:: 30/jul/2025 . 15:53
A Rio-Bahia foi constituída há 65 anos e, infelizmente, pouco foi feito pela conservação desta que é a principal BR do território brasileiro. O Duplica Sudoeste teme pelo que pode acontecer a partir de agora.

Conforme a manchete da nossa matéria sobre a BR-116, a famosa Rio-Bahia, é preciso convidar a sociedade para refletir conosco sobre essa situação que tanto nos preocupa e que tem mobilizado os mais diferentes segmentos da nossa comunidade. Uma prova indiscutível e inegável é que o movimento Duplica Sudoeste ecoou nos quatro cantos da cidade.
Portanto, a ressonância alcançada pela fala desse movimento tão importante, que consideramos um dos mais propositivos que a cidade de Vitória da Conquista já conheceu, tem nos causado uma inquietação muito grande. José Maria Caires, porta-voz e artífice do movimento, afirma que ele hoje não lhe pertence mais. E, sem dúvida alguma, Zé é um patrimônio da sociedade conquistense.
Fazem 65 anos que a nossa Rio-Bahia foi construída e, de lá para cá, pouco foi feito pela manutenção dessa estrada que transporta a riqueza deste imenso país de dimensões continentais, que chama a atenção do mundo.
Agora, com a saída definitiva da família que geria a via na Bahia — me permito assim me referir, porque é verdade: só fez se beneficiar —, vem aí uma nova concessão. E essa concessão, como Zé explica muito bem na matéria a seguir, virá. Mas é preciso estarmos atentos para que ela não venha com vícios e não se prolongue indefinidamente, enquanto a nossa Rio-Bahia continua provocando acidentes terríveis, fatais, vitimando famílias e impossibilitando outras de seguir com sua rotina, por conta dos danos sofridos, não só à saúde emocional, mas também física.
Então, meus amigos, é mais uma matéria que estamos descrevendo e sobre a qual não vamos descansar enquanto não virmos essa situação resolvida.
Aliás, essa é a grande expectativa não só do Duplica Sudoeste, mas de toda a cidade de Vitória da Conquista. Leia a matéria a seguir: :: LEIA MAIS »
Audiência Pública na Câmara de Vereadores propõe à sociedade a discussão da mudança da Lei Orgânica do Município, da nossa Casa Legislativa.

A presidência da Câmara Municipal de Vitória da Conquista tem realizado uma série de debates com a comunidade conquistense, não apenas no Plenário Carmen Lúcia, mas também dando visibilidade à nossa Egrégia Casa Legislativa, saindo das quatro paredes daquele ambiente onde se discute a vida da nossa comunidade e alcançando diversos espaços da sociedade — a exemplo das faculdades, da OAB, de associações, enfim.
O presidente Ivan Cordeiro tem feito esse trabalho de dar visibilidade e tornar cada vez mais público o serviço que os 23 vereadores realizam ali. Eles, que foram eleitos pelo povo, merecem prestar contas de suas ações e, assim, contribuir de forma decisiva para que o parlamento seja respeitado como um órgão fiscalizador, mas também como um espaço aberto para discussões de temas importantes e relevantes para o desenvolvimento da nossa cidade.
Uma das audiências públicas que consideramos de maior importância é a discussão sobre a nova Lei Orgânica do Município.
Nessa oportunidade, a presidência da Casa, que indicou inclusive o vereador Carlos Dudé para presidir os debates, receberá no dia 11/08 a sociedade civil organizada e diversos setores do nosso município para discutir essa importante e oportuna mudança na Lei Orgânica. Temos certeza de que a sociedade participará.
A matéria completa segue para o seu conhecimento: :: LEIA MAIS »
Donos de bares e restaurantes se reúnem com membros da administração municipal na tentativa de manter um relacionamento cordial. O encontro aconteceu na sede da CDL.

Conforme informações do ilustre presidente da CDL de Vitória da Conquista, Márcio Pedro, o setor de restaurantes e bares é o terceiro que mais emprega em nossa cidade. E, sem dúvida alguma, ainda avaliando a fala do dirigente lojista, os bares e restaurantes do nosso município não devem nada a ninguém — a nenhum outro município baiano e, quiçá, do Nordeste. E ele tem razão.
Foi exatamente por isso que ele intermediou e cedeu a sede da CDL para que membros da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e os proprietários de bares e restaurantes se reunissem na tarde de ontem para discutir, se entenderem e assim continuar com um relacionamento respeitoso e cordial, buscando que os interesses dos dois lados — os profissionais do comércio e também a administração pública, através da Secretaria de Cultura e da Coordenação de Posturas — sejam resolvidos, por meio do diálogo, em relação a uma pendência que vem se prolongando há muito tempo. :: LEIA MAIS »
Partiu o pecuarista Virgílio Almeida, o Virgilinho.

É com muita tristeza que registro a partida de um grande amigo, figura muito especial e querida, um homem de muitas amizades, sempre com um sorriso estampado no rosto. Trata-se do pecuarista Virgílio Almeida, carinhosamente chamado de Virgilinho.
Em vida, sempre foi muito cuidadoso com a família, viveu intensamente junto à esposa, filhos e netos.
Virgilinho deixou o plano terreno em São Paulo, onde se encontrava lutando pela vida em um hospital.
Ainda não temos informações sobre o velório e sepultamento.
Fica a saudade de um ser humano incrível! Vá com Deus, grande amigo!
- 1

















