Zé Raimundo reverencia o Rei Pelé: “já tivemos monarquia, mas só temos um único Rei: PELÉ”
O deputado Zé Raimundo, mais que um parlamentar, um militante político, ele é um professor, um historiador, uma pessoa comum como nós, uma figura extremamente sensível, sabe o que representa a alma humana. Zé é um apaixonado por futebol como a maioria do povo brasileiro, senta na arquibancada para assistir aos jogos do Vasco e também do Vitória da Conquista, e como disse: “já vi Pelé jogar na velha Fonte Nova”, portanto, teve o privilégio de assistir ao vivo as magias do nosso Rei dentro de campo.
Zé Raimundo consegue falar de Pelé em breves palavras, simples, só que com muita generosidade que nos faz aceitar com mais serenidade a partida do nosso maior símbolo. Leiam a seguir:
“Acompanho com perplexidade as notícias de que muitos atletas do Penta e do Hexa não compareceram ao velório de Pelé e alguns preferiram curtir baladas.
Eu sou um privilegiado: primeiro, ouvi o seu nome no rádio; depois, vi a sua foto na capa da revista do esporte; mais tarde, o assisti jogar pela TV e, definitivamente, ao vivo, vibrei com suas jogadas na velha Fonte Nova.
Mas só agora, com sua partida, estou entendendo porque muitos povos precisam de um REI ou de uma Rainha. Já tivemos monarquia, mas só temos um único Rei: PELÉ
A impressão que fica é de que os jogadores de hoje só atendem a compromissos contratuais que resultem em ainda mais lucro e mais triunfos individuais. A perspectiva da coletividade, dos valores e do espírito esportivo fica de lado.
Enquanto os princípios dos meninos não evoluírem, o futebol continuará deixando a desejar.
Por tudo que representa, Pelé merece ser prestigiado e reverenciado, especialmente nesse momento de adeus.
Ele sempre será um símbolo da nossa alma, da civilização da saudade, da brasilidade, como sugeriu o poeta Jorge de Lima.”