WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc pmvc cmvc cicatriclin vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
blog do marcelo

labo

Ticolô retorna à direção do PSDB

IMG_4462

O PSDB surgiu a partir da insatisfação de grandes nomes que compunham o PMDB nacional. Pessoas como Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro, Mário Covas, José Serra, dentre outros, insurgiram contra a banalização do partido que já teve Ulysses Guimarães como o seu grande líder. Quiseram depurar, criar uma alternativa para quem não concordava com a banalização do partido que se tornara a principal sigla que tornou possível a redemocratização do país.
Aqui na Bahia o partido sempre foi confuso. Teve momentos de lucidez ideológica quando o ex-deputado Elquisson Soares foi o seu timoneiro. Daí veio o seu primeiro dono que foi Jutahy Magalhães, associou-se a ele Antônio Imbassahy. Hoje o grande mandatário, o senhor absoluto das decisões, aquele que se disser o “tucano vai mudar de cor, quero outra coloração”, assim será, é o empresário João Gualberto.
Agora mesmo ele retira da direção do partido o secretário de Agricultura de Vitória da Conquista, Arlindo Rebouças, e reconduz à direção do Partido da Social Democracia Brasileira o engenheiro agrônomo Claudionor Dutra, o Ticolô, professor da Uesb e ex-presidente da Coopmac. Mas este modelo de gestão não é privilégio do PSDB, todos os partidos são assim, ou quase todos, creio que apenas a Rede, o Psol e o PT exercitam caminhos mais democráticos. Um pouco mais.
Claudionor gosta de política, tem pretensões futuras. Arlindo Rebouças deverá deixar a sigla. “E assim caminha a humanidade”.

Por que essa brutalidade?

087BE283-DC51-4300-9A30-2A03CC39C02BL0001--IMG_4456.JPG

Não foi uma ação política de contrários, uma atitude revanchista de opositores. Não foi também uma atitude orquestrada dos que se opõem ao Governo Herzem Gusmão.
Por mais que as ações da prefeitura capitaneadas pela Secretaria de Meio Ambiente estejam dando pontos ao Executivo Municipal, os eleitores de Vitória da Conquista, mesmo os que perderam as eleições, jamais perderiam a noção de civilidade e baixaria o nível ao ponto de destruir as mudas plantadas em frente à prefeitura, que acabaram humanizando aquela praça dando-lhe um ar de leveza e harmonia.
Não tenho procuração para defender os adversários do prefeito, mas o gesto descabido não pode ser imaginado pertencer a um lado político, não é a tradição da cidade, mesmo alguns exagerarem um pouco no verbo. Mas destruir o plantio de árvore é um crime contra a população inteira, é um crime contra a natureza.
Hoje logo cedo deparei com uma mensagem da gerente da Secretaria do Meio Ambiente dizendo “estou passando aqui para informar o ato de vandalismo cometido contra o belo trabalho que vem sendo realizado pela nossa Secretaria. Quebraram as mudas que foram plantadas em frente a prefeitura. Lamentável!”
Que pena! A prefeitura haverá de descobrir e, como pena, convidar os vândalos a plantarem um caminhão de mudas, sob pena de ver toiceiras de quiabento brotarem ao redor da sua casa.

Guilherme mais uma vez poderá ser candidato

7968_Guilherme_Menezes

Cheguei acreditar que o ex-prefeito Guilherme Menezes estaria definitivamente abrindo mão de qualquer candidatura, a não ser para o Senado, caso o PT lhe abrisse essa oportunidade. Para deputado jamais imaginaria. Principalmente depois que ele foi indicado pelo governador Rui Costa para representar o Estado junto a Brasília.
Vimos no gesto de Rui uma premiação ao histórico de Guilherme, dando-lhe a oportunidade de ficar junto à família que reside na capital federal. Chegou-se a cogitar uma Secretaria no Estado na última reforma administrativa. Aí sim, seria uma sinalização para uma possível candidatura à Assembleia Legislativa.
Bem, dessa forma já poderá vir a carimbada resposta: “sou homem de partido, me convocaram e estou aqui para atender. Sempre é uma honra disputar o voto do conquistense”.
Os apoiadores de Guilherme, como ele próprio, já deveriam estar com essa pretensão. É natural. Mas ficaria em off, só viria à tona caso sentissem os ventos favoráveis. :: LEIA MAIS »

