Dizem que o capitalismo predatório é muito ruim, e será se é possível você conviver com o sistema cooperativista, agindo de forma civilizada e humana sem pensar no lucro? Bem, uma coisa é certa, independente de qual seja a sua filosofia de vida, é indispensável que você tenha ética nas suas ações.

Para explicar um pouco o motivo dessa introdução, é o que vemos na foto dessa matéria, na qual esse grupo de amigos dá uma demonstração de civilidade, de respeito, provando que é possível discutir política com coerência e ética, mesmo que dentro do grupo tenham nomes que buscam o mesmo protagonismo, tenham o mesmo desejo, mas para chegar naquilo que aspiram não precisam abrir mão dos seus princípios.

Sentados ao redor da mesa, vemos pessoas, homens inteligentes, um grupo seleto, que honraria qualquer candidato à prefeito(a) ter esse time ao seu lado.

Na foto estão cidadãos que definiram caminhar com a prefeita Sheila Lemos, que disputará o direito de governar Vitória da Conquista pela segunda vez consecutiva. E o principal detalhe, entre os participantes desse encontro identificamos quatro que são citados como merecedores de fazer parte da chapa da prefeita como vice, e pela ordem alfabética vamos citá-los, o que servirá para sua avaliação: Abel Rebouças, engenheiro agrônomo, Aloísio Alan, médico, Gutemberg Macedo, advogado, e Vinícius Rodrigues, médico. Portanto, é um quarteto que sabe que a vida é feita de disputas e que não é preciso agir de forma deselegante para alcançar o objetivo almejado.

Sem dúvidas, foi um exemplo de cidadania e de respeito, uma prática que enobrece a política e as relações humanas.