Oliveira Adão Miguel, uma figura que transcende simpatia, com estatura avantajada, um verdadeiro atleta, preparado, e mais que isso, um forte na defesa do seu povo. Quando ressaltei que existe identidade entre brasileiros e angolanos no que se refere ao esporte, música e dança, ele interveio e disse “precisamos que sejamos reconhecidos como um povo que produz grandes nomes para a ciência, grandes advogados, médicos, arquitetos, agrimensores, etc.”.

Oliveira retornará ao seu país brevemente, vai rever familiares e amigos, apesar de ter sido bem acolhido em Conquista, e em especial na UESB, onde atua, mas sente saudades do seu país, do seu povo.


A nossa conversa foi durante 30 minutos, o tempo restante foi dividido entre a professora Luciana Aleixo, responsável pelo projeto Programa de Extensão, Evolução Para Todos, composto pelas estudantes de Biologia, Caíne Silva, Laysla Adam e Marília Lima e pela professora Ivana Lima e Silva, articuladora do encontro e uma entusiasta pelas causas dos estudantes e da juventude.

O trabalho desenvolvido pela professora Luciana Aleixo é digno de elogios, desperta nas jovens estudantes o amor pela profissão, e as três jovens ao usarem o microfone para difundirem as ações do projeto, o fazem com total espírito de liderança e conhecimento, e logo, logo retornarão ao nosso programa, assim como o doutorando Oliveira, conforme prometera, ao regressar em junho da Angola.