“Amigos a gente encontra…”

EE7DAD92-2A0E-4C85-8162-887E5E82464CL0001--IMG_4412.PNG

A frase acima faz parte da letra de uma canção que Fagner impregnou na mente e nos corações dos seus milhares de fãs espalhados por todo o Brasil. Foi o título ideal que encontrei para expressar a alegria em rever um grande amigo, uma especial figura humana com quem tive a honra de conviver na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista de 82 a 88, durante os nossos mandatos pelo PMDB.
Muita saudade da política daquela época. Me refiro ao professor Ubirajara Mota, carinhosamente tratado por todos de Bira, responsável pelo mandato exemplar que muito honrou a egrégia Casa legislativa de nossa cidade e também a militância comunista daqueles tempos.
O partido dirigido por Ulysses Guimarães servia de guarda chuva para os comunistas que não tinham uma sigla legalizada. Bira era um deles, mas expunha suas ideias e convicções de forma democrática, respeitando o posicionamento de todos os colegas vereadores, inclusive de Ramaldes Rocha, Lanteney Nunes e Gesner Chagas, inscritos na antiga Arena, partido que deve sustentação ao Regime Militar. :: LEIA MAIS »

Curtinhas do Massa – Dia 18/06/2017

curtinhas2
As conversas entre o prefeito e os sindicatos foram reabertas, não tinha como o impasse continuar. Nunca é tarde. Cremos que após o São João tudo estará resolvido.

xxxxxxxxxxxxx

O projeto que trata das reivindicações dos servidores logo será apreciado pelos vereadores. Os edis já se manifestaram favoráveis a votar e aprovar, mas pedem ao Executivo que evite cortar os dias parados. Nos dias de hoje o que mais dói é o bolso e não a saudade.

xxxxxxxxxxxxx

Falando em vereador, está na cidade curtindo os familiares e os muitos amigos que mantém aqui, o ex-vereador Ubirajara Mota, que cumpriu mandato ao nosso lado de 82 a 88 durante o governo de Pedral Sampaio e Hélio Ribeiro. Bira, como é tratado por todos, foi professor da Uesb e do São Tarcísio, querido e respeitado por todos, pelos companheiros e pelos adversários.

xxxxxxxxxxxxx

:: LEIA MAIS »

Targino encantou o público jovem no Forró do Zênite

370251A4-47E9-4AA9-9DC7-D1727F3B4E60L0001--IMG_4395.JPG

Na parceria formada entre o Massicas e o cursinho Zênite o resultado foi a aprovação total do público, que curtiu o mais puro forró na noite da última sexta-feira no camarote do Parque.
O Forró do Zênite propiciou a presença do principal propagador do autêntico ritmo nordestino que Luís Gonzaga e Jakcson do Pandeiro difundiram pelo Brasil. Targino Gondim puxa a fila que já não conta mais com Dominguinhos, o mestre também partiu para o descanso eterno.
Quando Omar Costa e Nayana Gusmão decidiram pelo nome de Targino o fizeram muito bem, na verdade cumpriram o papel de manter vivo entre nós a boa música, o bom forró. São João deve estar agradecido. Os jovens também. E o artista mais ainda. :: LEIA MAIS »

Rugby: sucesso no Lomantão – Ymborés vence Itabuna

A9DE64DE-B67F-487C-9795-E5850A8A1BC8L0001--IMG_4365.JPG

Conforme me relataram em entrevista na última terça-feira no programa Agito Geral na Clube FM, os praticantes do Rugby em Vitória da Conquista deram uma demonstração que o esporte vai colaborar e muito na formação dos jovens da nossa cidade. Falamos isso devido ao espírito de disciplina e solidariedade que o esporte apregoa. Não vimos ali imagens de seminaristas, perfil da juventude que já nos passa uma ideia de paz e bom comportamento. Os atletas e colaboradores são figuras comuns que vemos pelas ruas da cidade e principalmente nas academias em busca de uma vida saudável. O placar elástico de 77 x 0 favorável ao Ymbores da nossa cidade contra a equipe de Itabuna não reflete como o principal item da competição realizada na tarde de ontem no Lomantão, mas todos os atletas serem responsáveis pela retirada de todo o material utilizado dentro do gramado e também pelo asseio dos banheiros e sanitários. Portanto, um belo exemplo.
A repórter esportiva Luciana Flores fez o registro fotográfico do evento que contou com a presença do prefeito Herzem Gusmão, acompanhado do presidente da Emurc, Marcelo Guerra, e do coordenador de Esportes Jaldo Mendes.

