O projeto
Plural, criado por Rosa Auriche, é um evento que celebra a arte em seus mais diversos segmentos, contando com a sensibilidade de sua idealizadora e movimentando a cena cultural da cidade. O evento retorna a Vitória da Conquista, e hoje, a Dra. Rosa Auriche estará no programa Agito Geral para conversar conosco sobre esse importante acontecimento. A seguir, um breve histórico, destacando os principais pontos do Plural, um projeto que coloca nossa cidade na vanguarda da arte e da cultura:

“O PLURAL encontra-se na sua terceira edição, já tendo sido contemplado no ano de 2016 pelo Edital de Ocupação proposto pela Secretaria de Cultura do Estado, assim como aprovado através da Lei Rouanet nesse mesmo ano.

Idealizado por Rosa Aurich, o evento tem como formato a integração de várias artes, além da produção de conhecimento. Nas edições anteriores, foi reconhecido pelo município por meio de uma Moção de Aplauso, como evento de relevância para o desenvolvimento sustentável da região através das artes.

Neste ano, o PLURAL será realizado pela Simgular e pelo SEBRAE. A Simgular é um coletivo do terceiro setor que atua desde 2018, com a missão embasada em três pilares: filosofia, arte e tecnologia.

O PLURAL inovou em 2014, sendo o primeiro evento de economia criativa na região, conectando redes e valorizando bens imateriais em prol de um desenvolvimento sustentável por meio do turismo. Neste ano, o evento homenageará o artesanato, reconhecendo sua importância não apenas como atributo cultural de grande relevância, mas também como parte essencial da formação da identidade do nosso povo.

A homenagem será feita através de um projeto de formação, já em andamento, nas áreas de bordado, crochê e cerâmica. O projeto conta com a participação dos professores Vando Oliveira, Joana Kalill e Vitória Van Erven, com foco nas memórias e identidades culturais. A culminância do projeto será marcada por um concurso de peças identitárias, que ocorrerá em novembro no Centro de Cultura Camilo de Jesus, junto à feira de produtos da nossa cultura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e do turismo.

O evento será marcado por diálogos plurais, característica da marca PLURAL, onde dança, artes visuais, audiovisual, gastronomia, teatro, literatura, design e moda conversarão com o artesanato. Na música, teremos a presença especial do contador de histórias e pensador Elomar Figueira Melo, que compartilhará os “porquês” de sua arte laboral.Além disso teremos como convidados de honra a Comunidade das Batalhas  ,quilombo indígena da região com suas peças em exposição para contemplação no Caminho da Cosnciência e venda .

Este é um projeto de construção e execução colaborativa, embasado no conceito de Techne, ancorado na Poiesis, simbolizado pelas mãos construtoras de saberes. A técnica da cerâmica artisanal utilizando as mãos como ferramenta traduz o conceito do homem atemporal e suas origens ,já as ferramentas artesanais da agulha no crochê representam a construção da vida coletiva, enquanto o bordado e representa as história  do ser humano e  suas linhas individuais. Um conceito de Feito Por Humanos.

PLURAL Techne Artesanal celebra a união de forças em prol da nossa cultura, valorizando nossos bens imateriais e a identidade local de forma empreendedora e inovadora. O evento reforça a importância de Vitória da Conquista, que hoje integra a Rota Oficial do Turismo.

Como parte do evento, será realizado um congresso com diálogos entre o artesanato e setores afins, com a presença de Daniela Falcão, criadora da plataforma Nordestesse, que fomenta o trabalho de criativos dos nove estados do nordeste nas áreas de moda, design, artes plásticas e gastronomia.

O PLURAL Techne Artesanal tem como patrocinador oficial o São Lucas Day Hospital (Oftalmo, Otorrino e Especialidades Afins) e é realizado pela Simgular e Sebrae, com o apoio de diversas instituições, como a PMVC (Secretarias de Desenvolvimento, Cultura e Educação), Governo do Estado (Edital Ocupe Seu Espaço), Senac, Sesc, Zab, Gente Propaganda, IFBA, Portal da Inovação e Qualidade IFBA, Casa de Curió, HUB, Inova Conquista, Linknews, Unicred, Nosso Lar, TV Sudoeste, Ambar + Ana Botafogo/Lorena Albuquerque, Escola Municipal Bem Querer, Colégio Heleusa Câmara, IEED, Centro Juvenil, Juvêncio Terra, Novas Ideias, Elétrica Sol, dentre outros.

O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro, das 9h às 20h, no Centro de Cultura Camilo de Jesus, e será aberto e gratuito para toda a comunidade.

Maiores informações voce pode acessar nossa página no Instagram (@plural.feiracultural) .

Venha você também comemorar antecipadamente o aniversário da nossa cidade e celebrar a nossa riqueza cultural, ajudando a construir uma história para ficar na memória de todos nós!“