WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


abril 2018
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Foi Fato!

nando da costa lima

Por Nando da Costa Lima

Luzia saiu detrás da horta aos berros. O pessoal da venda nem ligou, pensaram que ela tinha ganhado o que tanto procurou. Continuaram bebendo e jogando “piu” apostado. Mas ela gritou tão alto que chamou a atenção de todo mundo que se encontrava na praça: “Virge Santa, é um milagre! Se a luz não fosse de motô, dava pra abrir um frigurifi de peixe”.

Era muito peixe, pingava pra tudo que é lado, o povo não sabia se rezava agradecendo ao milagre ou se catava os bichos. Nas rajadas de chuva com vento, só caia piaba. Mas quando relampejava, junto ao trovão vinha traíra, bagre, beré, lambari,,, Foi uma coisa linda, muita gente da época ficou maravilhada com o ocorrido… A Praça do Jenipapo ficou coberta de peixes, uma lindeza! Quanto mais o povo catava, mais caia peixe. Mandaram chamar o vigário uma cacetada de vezes pra confirmar o milagre, tinha que ter a presença de um homem da Igreja. Mas o padre tava ocupadíssimo com um ex-pistoleiro que, depois que enricou, resolveu ficar em paz com Deus. O reverendo ia ter que rezar 14 missas seguidas, uma pra cada alma que Deodato interferiu no destino. Ele tava ajoelhado segurando uma vela de 7 dias e apertando com raiva, já tinha ficado aborrecido com um sacana de um sacristãometido a besta, nem o prefeito e nem ninguém ia livrar o padre daquela incumbência. Deodato não ia suspender uma promessa tão planejada por causa de um boato de feira. “Chuva de Peixe” era conversa pra boi dormir! Como é que o prefeito, um homem estudado, tavaacreditando naquilo? Mas a verdade é que se o padre saísse dali a coisa ia ficar feia, não passava da escadaria… Quem contou tudo isso foi o próprio sacristão, ele tavacatando uma fieira de peixe e resmungando em voz alta. Falou que o padre botou ele pra correr por causa de um afilhado de Dotô Régis que até palavrão falou dentro da igreja, um herege sem salvação! Mas tem que ver que, se o padre não fizesse a vontade daquele filho da puta, ele ia acabar aprontando lá dentro da catedral.

A chuva demorou, e o mais interessante é que apesar de ter chovido em toda a cidade, só caiu peixe na Praça do Jenipapo. Nas outras partes da cidade só caiu água. Só na Baixa da Égua que chegou a cair uns peixes. Mas o grosso, o que se podia chamar de milagre, só caiu lá na praça. Teve comerciante que salgou pra vender pra vizinhança, tinha gente de carroça, de galinhota. Tinha até um caminhão de Piripiri que carregou de peixe, levou até na boleia!

O Cabeludo do hotel tava com uma fieira de traíras eradas, ia levar pro prefeito e aproveitar pra ver se ele tentava liberar o padre pra constatar o “fenômeno”. Um milagre! Nestas coisas tem que ter a presença de um religioso, senão fica todo mundo de mentiroso. E o milagre ainda estava ocorrendo, eles tinham que correr contra o tempo pra não deixar Conquista fora da lista das cidades milagreiras. Naquele tempo, um título desses atraía muitas visitas. Só que a brutalidade de Deodato era tão conhecida que até o prefeito tava receoso de encostar naquela comitiva. Até o padre tava suando frio! O prefeito sabia que sem um padre e um fotógrafo, nada podia ser feito. Até quem comeu dos peixes ia passar por mentiroso. Por precaução, levou um cabo e dois soldados pra ajudar a trazer o vigário. Na igreja, o mandatário até tentou se aproximar, mas quando os soldados viram de quem se tratava, resolveram ficar de fora. Quando o prefeito arriscou chegar perto, o vigário tava na metade da segunda missa.

Na promessa de Deodato ainda estavam faltando 12 missas, sem falar nas confissões dos componentes da empreitada religiosa. Pela cara do pessoal, principalmente daquele afilhado desaforado de Deodato que tava doido pra inaugurar o “canela seca” novo que o “padim” tinha dado, o prefeito achou melhor desistir. Não seria ele que iria mexer naquele ninho de cobra. Ele, como todo político, usou da astúcia e pensou como um líder: “Se o pobre do padre não pode ir, vai ser o jeito eu pegar um fotógrafo e mandar registrar tudo. Depois das fotos reveladas, até o bispo de Salvador vai comprovar o milagre”. Só que, infelizmente, os dois únicos fotógrafos da Terra do Frio estavam viajando pelas redondezasregistrando batizados, casamentos, aniversários… Sem um padre e sem um fotógrafo profissional, era bom ele nem aparecer na praça. Já pensou, um prefeito falar duma “chuva de peixe” sem ter um retrato pra mostrar ou um vigário pra comprovar? Seria um suicídio político, a oposição cairia de pau: “Mentiroso”, “doido”, “bêbado”.

E o político experiente achou melhor nem passar pela Praça do Jenipapo. Assumir aquela responsabilidade sozinho… Tá doido! Milagre é coisa pra ser comentada por padre, bispo, ou até o Papa. Mas nenhuma autoridade pode constatar um milagre. Se o reverendo for político, o milagre já fica “meia-boca”. A Igreja só gosta de coisa concreta. Milagre é coisa séria!

E foi por esta sequência de imprevistos que a Praça do Jenipapo não se tornou a “Praça do Milagre”. Ninguém nunca conseguiu provar a veracidade do fenômeno. Sabe-se que teve um caixeiro-viajante que tirou uma cacetada de fotos, mas o povo tava tão assustado com o acontecido que ninguém se lembrou de perguntar de onde ele era. Mas não era pra menos, com uma chuva abençoada daquelas, ninguém tava nem aí pra nada… Só queriam catar peixe e agradecer pelo milagre.

Teve um vigarista que tirou a fotografia de um peixão com mais de sete quilos, envelheceu a foto e quis vender como se fosse o retrato de um peixe que caiu na Praça do Jenipapo. Disse que foi o avô dele que fotografou, mas a mentira estava na própria fotografia: o maior peixe que caiu na chuva milagreira pesava de dois quilos a dois quilos e meio! E só choveu peixe de rio, não caiu uma gota de peixe do mar como o do retrato que o mentiroso queria vender.

Como já foi dito, o prefeito nem pela praça passou, foi esperto! Era melhor deixar o tempo e a opinião pública decidirem se foi milagre ou não. Político não pode vacilar! Mesmo tendo comido das traíras que caíram na chuva… Quer dizer, disso ele não tinha certeza. Hoje, quando a gente tenta resgatar a história, o povo fala que é mentira, que ninguém lembra. Nunca vi tanto descrente junto! Tem cidade que o povo acredita e até faz estátua pra extraterrestre. Aqui não, o povo é muito cético, não acreditam nem numa chuvinha de peixe…

1 resposta para “Foi Fato!”

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia