“O Rio de Janeiro continua lindo”! Infelizmente, essa canção de Jorge Benjor já não pode ser cantada com o mesmo entusiasmo de antes.
É triste ver que uma das mais belas canções do nosso artista, Jorge Benjor, não pode mais ser cantarolada com o mesmo sentimento que antes vinha do fundo do nosso coração. Brasileiros que sempre acreditaram que o Rio de Janeiro é uma cidade bonita, repleta de belezas naturais, repetiam com convicção: “o Rio de Janeiro continua lindo.” Que pena. Lamentavelmente, o que vimos hoje pela manhã, através da televisão, foram cenas de verdadeiro terror. Trabalhadores em seus carros, ônibus lotados com pessoas indo para o trabalho, tiveram que parar em meio a uma troca de tiros. Estampidos por todos os lados, e, com certeza, não se tratava apenas de revólveres, mas de fuzis e metralhadoras.
O tráfico tomou conta do Rio de Janeiro. A violência campeia pela cidade maravilhosa — e não só por lá, mas por todo o país, enquanto a população permanece inerte. As autoridades parecem estar de mãos atadas. Falta-nos força para conter o crime organizado, e um governo paralelo parece estar se instalando no país. As forças do crime estão sobrepondo as forças de segurança institucional. É lamentável que a nossa população tenha que conviver com esse clima de terror. A situação é tal que parece que estamos em Gaza, com uma guerra acontecendo em plena luz do dia na capital carioca.
E o pior é que parece que isso irá perdurar, pois não estamos vendo medidas efetivas e consistentes sendo tomadas. Por mais que a polícia queira — e sabemos que a polícia quer acabar com esse governo paralelo —, algo parece faltar. A sociedade precisa unir forças com a polícia. Não estamos aqui sugerindo que a violência seja combatida com mais violência, mas precisamos nos mobilizar como cidadãos, como pais, como filhos, como uma população fragilizada, que luta para atender às necessidades de suas famílias.
E vejam bem, essa guerra não é apenas contra os menos favorecidos, embora estes sejam alvos mais fáceis. Até mesmo quem está em um carro blindado, em uma das principais avenidas do Rio de Janeiro, corre o risco de ser abordado por assaltantes e ver sua vida em perigo. Fica aqui esse registro para que possamos refletir e agir, com a esperança de que essa situação se resolva e que possamos voltar a viver em paz.