411655D6-28CE-4C13-A4DB-3E8BEF2A2702L0001--IMG_5014.PNG

Por Edvaldo Paulo de Araújo

Num domingo de Junho, estava sentado na Avenida Paulista em São Paulo capital, apreciando a movimentação, quando de repente uma sirene soava cada vez mais alta à medida que se aproximava do lugar em que estava, chamando atenção de todos. O transito consciente abria e ela passava incólume seguindo o seu roteiro de urgência.Era uma viatura do corpo de bombeiros na sua importante labuta diária e correndo para socorrer algo ou alguém.

Ao passar, fiquei pensando naquela sirene que chamou a atenção de todos, quebrando a harmonia da bela avenida naquela manhã fria de domingo onde um tímido sol no céu da bela São Paulo tentava chegar. Na minha condição de pensador passei a meditar e me perguntar quantas sirenes são apitadas em nossas vidas e para escutar há a fremente necessidade do seu aumento a cada dia e mesmo assim,muitas vezes não a escutamos devido a tanto barulho e prioridades as vezes supérfluas.

Sentada perto de mim e mesmo não querendo, estava escutando a conversa de uma senhora em torno do sofrimento que o seu filho estava lhe causando. Afirmava ela do envolvimento com drogas a que o pobre rapaz estava se entregando.Fiz uma analogia entre a sirene que passava e o sofrimento daquela senhora.Quantas vezes dentro de sua casa, as amostras e sinais aconteceram e como uma sirene foi alarmada, sua família não prestou atenção a tempo, para que pudesse corrigir os rumos do que estava acontecendo ao seu filho. Nesses casos, não acontece de um dia pra outro, vem lentamente e na maioria das vezes adiamos as atitudes ou então priorizamos outros acontecimentos e depois choramos eternamente por não ter escutado as sirenes dos alarmes.

Lembrei-me de um dileto amigo, que segundo ele fora surpreendido com o pedido de separação da sua esposa, do choque e da dificuldade que estava passando para assimilar aquele acontecimento. Acompanhei o sofrimento e as tormentas que meu amigo passou e foi muito difícil a separação.Com certeza, quantos acontecimentos devem ter existido na vida dele em relação a sua convivência com sua esposa.Esses acontecimentos eram sirene ligada e ele sem prestar a devida atenção não ouviu.Agora da pior maneira as conseqüências, um pedido sacramentado de separação e as queixas e mais queixas advindas do passado recente, que o dileto amigo não ouviu.A sirene apitou inúmeras vezes, o relacionamento ficando em perigo, e ele não prestou atenção.

É assim nas nossas vidas!São repletas de sirenes e por isso precisamos estar atentos, para não sermos surpreendidos e envoltos em situações desagradáveis, simplesmente por não prestarmos atenção. É assim em nossas atividades quando nos desleixamos do que fazemos, quando não somos profissionais. Assim também, as pessoas quando perdem seus empregos, pois na maioria das vezes a sirene toca o tempo inteiro na maior altura e a subestima, elas são simplesmente alerta chamando atenção. É assim também em nossos relacionamentos ao não estarmos atentos, ligados, avisados para no momento certo tomarmos as devidas atitudes. É assim quando estamos dirigindo e a sirene da Policia, corpo de bombeiros, ambulâncias toca, temos que ajudar a abrir caminho e ficar atento em caso de atitudes a ser tomadas.

O nosso planeta terra grita de sofrimento a cada dia, esta sirene esta na maior altura, gritando por socorro, devido a sua utilização de maneira danosa e o desequilíbrio que está causando. O petróleo é previsto o seu final dentro de trinta anos se continuarmos nos passos em que estamos. O planeta não agüentará mais oitenta anos se continuarmos o destruindo da forma em quem estamos. Os cientistas são as sirenes que estão no mais alto som, a vibrar e não estão sendo devidamente ouvidos.

Nós pais, em relação aos nossos filhos, temos que entender que o momento é de estar alerta quando a sirene dos sinais toca, para não os perder ou deixá-los escapar para destruição.

Nós pessoas do bem temos que estar atentos a mandatários ruins, incapazes, desonestos para tomarmos as atitudes certas na hora do nosso voto e de opinarmos sem que sejam necessárias as sirenes nos ensurdecerem. Assistimos atitudes de imediatismo e esquecemos que temos que ajudar a prepara o nosso país para o futuro. As futuras gerações irão cobrar e pagar os nossos desleixos.

Nas nossas vidas cotidianas é preciso prestar atenção nas sirenes que nela apita. É um grito de dor que precisa de ajuda, um amigo que precisa de apoio, pessoas que passam fome, crianças nas ruas sem famílias cheirando cola.A injustiça permeando o nosso dia-a-dia,tudo isso é sirene que apita o tempo inteiro e muitas vezes e na maioria delas sem a providencia exigida.

A nossa consciência é uma sirene ligada o tempo inteiro e é preciso praticar o bem e o amor entre irmãos para que ela não venha reclamar ou apitar acabando a nossa paz. O bem e o amor, a espiritualidade, a compaixão e a bondade são sirenes que apita e precisa ser escutadas, pois esta é a única solução para todos os males que nos acomete. É preciso abrir caminhos em nossos corações para que esta sirene silencie na certeza de que este caminho está prontamente aberto.

O nosso crescimento espiritual e como ser humano é refletido em nossas ações,nossas atitudes.Com certeza o sofrimento é sempre presente, mas é nosso dever e parte do crescimento estarmos prontos para a superação.Sirenes,alertas, nossa atenção, são chamados para o aprendizado de ação e atitude.Desliguemos essas sirenes, assim como os bombeiros e policiais após a chegada ao problema e sua resolução.