Antes das eleições municipais de 2016, quando as urnas deram a vitória ao radialista Herzem Gusmão, o representante comercial Romilson Filho já liderava um grupo de partidos que deu origem ao Grupo Independente.

Hoje o líder do Partido Progressista (PP) no nosso município continua acreditando que é possível uma alternância de poder, saindo do que está posto desde a eleição que trouxe de volta o líder José Pedral a sentar na cadeira principal da Praça Joaquim Correia em 1982.

Em 1996 foi a vez de Guilherme Menezes ascender ao posto de prefeito escudado pelo PT, e como todos sabem, o grupo composto e liderado por Guilherme, Zé Raimundo e Waldenor ficaram na pole position por vinte anos, por fim, Herzem interrompeu essa trajetória, vencendo as duas últimas eleições.

E Romilson Filho, hoje integrante do grupo Reage Conquista, que caminha juntinho do Grupo Independente, que tem o empresário Kleber Avelino o seu novo timoneiro, jura que agora Vitória da Conquista irá experimentar um novo modelo de gestão.

Conversei com Romilson por telefone, perguntei-lhe porque tanta fé nessa mudança e ele me encaminhou a resposta a seguir:

“Massa, a nossa pré-candidatura a prefeito em 2024 pelo Partido Progressistas (PP) vem da necessidade de projetos que não sejam apenas bons, mas que sejam realmente aplicáveis. Porém mais do que projetos, diversos setores da comunidade precisam de ações, à exemplo de uma saúde primária que esvazie os hospitais, permitindo que estas unidades de saúde possam prestar um melhor atendimento às demandas de urgência e emergência; Outro setor que pede socorro em Conquista é a educação, que necessita de uma educação humanizada, respeito e valorização aos professores.

Penso que os nossos jovens precisam de oportunidades que os permitam voltar a sonhar, através do emprego e renda, e uma das alternativas mais viáveis para isto é o cooperativismo, com a criação de pequenas indústrias.

Eu acredito Massa que o homem público na sua caminhada tem o dever de levar em sua bagagem a humildade para poder ouvir e dialogar com todos os setores da política, principalmente com seus adversários partidários, porque sempre acreditei que um adversário na política não necessariamente é um inimigo. O nosso objetivo não é derrotar alguém, mas vencê-los com ideias, propostas e projetos.

Preciso manifestar meu agradecimento às pessoas que nos acompanham e acreditam em nosso projeto, agradecer aos grupos políticos dos quais faço parte, a exemplo do “Reage Conquista” e “Grupo Independente” e a minha gratidão mais sincera ao nosso líder, com quem tanto tenho aprendido e amadurecido, deputado federal Cláudio Cajado (PP) e a você Massa pela continuada oportunidade de nos ouvir e levar ao povo conquistense as nossas propostas para a cidade.”