A matéria a seguir é uma colaboração do médico dermatologista Dr. Péricles Prado, que destaca o mês de janeiro como o período em que todas as autoridades mundiais realizam o JANEIRO ROXO, quando se discute a Hanseniase (antiga lepra), e o médico nos traz informações valiosas sobre o tema.

Leia a matéria completa:

“Neste mês de janeiro, todas as sociedades de Dermatologia do mundo fazem o Janeiro Roxo, que é a consciência sobre a Hanseniase (antiga lepra), que desde Cristo já se falava da mesma. Hoje chamada de Hanseniase, em homenagem a Hansen que foi o descobridor da bactéria causadora da doença. Ainda existe a Hanseniase em todo o mundo, sendo os países menos desenvolvidos com mais frequência. A Índia ocupa o primeiro lugar em casos e infelizmente o Brasil ocupa a segunda posição em casos no mundo.

A doença é caracterizada por aparecimento de manchas brancas ou vermelhas na pele e também nódulos, com total diminuição da sensibilidade térmica (calor e frio) e ausência de dor nas lesões. É uma doença grave que pode levar a incapacidade física e até a morte se não tratada.

Hoje nos postos de Saúde existe um setor específico para diagnóstico e tratamento (inclusive o tratamento todo é gratuito). As formas leves da doença, o paciente toma os medicamentos durante 6 meses e nos graves 1 ano, mas tem cura definitiva. É altamente contagiosa, transmitida pelas gotículas da saliva. Ao sentir aparecimento de manchas no corpo com ausência de sensibilidade procurar logo um Dermatologista.”