era Ulisses Guimarães, Covas Arraes Waldir Serra e os doutores da USP! Lula era líder sindical em São Bernardo! Pongou na turma e trouxe o PT! FHC após Itamar Franco , Tancredo Né rs , deram espaço ao PT! As pautas da Democracia nunca foram tão desrespeitadas quanto no governo Lula! Os líderes não se deram conta que, ao não fazerem da Educação uma trincheira, este país não saltaria para um patamar de Nação! SP cresceu e cresce em tds os sentidos! O Nordeste que ganhou com ACM um Líder, se acabou nestas décadas com o PT! Os pais de Arara que foram para SP, educaram seus filhos e netos e viram que através do trabalho e da Educação, poderiam ter dignidade! Na realidade, estamos num momento caótico deste nosso país!

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia