O ativista Anderson Rocha, de 26 anos, foi eleito coordenador estadual da Diversidade do Cidadania 23 durante o Congresso Estadual do partido, realizado no último sábado (22). A eleição ocorreu em um encontro virtual que reuniu lideranças de 32 municípios e contou com a participação do presidente nacional da sigla, Comte Bittencourt.

A condução do Congresso consolidou a reeleição da vereadora Isabela Sousa como presidente estadual do Cidadania para mais quatro anos, reconhecendo seu trabalho de reorganização, ampliação dos diretórios municipais e fortalecimento territorial do partido na Bahia.

Vitória da Conquista teve destaque especial na composição da nova Executiva Estadual, com a presença de quatro lideranças locais ocupando espaços estratégicos:

Geanne Oliveira – Eleita para a Executiva Estadual e também coordenadora do M23 (movimento de Mulheres do partido);

Anderson Rocha – Coordenador Estadual da Diversidade;

Thaise Vilas Boas – Membro do Diretório Estadual e presidente do diretório do Cidadania em Vitória da Conquista;

Joaldir Rocha – Membro do Diretório Estadual.

Trajetória de Anderson Rocha

Reconhecido por sua atuação no movimento LGBTQIA+ da Bahia, Anderson Rocha teve papel central na oxigenação da pauta em Vitória da Conquista. Em 2022, ele idealizou e organizou a Marcha do Orgulho LGBTQIA+, que se tornou um evento anual de visibilidade e reivindicação.

Ele também contribuiu para a criação e eleição do primeiro Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero, fortalecendo políticas públicas e ampliando canais de participação social no município.

Agora, como coordenador estadual da Diversidade, Anderson assume o compromisso de articular lideranças em diferentes regiões da Bahia, ampliar o diálogo sobre direitos e cidadania e integrar essas agendas ao projeto político do Cidadania 23.