Sábado tem rugby no Lomantão: Conquista x Itabuna

C12F0C55-0F72-4ED6-9D32-4D5524715D5CL0001--IMG_4271.JPG

Ontem no programa Agito Geral, apresentado de segunda à sexta na Clube FM, recebemos para uma entrevista quatro praticantes de mais uma modalidade que ganha adeptos em Vitória da Conquista, o Rugby.
O esporte é antigo, chegou ao Brasil quase na mesma época do futebol. O rugby não é apenas um esporte com regras, é uma filosofia de vida, onde a disciplina e os valores familiares são metas.
Sábado o Lomantão abre as suas portas às 15 horas para você conhecer com mais detalhes uma competição válida pelo Campeonato Baiano envolvendo Conquista x Itabuna. Veja os detalhes no texto a seguir:

7D6706ED-4715-464E-90F1-090ED918BA78L0001--IMG_4272.JPG

:: LEIA MAIS »

Targino Gondim se apresenta em mais de 30 cidades no São João

F26864D9-785E-474F-9D6F-C1545E2F0546L0001--IMG_3759.PNG

Solos com sotaque que faz se apaixonar vai rodar o Brasil na turnê junina que Targino Gondim faz em 2017. Cerca de 30 cidades divididas entre os estados como Bahia, Sergipe, Pernambuco e São Paulo irão conhecer um pouco mais do repertório do 28° CD, batizado de “Amor que Apaixona”.

Os caminhos do cantor, compositor e sanfoneiro começaram em Petrolina (PE), seguiram para Andaraí (BA), Conceição do Coité (BA), Santa Luz (BA) e Serrinha (BA). Os festejos de Santo Antônio de Targino Gondim foram festejados em Aparecida (SP) e São Paulo.

O dono de diversas canções de sucesso e premiado com um Grammy Latino com a canção “Esperando na Janela”, começa sua temporada para festejar São João no próximo dia 16 em Vitória da Conquista (BA). De lá rompe mais uma vez as divisas baiana e segue para Monte Alegre do Sergipe (SE), no dia 17.

Dia 18 volta à Bahia em São Domingos, para novamente sair do estado no dia 20, tocando em Petrolina (PE). Dia 21 apresenta as canções “Chega Inté Fazer Dó”, “Vai Chorar Por Mim”, “O Amor Que Ia Ser Seu”, “Mucunã”, “Culpa do Amanhecer”, e “Refugiados” em Uauá (BA). :: LEIA MAIS »

SIMMP suspende a greve, mas continua mobilizado

9F7833FB-C8C3-4AA1-B7B5-41AD503FA2F8L0001--IMG_3717.JPG

Ontem por volta das 17:50 o professor Aldair Souza, vice-presidente do SIMMP, me enviou uma mensagem dando conta do resultado da assembleia que realizaram para definir os rumos do movimento grevista. Naquele instante não tomei conhecimento, já estava no estúdio da Clube FM para começar o Agito Geral.
O teor da mensagem diz o seguinte: “decidimos encerrar a greve, mas continuaremos mobilizados, aguardando os canais de negociações serem reabertos. Esperamos que os dias parados não sejam cortados e que o projeto enviado a Câmara não seja votado sem discutir com os professores. Estaremos em contato permanente com os vereadores. Não devemos ser punidos por um direito constitucional que nos é assegurado”.
As comemorações juninas já começaram, vem aí um feriado prolongado, a Administração e servidores estarão em clima de festa, os ânimos mais contidos, quem sabe seja tudo resolvido com um pipocar de fogos.

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia