:: 20/jul/2025 . 20:35
Preta Gil partiu! Lutou bravamente contra o câncer, mas não resistiu.

Neste domingo, no fim da tarde, uma notícia entristeceu o Brasil: a partida precoce de Preta Gil. A artista lutou com coragem e dignidade contra um câncer agressivo. Foram meses de batalha incansável, esperança e fé. Mas, infelizmente, ela não resistiu. Hoje, Deus a chamou para junto de si.
A perda é imensa. Como toda vida que se vai, deixa um vazio. Mas, no caso de Preta, a dor parece ainda mais intensa. Ela não era apenas uma cantora, atriz e personalidade da mídia. Era filha de Gilberto Gil — um ícone da cultura brasileira — e, por isso, carregava consigo não apenas o talento, mas também o peso da representatividade.
Preta Gil sempre foi sinônimo de autenticidade. Era vibrante, destemida, dona de uma voz que não se limitava à música: ela falava, cantava e defendia causas com o coração. Foi símbolo da luta das mulheres, das pessoas negras, da liberdade de ser quem se é.
A sua presença constante na TV, nos palcos, nas redes sociais, fez com que todos a sentíssemos próxima. Era como alguém da família — sempre ali, alegre, irreverente, amorosa. :: LEIA MAIS »
Show de Tonton Flores: carisma, sensibilidade e reencontro de amigos. Ainda contou com a competência de Yan, Ra Nascimento e Albene Silveira.

Foi o que podemos chamar de uma noite inesquecível! O La Pança recebeu um público ávido por ouvir boa música. Tonton é um artista nato, carismático e conhecedor da verdadeira cultura musical brasileira. Ele é plural, passeia sem tropeçar pelo universo que norteia os grandes artistas da nossa música.
O filho de Dona Jaci e Seu Edmundo Flores interpretou o erudito Elomar — que ele também reconhece como o melhor do mundo — e prendeu a atenção de todos ao entoar canções de Fagner, Chico Buarque, Moraes Moreira e Alceu Valença.
Surpreendeu ao convidar seu filho Yan Flores para cantarem juntos “O Ébrio”, de Vicente Celestino, e duas canções do catingueiro Waldick Soriano. A emoção tomou conta do ambiente, dada a apresentação teatral que pai e filho realizaram.
Enquanto isso, dedilhando o violão, Ra Nascimento dava um show à parte. Seguindo a mesma linha, Albene — amigo/irmão de Tonton — mostrou que foi um ótimo aluno de Ra. :: LEIA MAIS »
E a Fidelidade Partidária, como é que fica? Vejam os casos dos vereadores Paulinho Oliveira, Carlos Dudé, Andresson Ribeiro e Ricardo Gordo. Por enquanto, podemos citar esses casos. Outros virão por aí.

Já faz muito tempo, lá atrás, havia a obrigatoriedade de se votar em todos os nomes de uma mesma chapa. Lembro perfeitamente que, quem votasse em Pedral, Raul, Cori, teria, obrigatoriamente, que votar também no candidato a vereador que fosse do PMDB. Lembro disso muito bem. Quando, na década de 80, fui eleito vereador pelo PMDB, a regra era clara: você teria que votar em todos os nomes da mesma chapa.
Não cabia o expediente da infidelidade partidária. Ou seja, você tinha a obrigação de votar nos candidatos do mesmo partido. O tempo passa, a política é dinâmica, as mudanças vêm, e a população, a sociedade, os eleitores vão se acostumando às novas regras, às leis eleitorais.
Podemos citar o que aconteceu recentemente, e foi inclusive motivado por esse contexto que trago esta matéria aos nossos leitores. Vimos que, na legislatura passada, o Pastor Orlando perdeu o seu mandato para o vereador Edivaldo Ferreira Júnior. Agora, vimos que Natan da Corroceria também perdeu seu mandato para a delegada Gabriela Garrido. Ela assumiu em seu lugar. Foi um assunto amplamente divulgado e, aliás, ainda continua na ordem do dia nos quatro cantos da cidade. :: LEIA MAIS »
Madrigal do IFBA se apresentará dia 26 de julho, no Centro de Cultura. É a boa música além dos muros da universidade.

Vitória da Conquista continua vivenciando momentos incríveis quando o assunto é cultura. A cidade respira arte. Afinal, somos a terra de Elomar Figueira de Melo, Xangai, Tonton Flores, Evandro Correia, Rony Barbosa e Edigar Mão Branca. Somos também a terra da talentosa Pipa. Conquista é berço de um número incontável de artistas, seja na música, nas artes plásticas ou na literatura.
Temos nomes de destaque como Valéria Vidigal e Marisa Gusmão Fernandes nas artes visuais, Nagib Barroso na composição musical e sua filha Ana, que segue os passos do pai com muito talento.
Listar todos os artistas que projetam o nome da nossa cidade Brasil afora seria uma missão longa, não cansativa, mas certamente exigiria bastante tempo. E em se tratando de música, temos assistido a uma explosão de apresentações belíssimas.
Recentemente, tive a oportunidade de levar ao nosso programa o saxofonista Val, acompanhado do professor Omar Costa. Val é um artista de rua que desenvolve seu trabalho com dedicação e talento pelas ruas de Conquista — me chamou atenção desde a primeira vez. Sempre que posso, o convido para participar de nossas produções, e na última sexta-feira ele nos encantou com momentos incríveis. Tenho certeza de que os ouvintes aprovaram. Val é um saxofonista de primeiríssima qualidade. :: LEIA MAIS »
Servidores habilitados para a Vila do Servidor começam a assinar contratos com a VCA Construtora

Neste sábado (19), a Prefeitura de Vitória da Conquista deu mais um importante passo na realização do sonho da casa própria dos servidores públicos municipais, com o início das assinaturas de contratos das unidades da Vila do Servidor. O evento foi realizado na sede da VCA Construtora, responsável pela execução da obra.
A prefeita Sheila Lemos e o vice-prefeito Aloisio Alan estiveram acompanhados de secretários municipais e membros do governo municipal. A prefeita Sheila Lemos comemorou essa nova etapa, constituída por mais de 700 unidades que farão toda a diferença na qualidade de vida dos servidores públicos.
“Um sábado de muita alegria para os servidores públicos de Vitória da Conquista. Para mim e Alan também, porque é um sonho que sonhamos junto com os servidores públicos, um sonho de mais de 20 anos, muitos já tinham até desistido achando que não poderia ser possível. Mas, graças a Deus e muito trabalho, estamos assinando os primeiros contratos. São 708 unidades que vão ser construídas pela VCA Construtora e entregues daqui a 2 anos”, destacou a prefeita. “Pode ter certeza que a Vila tem toda a qualidade! Com piscina, brinquedoteca, parque infantil, academia, área gourmet, lavanderia, um condomínio de luxo para o servidor público de Vitória da Conquista e numa área nobre. Então, parabéns a todos os servidores públicos que estão assinando o contrato para a Vila do Servidor”, completou.
O vice-prefeito Aloisio Alan destacou a vontade da gestão municipal em tirar do papel e permitir que os servidores construam um lar a partir da realização desse sonho de comprar a sua própria casa. “A gente fica feliz porque é uma oportunidade que os servidores têm de comprar uma casa, construir um lar, e a gestão municipal tira do papel e torna real a Vila do Servidor. Tenho certeza que ali será um excelente espaço para toda a família”, declarou.
A VCA Construtora é a responsável por convocar os servidores habilitados para a assinatura dos contratos das unidades, iniciada neste sábado. Para o diretor da VCA Construtora, Jardel Couto, o Município de Vitória da Conquista sai na frente com esse empreendimento voltado para os servidores.
“Participo de muitos projetos de lançamentos imobiliários, muitas entregas de casa e eu nunca vi uma energia igual. Realmente a Vila do servidor vai ser um marco na nossa história, é um produto inédito na concepção do que está sendo desenvolvido no nordeste brasileiro, e Vitória da Conquista sai na frente. Quem ganha com isso é o servidor público municipal. Eu tenho certeza que na entrega das chaves ele vai ver que fez a melhor escolha da sua vida”, declarou. :: LEIA MAIS »
- 1

















