Tia Nem

Por Maria Reis Gonçalves

Nosso viver têm às consequências das decisões que tomamos no nosso dia a dia, talvez por isso,acreditamos tanto quando ouvimos: ” você colhe o que planta”. Essa é a maneira de se viver, através das colheitas do nosso próprio plantio. São às sementes que plantamos ao longo da nossa existência, que vai nos fornecer a colheita certa ou não. São às nossas escolhas que nos darãocondições de vivermos dentro dos nossos objetivos. Lembro outro aforismo popular, tirado da própria Bíblia, que nos fala: “debaixo do céu existe um tempo para cada acontecimento”.

É em cada tempo do nosso viver que plantamos o nosso futuro, são as nossas escolhas, às leituras, às escritas, os amigos, à família, nossos valores, nossos amores, tudo isso, nos dará um vislumbre de como será o nosso futuro. No entanto, não devemos esquecer que nossa garra, luta e persistência nos dará um futuro melhor. Portanto, não devemos perder de vista os nossos objetivos, e lançarmos a semente para termos às realizações dessa colheita. São às sementes que plantamos hoje, que nos darão os frutos de amanhã.

Mas lembre-se, que às consequências, boas ou más, acontecem pelas escolhas de hoje, sementes doentes, poderão estragar a sua colheita amanhã. Elas podem estragar o resultado de toda a sua trajetória de vida. Cuidado com os fornecedores de suas sementes, existem maldade escondia em lindos sorrisos sedutores e que se dizem amigos. Cuidado com o que você deixa te atingir, você merece o melhor para sua vida. Cuidado com os amigos doentios, os amores apodrecidos, pessoas traiçoeiras, eles costumam deixar marcas dolorosas e de difícil cicatrização. Cuidado com os invasores da sua mente e do seu corpo, eles não costumampreocuparem-se com à desordem que deixam. Cuidado com pessoas falsas e que usam palavras mentirosas, elas tentam denegrir o nosso referencial de verdade.

Todos àqueles que vivem apontando os seus defeitos, são os doentes de alma, que querem obstruir sua visão de si mesmo. Procure se olhar sempre, procure olhar com carinho para as pessoas que te elevam a estima, busque o convivo de gente que gosta de gente, veja quem realmente são seus amigos, nunca esqueça que é em você que Deus expressa o maior amor que Ele sente pelas pessoas. Se a sua colheita não foi a esperada, não desanime, não estagne o seu plantio, continue a plantar, nem sempre às sementes fecundam como esperamos. Há sempre uma colheita que se perde, isso não quer dizer que você deve desistir. Ao invés de se lamentar, caminhe de cabeça erguida, e veja o quanto você ainda pode fazer. Siga em frente, com alegria e firmeza nas decisões. O futuro é para quem ousa. Como já falou o poeta: “Os sonhos nunca envelhecem!