B1BB3570-9A2E-49AD-89EF-25F38EA3EDAB
Em nota de pesar, o deputado federal Waldenor Pereira (PT) lamentou a morte do teatrólogo e poeta Carlos Jehovah de Brito Leite, no último dia de 2020. Veja íntegra:

“Neste momento de dor pela perda de um dos ícones da Cultura Conquistense, quero manifestar o meu pesar também pela perda de um amigo, me dirigindo especialmente à família do Carlos Jehovah de Brito Leite, que faleceu ontem, aos 76 anos.

O teatrólogo e poeta Jehovah foi fundador e diretor do Grupo de Teatro Avante Época, Casa da Cultura e outras entidades culturais de Vitória da Conquista. Teve seu trabalho e obras reconhecidos com premiações e homenagens, uma das quais tive a honra de apoiar como amigo e parlamentar. Foi o relançamento do seu livro Auto da Gamela, em que ele divide a autoria com Esechias Araújo Lima. Esta obra, que teve o prefácio da escritora Raquel de Queiroz, foi relançada com o selo Fligê, na Feira Literária de Mucugê de 2019. 

Jehovah revela em suas  obras a luta  do nordestino na diversidade da desigualdade social e a miséria, e se projetou como  um poeta sonhador que luta por um mundo mais justo.  Deixa, portanto, um enorme legado para inspirar novas criações artísticas e as nossas lutas políticas por um mundo e um Nordeste brasileiro com igualdade social.

Viva Carlos Jehovah! 

Waldenor Pereira

Deputado Federal”