O atendimento ao público nos serviços de urgência e emergência exige permanente aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, garantindo eficiência e qualidade do atendimento. Nesta perspectiva, a Vittasaúde realizou o curso Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS), capacitação voltada para profissionais de emergências médicas, sobretudo as cardiovasculares, desenvolvido pela AHA/American Heart Association.

O treinamento é baseado na simulação de situações reais em estações práticas, nas quais os profissionais podem aprofundar suas competências tanto como líder, quanto membro de equipe de atendimento de emergência de alto desempenho, proporcionando uma vivência real, com cenário e ambiente de simulações que insere de forma realística o profissional no universo atendimentos de emergência.

O ACLS fornece uma sistematização internacional no atendimento às vítimas das patologias mais prevalentes na área cardiovascular/cerebrovascular como arritmias, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, e é destinado a profissionais de saúde que trabalham diretamente com a parada cardiorrespiratória e outras emergências sendo eles médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

É de grande importância para médicos e enfermeiros recém-formados visando conferir amplo conhecimento teórico-prático por meio deste serviço que garante o tratamento precoce e adequado a cada uma das situações emergenciais, proporcionando ao paciente a melhor chance possível de sobrevida.

Segundo Jecielle Cerqueira, diretora técnica de assistência da Vittasaúde, a empresa busca excelência em todos os atendimentos realizados, de modo que os profissionais devam estar sempre capacitados, tanto no conteúdo teórico quanto prático, com alta performance e melhoria contínua. “Sendo assim, para haver crescimento profissional dentro da instituição, todos os prestadores devem realizar treinamentos periódicos e demonstrar conhecimento na prática clínica, manter seu atendimento diligente, humano e extremamente conectado com toda a equipe de forma orgânica”, explica a Diretora Técnica.

Cláudio Costa Lima, coordenador de enfermagem e núcleo de educação permanente, afirma que a Vittasaúde hoje se preocupa em capacitar 100% da sua equipe de médicos e enfermeiros, porque as doenças cardíacas são responsáveis pela maior causa de mortes no Brasil e no mundo. “Então, quando pensamos que na década de 90, havia 200 mil mortos no Brasil por doenças cardíacas e hoje, em 2023/2024, que foi o último censo que saiu, esse número já ultrapassa os 400 mil mortos anualmente”, alerta o Enfº Chefe do Núcleo de Educação Permanente.

Para Márcia Perrucho, fundadora da empresa, cita que todo este esforço resulta em oferecer tratamento precoce e adequado a cada uma das situações emergenciais, proporcionando ao paciente a melhor chance possível de sobrevida, com adequado status. “Trabalho com padronização para todos os atendimentos o que gera a Qualidade da Assistência e a satisfação dos usuários devido aos melhores resultados”. Afirma ainda que um certificado de treinamento com o selo da AHA é uma honra para qualquer profissional de saúde pois é um programa de referência e de qualidade sendo indispensável para quem quer trabalhar ou já trabalha em setores de Urgência, Unidades de Terapia Intensiva, Serviços de Urgência Móvel ou Cardiologia como é o caso da Vittasaúde”, ressalta a Presidente da VS Holding/Vittasaúde.

Fisioterapeuta intensivista e acadêmico do curso de Medicina, Danilo Caracas, considera que o curso ACLS é uma grande iniciativa da Vittasaúde, que traz à Vitória da Conquista um profissional gabaritado pela American Heart Association, um órgão mundialmente conhecido e respeitado no treinamento de profissionais de saúde ao tratamento de pacientes com disfunções cardíacas graves. “Trazer para Vitória da Conquista essas potencialidades curriculares para nos ensinar, traz uma segurança maior para a população. E a Vittasaúde, tem uma particularidade nisso tudo porque ela está visando sempre o atendimento de máxima qualidade para as pessoas que são assistidas por ela, fazendo com que os seus profissionais estejam atualizados e conectados com as melhores evidências científicas através desses treinamentos. O mais importante ainda é que ela abre o curso para a comunidade externa à Vittasaúde, compartilhando com outras pessoas que estão interessadas em ter  mesmo padrão de conhecimento e ser tão capacitadas quanto os seus profissionais”, afirma o Danilo.