Tia Nem

Por Maria Reis Gonçalves (Tia Nem)

Ontem, uma amiga me falou que presenciou uma cena interessante: uma tartaruga ficou virada com o casco para baixo e as perninhas para o ar,  estava se mexendo muito, dificilmente ela voltaria à posição normal, sem ajuda. Foi aí que, a minha amiga,percebeu, uma outra tartaruga, chegando perto da que estava virada e, com esforço, conseguiu desvirar a companheira. A minha amiga, falou que queria ajudar, mas não interferiu, pois percebeu que ali, estava uma lição de solidariedade. E é uma grande verdade! No gesto da tartaruga amiga, podemos observar o desejo de ajudar. Assim é a solidariedade, é o desejo que temos, todos nós voluntários, de ajudar as pessoas que necessitam de apoio. Solidariedade, é a maneira que encontramos de estender a mão ao outro, colaborar com os que necessitam sem querermos nada em troca. Essas são as atitudes que revestem as pessoas solidárias, pessoas que se preocupam com o próximo.

Ser solidário é muito importante em uma sociedade tão desigual. Através da nossa ajuda, muitas necessidades são supridas e até para o solidário as coisas ficam bem melhores. No momento em que você ajuda ao seu semelhante, você começa a enxergar a sua própria existência. A solidariedade sempre fez parte das sociedades, é graças a várias pessoas, solidárias, que muita gente tem recebido ajuda, seja na educação, na habitação, alimentação, até mesmo na capacitação de profissionais, muitas empresas e seus gestores, tem ajudado a melhorar a qualidade de vida das pessoas, sem que recebam nada em troca. Todos os anos surgem campanhas, que são lançadas no intuito de ajudar famílias que perderam tudo no decorrer da sua vida e passam a necessitar da solidariedade das outras pessoas. E vemos que na maioria das vezes, essas campanhas faz sempre o maior sucesso frente à bondade dos doadores. Claro que não é todos que se preocupam com o próximo, pois existem alguns que somente se preocupam com seu próprio bem-estar, porém nem todos agem como essas pessoas.

Temos encontrado muita gente solidária, pois a solidariedade é algo muito importante para uma sociedade, e nesse caso devemos agir de acordo com nossos princípios, ou seja, transmitir o bem, ajudar ao próximo sempre que pudermos, mesmo sabendo que o que teremos em troca, é a consciência do dever cumprido. As pessoas precisam entender que para sermos solidários não precisa muito, basta que tenhamos boa vontade. Estamos em pleno período natalino, e nessa época aparecem muitas ações bonitas a serem realizadas, basta que nos engajemos nessas ações,  e auxiliarmos os responsáveis, aprendendo a dar as mãos, repartindo conhecimentos e experiências,buscando amigos doadores, procurando ajudar a amenizar o sofrimento dos que necessitam, são ações que levam alimento para o corpo e para a alma dos que precisam. A isso chamamos de solidariedade! É quando o ser humano deixa fluir todo o sentimento de amor ao próximo, sentimento que aparece, principalmente, no mês de dezembro, um mês em que os serem humanos ficam mais comovidos e propensos a ajudar.

O sentimento de solidariedade faz uma corrente do bem e mantém vivo em todos nós à vontade de ser bom, de auxiliar aos necessitados e nos comove frente aos acontecimentos do cotidiano. É quando observamos tantas crianças ou até mesmo adultos, passando necessidade e precisando de coisas que podemos comprar e doar.  A solidariedade vem diminuindo em relação ao passado, pois os seres humanos, cada vez mais individualizados, preocupam-se com disputas de espaço e bens materiais, esquecendo-se dos seus irmãos em essência. Precisamos parar de consumir tanto e comprarmos tantas coisas supérfluas e começar a enxergar os nossos irmãos que realmente precisam, começar a estender as mãos e amparar o outro. Ser solidário é trabalhar com uma comunidade carente, levando além dos bens materiais, o nosso melhor sorriso, e o nosso carinho. Há tanto a fazer, basta olhar à nossa volta. Uma criancinha no orfanato, sem contato com seus parentes, abandonada à própria sorte… Um velhinho no asilo, sentindo-se esquecido pela família, carente de afeto…Uma família passando necessidades…

Para sermos solidários, basta fazermos a nossa parte. Agora nesse mês de dezembro, é o período ideal, claro que para sermos solidário, não tem período específico, pode ser o ano todo, em todo os meses, falo nesse período,  pelo fato de que em dezembro, festejamos o nascimento do menino Jesus, e ficamos sempre mais comovidos com o sofrimento do outro. Portanto, podemos nos juntar com os que promovem programas sociais e de cidadania, são grupos que realizam o sonho de muitas crianças e muitas famílias carentes, grupos que arrecadam cestas básicas, brinquedos, fazem almoços para os idosos, promovem lazer para populações, levam alegria para muitas pessoas que precisam dessas ações sociais. Você não precisa ser rico para ajudar, você só precisa ter boa vontade, e boas amizades, e quando você perceber, estará praticando a solidariedade humana.