Nos próximos dias 19 e 20 realizaremos aqui em Vitória da Conquista uma das mais extraordinárias festas de rua, podemos até dizer do nordeste brasileiro.

Foi a nossa micareta, a Miconquista, que foi o abre-alas para as grandes micaretas, carnavais fora de época, que o Brasil passou a degustar, seja nas cidades do interior da Bahia ou do interior de Minas, que foram os primeiros municípios a aderirem a essa festa fantástica, que é a festa do trio elétrico e que começou na capital do estado da Bahia, Salvador. Essa querida cidade descoberta por Tomé de Sousa.

A Bahia respira cultura, todos os segmentos culturais estão dentro da nossa terra e de forma diferente. Nós temos uma gastronomia incomparável, o mundo vem para aqui para desfrutar da nossa gastronomia, para desfrutar das belezas naturais, para ouvir Caetano, Bethânia, Gilberto Gil, Bell Marques, Ivete Sangalo, Saulo, Timbalada, Cláudia Leitte, Jau, Durval Lellys, Pierre Onassis e uma série de artistas que fazem sucesso pelo país e pelo mundo afora. Nós temos o pagode de Léo Santana, nós temos o pagode do Harmonia, do É o Tchan, nós temos muita gente boa espalhada por aí, inclusive o elétrico Tomate. A Bahia é rica, e a micareta, sem dúvida alguma, foi uma invenção que só poderia partir através do baiano.

A nossa micareta, a Miconquista, que começou em 89 e foi crescendo e avançando, ganhou o país inteiro com os canais de televisão, notadamente destacando a Rede Globo com seus principais programas de jornalismo e de entretenimento, que faziam flashs direto da Pracinha do Gil, da Bartolomeu, ao longo de um percurso quilométrico que compreendia o Centro de Cultura, se prolongava pela Siqueira Campos, descia pela Avenida Otávio Santos, cruzava a Bartolomeu e até o Samu retornava, subia pela Ascendino Mello, São Geraldo, voltava pela Vivaldo Mendes e encerrava de forma apoteótica na Pracinha do Gil.

Por um motivo ou por outro, nós perdemos a nossa festa, foi um hiato longo de 18 anos, mas retomamos com grande determinação no ano passado. O saudosismo invadiu os corações daqueles que brincaram, que casaram, que namoraram e que ganharam dinheiro junto com a Micareta, e nos fortaleceram naquele propósito de tornar a Micareta a grande festa que sempre foi em Vitória da Conquista.

Ano passado, 2023, a ousadia de todos nós  foi muito grande, não apenas do Massicas, mas do folião da nossa cidade, dos empresários que nos patrocinaram, a Unimed, a Fasa, o Boulevard Shopping, a Marcos Andrade Empreendimentos, todos os nossos patrocinadores que abraçaram a nossa causa, como a CoposChio, Tecnoguard e tantos outros.

Retomamos este em 2024 agora de forma consolidada, trazendo para Vitória da Conquista mais uma vez Ivete Sangalo, Jau, Babado Novo e Pierre Onassis, e acrescentamos a esse elenco, a esse festival de axé os nomes de Timbalada e Bell Marques.

Portanto, está com vocês, garanta logo seu abadá para se divertir ao som desse elenco, desse time campeão, desse time da alegria. E como disse o poeta Caetano Veloso: “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu!”