WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


novembro 2017
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Sorrir

Edvaldo

Por Edvaldo Paulo de Araújo
Sorrir é uma expressão de alegria!
Quanto custa um sorriso? É só o ato de sorrir. São intermináveis os significados de um sorriso, não é apenas o ato de entreabrir os lábios, deixar exposta a dentição e, sim, a expressão de bem-estar, felicidade, gentileza e, muitas vezes, as boas vindas do coração. Pessoas que sorriem são sempre pessoas bem-vindas, dificilmente adoecem e por onde andam espalham flores ao seu redor em forma de contentamento e felicidade. Pessoas que sorriem são de uma beleza indescritível, mesmo que não tenham os atributos formalizados como belo, esse atributo é muito superior. Um sorriso eleva quem sorrir e ajuda por demais quem o recebe. Um sorriso é sempre um ato de gentileza. Tem lugares absolutamente carentes de sorriso e gentileza. Outro dia, estava em um consultório médico e chegou uma senhora idosa e muito simples e fora atendida por uma secretária, ou que o valha, desprovida de gentileza e sorriso. Verdadeiramente aquela que chamamos de mal com a vida e de bem com grosseria, incompreensão e a falta de gentileza.
Após o ríspido atendimento, a senhora perguntou se ela estava doente o que, pronta e rispidamente, respondeu que não, e ainda disse que, pelo que estava posto, era ela, a senhora que estava. Gentilmente e com voz baixa e meiga, a senhora disse: – pois é, sou velha e estou doente, mas não esqueço de ser educada, gentil e do sorriso que tenho. Apesar de estar doente e por isso estou aqui ,esses atributos é a resposta pela satisfação que tenho de viver e tentar buscar de volta a minha saúde. Todos que ali estavam entenderam e gostaram da mensagem para aquela pobre criatura, se ela tivesse bom senso era um bom motivo para repensar suas atitudes. Está provado que, em muitos consultórios, o grande remédio é atenção, o ouvir, a orientação gentil e educada. A pessoa doente normalmente se encontra fragilizada em todos os aspectos e sente com mais profundidade um gesto gentil.
Um colega e amigo me disse no enterro de sua irmã que o criou, que, durante o processo terrível da doença de que ela fora acometida e, quando estava deitada e absolutamente imóvel no hospital, sempre dizia, ao ter a oportunidade de molhar os lábios e ao receber uma visita, que agradecia a Deus por poder ter essas pequenas coisas e sorrir. A irmã do meu colega e amigo tem uma história das mais belas de vitórias, de superações e ajuda no crescimento e oferecimento de oportunidades aos irmãos e amigos em Salvador, advindos de sua pequena cidade do interior .Desenvolveu na vida a sublime atividade de enfermeira de hospitais. Por ofício, conhecia as mais variadas dores dilacerantes do ser humano. Aprendeu o significado de sorrir, de ser gentil e buscar, nesses atributos um alento para as dores de quem servia.
A vida é, muitas vezes, difícil e o mundo precisa de acontecimentos para que as pessoas sorriam mais. Há um trabalho já bastante conhecido de curas pelo sorriso. Vi esses dias uma reportagem em torno do assunto e achei bastante interessante e passei a ser mais praticante do sorriso e de sorrir mesmo sozinho. Boas risadas é o banho de que o espírito precisa para ajudar a lavar a alma no sentido mais figurado possível.
O mundo grita e precisa de pessoas felizes, bondosas e que sorriam invariavelmente para a vida. Experimente sorrir mesmo sozinho ou sozinha e garanto que a satisfação logo virá. No início, pode sentir-se um pouco bobo e com a cara desse, mas será que deles não é o verdadeiro sorriso?
Quando era adolescente, passava pela rua um jovem deficiente mental e estava sempre sorrindo. Um dia, um vizinho o Senhor Armando fez um comentário brincalhão: que o jovem deficiente, tinha piadas maravilhosas que não contava para ninguém, esta era a razão de viver sempre sorrindo.
Francisco de Assis, em sua sublime oração, diz, com muita propriedade e carinho: “onde houver tristeza Senhor que eu leve a alegria”.Não há resposta mais contundente para o grosseiro do que um sorriso amável e um ato educado de gentileza. Luto todos os dias por esse aprendizado.
Na Índia, o Dr.Madan Kataria, fundou o “Clube do Riso” dando início a uma revolução de risos e gargalhadas que se espalhou em todo mundo. Esse médico do sorriso e sempre sorrindo define seu método como yoga do riso, combinação de autoindução do riso, respiração, exercícios de alongamento e exercícios de yoga. Diz o Dr.Madan que com um pouco de diversão se transforma em riso e o nosso corpo produz uma resposta espontânea ao riso. A fundação do clube do sorriso nasceu de uma leitura do conceituado médico da revista Reades`s Digest que dizia, em uma reportagem, que o “riso era o melhor remédio”. Pensou então na ocasião: por que não fundar um pequeno clube do riso? O seu pequeno grupo cresceu e hoje existem centenas de clubes do riso por todo o mundo.
Eça de Queiroz, nosso querido escritor português de saudosa memória, disse que, nesses tempos, vivemos uma decadência do riso. Segundo ele, “a antiga gargalhada” era genuína, livre, franca, ressoante, cristalina! E que o século é muito sério, quase ninguém ri. Concordo plenamente com o escritor. Ao olhar para as pessoas nos mais variados ambientes, não vejo riso espontâneo. Em festas, só depois de alguns tragos é que vejo as pessoas mais risonhas e soltas na alegria do momento.
Sorrir pode adoçar o seu dia. Sorria de tudo é a melhor solução, pois não podemos dar jeito nessas caras feias por aí. Vamos combinar? Vamos rir delas.

3 respostas para “Sorrir”

  • Carla Nascimento says:

    Contentamento.Rir é muito bom.Pessoas alegres contagiam e fazem tão bem que queremos sempre estar ao lado.
    Adorável texto verdadeiro.Sorrindo sorriso como gosto de assim ser.Combina com a vida e sorria.

  • Valter Brito says:

    Excelente texto.

    Um ponto que poderia ser considerado como negativo em relação ao estar sempre sorrindo, é que as pessoas acreditam que estamos sempre bem e não nos poupam em nada.

    Mas… independente do bem que faz, adoro rir.
    ‍♀ninguém sabia.

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia