WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


agosto 2017
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Uma vida mais leve

411655D6-28CE-4C13-A4DB-3E8BEF2A2702L0001--IMG_5014.PNG

Por Edvaldo Paulo de Araújo

Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem à sua frente. Nega-se a ver a verdade. Conta-se que, em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D’Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.
A vinda de Jesus foi um dos maiores acontecimentos da historia humana, justamente para fazer as pessoas enxergarem a grande verdade: não somos da Terra, estamos de passagem pura e simplesmente. É importante que cresçamos em bondade, compreensão, visão de mundo e o espírito da compaixão em prol dos irmãos. O tempo de cada um aqui é imprevisível e, a qualquer hora, a qualquer momento estamos partindo, muitas vezes abruptamente.
Apegamo-nos a coisas e planos que nos escravizam, rouba a nossa saúde e nossa felicidade. Criamos um círculo vicioso de consumo que não nos permite enxergar a grande verdade, não precisamos de tanto! Não precisamos de uma mala tão grande, tão cheia de quinquilharias e tão difícil de carregar.
Que bom que posso enxergar!
Quero uma vida mais leve, mais sentida, mais curtida e mais simples pra mim. Tirei quase tudo de minha mala, a ponto de caber em uma mochila de simples condução.
Quero a identidade de Jesus! Quero respirar mais ar puro, com pouca roupa sentir o sol da manhã. Quero sentar debaixo de uma árvore e ouvir o canto de passarinhos. Quero ter mais disponibilidade para ajudar pessoas que precisam de mim. Quero poder estar perto de amigos nos momentos de necessidades e momentos difíceis.
No silêncio da noite em algum lugar, deitar olhando para o infinito e contemplar o céu estrelado, o canto da coruja, ruídos de rãs e sapos. Quero sentir meu coração bater e emocionar ao ouvir no silêncio, uma bela canção de amor fazendo meus olhos lacrimejar.
Quero buscar sempre o aprendizado espiritual, o entendimento da palavra de Jesus e enxergar além do que vejo. Compreender o que quase todos não compreendem, a espiritualidade, O sentimento humano, a grandeza dos gestos de amor, o sorriso puro de uma criança e o que está por trás daquela inocência pura.
Não quero fazer de minha vida uma corrida do ter e me perder no turbilhão da ambição, esquecendo o mais importante: a minha simples e grandiosa humanidade. Não quero saber mais o que está acontecendo de desastre no mundo conturbado. Cada um busque o refúgio dentro do seu coração e compreensão para os acontecimentos do mundo e, na oração, o alento e a luz do grande Mestre Jesus, necessária para o caminhar.
Quero estar em projetos simples, humanos, lugares lindos e pessoas verdadeiramente humanas. Quero ser abraçado pela emoção da vida simples, do contentamento do pouco e necessário, quero me sentir mais perto de Deus!
Em busca das sandálias do pescador que quer apenas o bom peixe para dar de-comer aos seus filhos. Deitar na rede do bem-estar e sentir o beijo da sua mulher amada, enquanto o mar faz seu canto forte e trivial. Sentir, no rosto, o vento da concórdia e da harmonia, enquanto meus olhos, tão pequenos, observam a grandiosidade do azul do mar.
Vejo claramente a estrada agora, a minha estrada, a luz que advém no meu caminhar devagar do cotidiano de paz. A paz mais sublime, que está na simplicidade, do contentamento, de olhos que enxergam a real beleza das coisas do criador. Quero estar em paz com minha consciência e com o meu Deus de amor.
Quero uma vida leve, sem pesos, sem malas, sem angústias, sem malquerença, sem desgastes desnecessários, sem raiva, sem ódio, sem batalhas por nada, sem querer consertar o que não tenho capacidade para fazê-lo. Quero ser feliz com coisas simples e dentro da rotina diária.
Tenho, no coração, um profundo e sublime agradecimento a meus antepassados, as pessoas que me deram a condição de viver essa paz no meu caminho. Aos grandes mestres espirituais pela luz que iluminou o meu caminhar e clareou, na minha mente, a luz maior do entendimento e do enxergar verdadeiramente.
William Shakespeare disse um dia.. ”Eu sempre me sinto feliz, sabe por quê? Porque eu não espero nada de ninguém, expectativas sempre machucam..a vida é curta, então ame a sua vida, seja feliz… e mantenha sempre um sorriso no rosto. Viva a vida para você e, antes de falar, escute. Antes de gastar, ganhe. Antes de orar, perdoe. Antes de magoar, sinta. Antes de odiar, ame. Antes de desistir, tente. Antes de morrer, viva!”

8 respostas para “Uma vida mais leve”

  • Sheila says:

    Mas um belíssimo texto de Edvaldo Paulo. Parabéns pela sensibilidade com que escreve.

  • Joaquim Spinola says:

    O mundo seria outro , se as pessoas tivesse 50% de visão do mundo que você tem, teríamos um mundo melhor, tenho uma visão muito parecida com a sua , tento aproveitar minha vida ao lado de minha família, sem esquecer as outras pessoas que precisam, não só de uma condição de vida melhor , mais de uma palavra um gesto , de poder ser ouvida. Parabéns pela matéria.

  • eunice says:

    Parabéns a todos vcs,por ajudarem tantos jovens,e de pessoas como vcs que este mundo está precisando,Deus os abençoeparabéns!!!
    :

  • Kátia Conde says:

    De fato muitos também fazem-se de cegos para tentar fingir, inclusive para si mesmos, uma falsa candura, ou ignorância, enquanto apontam para o outro, sem pudor, e abruptamente, seu dedo em riste e acusador.
    Não veem que as melhores, mais simples e genuínas respostas estão, desde sempre, guardadas dentro de si mesmos.
    Esquecem-se que a colheita resulta, inevitavelmente, daquilo que nós mesmos escolhemos e decidimos plantar.
    E, sim, é verdade, não devemos pensar a natureza como algo exterior, dissociado, alheio a nós próprios – nós somos parte da natureza, somos de fato a própria natureza, e com ela devemos comungar para tornar possível identificar em nós mesmos tudo aquilo que buscamos, e que nos faz compreender o verdadeiro significado da vida.
    O texto está leve, límpido e cristalino – admiravelmente em conformidade com o título!!!

  • Carla Nascimento says:

    Usa cada qual os olhos que tem para ver o que alcança.
    Bom texto.Sob seu olhar muito interessante colocações.Precisamos de muito pouco para ser feliz.Homem se traduz pelos atos que comete.Que o Mundo tenha uma visão bem simples dos valores necessários.Parabéns E.Paulo pelas colocações devidas.Por mais atitudes assim.

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia