A chuva é sagrada, contudo é preciso saber aguardá-la, caso contrário, uma série de transtornos virá junto com ela.
As chuvas que caíram sobre a região de Vitória da Conquista trouxeram alívio para os moradores da zona rural. A seca inclemente que castiga o município vinha preocupando a administração da prefeita Sheila Lemos, que se viu obrigada a tomar providências urgentes para amenizar o sofrimento do homem do campo.
Um exemplo é a estrada que liga Pradoso a Bate Pé, cuja situação é bastante precária. Recentemente, o secretário de Infraestrutura e Transporte do governo Jerônimo Rodrigues esteve em Conquista e convidou a imprensa para conhecer as intervenções que o estado está realizando naquela região, com o objetivo de asfaltar a estrada. Observamos que as obras estavam avançadas, embora ainda sem previsão de entrega. “Não podíamos esperar o desastre acontecer, tivemos que intervir. Os moradores daquela região precisam se locomover, por isso nossa intervenção”, explicou o coordenador da Subprefeitura de Bate Pé, Augusto Filho.
A nota a seguir traz, em detalhes, a situação da estrada que liga os povoados de Pradoso e Bate Pé:
“Devido às chuvas que se intensificaram em Bate-Pé e região nas últimas 72 horas, a estrada que liga Pradoso a Bate-Pé, que claramente enfrenta problemas no cronograma de execução, vem causando transtornos para todos que trafegam por aquele trecho. É de conhecimento geral que, nesta época do ano, as chuvas são frequentes, porém, é necessário atentar para os cuidados com o direito de ir e vir dos cidadãos da zona rural.
A Prefeitura Municipal, por meio da Subprefeitura de Bate-Pé, preocupada com a mobilidade dos moradores de Bate-Pé e região, intensificou os trabalhos de patrolamento e cascalhamento das estradas do Cavalo Morto, que liga o Povoado de Pau Ferro ao Distrito de Iguá, e da Estrada do Ribeirão, que conecta o Povoado de Ribeirão à Cachoeira das Araras, Baixa do Arroz, Pradoso, Quatis, Simão e Campinhos. Essas duas estradas estão em ótimas condições de trafegabilidade, e a população pode utilizá-las tranquilamente para se deslocar até Vitória da Conquista.”