CE3F874A-EFD2-4D2D-B510-63F6001F7782

O esporte é uma atividade nobre, une os povos, faz bem ao corpo e engrandece o espírito de quem o pratica, não importa a modalidade.

Nesses tempos de pandemia ninguém quer ficar parado, sendo assim a Sudesb nos encaminhou uma nota oportuna dando conta de uma programação virtual. Tenho certeza que valerá à pena a sua leitura:

Com mais de 120 atletas inscritos, provas do campeonato virtual de triatlhon já estão valendo

Com primeiras provas disputadas até dia 14/06, interessados podem ainda se inscrever gratuitamente por meio do site Federação Baiana de Triatlhon


Até então inédita no país, a competição TRI Virtual Race teve início nesta terça-feira, 10, reunindo mais de 120 pessoas entre triatletas, corredores, ciclistas e/ou nadadores dos estados da Bahia, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, mais o Distrito Federal. A competição online é organizada pela Federação Baiana de Tratlhon (Febatri), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

 O Triathlon Virtual Race é um desafio que será realizado em duas etapas – até o dia 14/06 acontecem as provas curtas, e de 22 a 28/06, as provas médias. O atleta participante poderá fazer apenas uma das duas provas ou o desafio completo. Na etapa de curta distância, o competidor deverá nadar 400m, pedalar 20km e correr 5km. Já na etapa média, as distâncias serão 800m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Podem participar triatletas, realizando todas as modalidades, e equipes de revezamento, onde cada atleta fará apenas uma das modalidades. 

As provas serão realizadas em um ambiente virtual e podem ser acompanhadas em tempo real. “Teremos filmagem da pista e fotógrafos também. Tudo isso dentro da pista virtual. Estamos nos organizando para realizarmos transmissão de provas ao vivo nos sábados. Em breve, anunciaremos o link para os interessados no site da Febatri”, disse Cleber Castro, presidente da federação baiana da modalidade.

Segundo Castro, “aos poucos, a competição tem aumentado o interesse entre os atletas. Por ser algo novo, as pessoas começam a entender o processo de disputa. Sabemos das limitações de espaço para cada um. Estamos atentos. Esta será a primeira prova do mundo online que inclui natação”, concluiu.  

Provas – A natação será feita através do “nado seco”, onde o atleta utilizará uma borracha de soro ou elástico, simulando as braçadas da natação, e deverá enviar os dados de rotação de suas braçadas referente à distância da prova registrados em seu relógio GPS ou contados e filmados, para a organização do evento realizar a validação. 

Já na prova de ciclismo, o atleta irá pedalar em casa, com a bicicleta presa em cima de um rolo. O ciclista irá conectar os dados de velocidade da bicicleta ao software (game) chamado Zwift, que terá uma pista virtual exclusiva para a prova, onde os atletas se encontrarão virtualmente e pedalarão de forma conjunta. A corrida poderá ser feita dentro de casa, na escada ou garagem. Em todas as modalidades, será preciso enviar os dados para a organização do evento, com transmissão automática, por meio da conexão de serviços de GPS ou por meio de fotos e vídeos. 

Feliz com a novidade, o triatleta Ari Brito da NataMaster, é só expectativa para a competição. No auge dos seus 55 anos, o técnico de operações já disputou provas importantes como o Challenge 70.3 , Ironman, inclusive virtual e um mundial, no ano passado. Para o TRI Virtual Race, ele tem se preparado em casa. “No isolamento social, tenho feito meus treinamentos de musculação. Já os treinos de bike, tive que comprar um rolo (para manter a bicicleta presa) e me cadastrar no Zwift e Arouvy AR para fazer os treinos online, além de fazer corrida estática. Às vezes, dou uma volta na mesa da sala”, disse Brito. 

“É tudo muito novo para nós triathletas que gostamos de ser livres por correr na rua, pedalar na estrada e nadar em maratonas aquáticas. Esse momento eu comparo com uma prova de ironman, que você tem de quebrar aquele muro que está na sua consciência para seu corpo entender que irá ficar ali por mais de 14h se exercitando”, concluiu Ari, na expectativa de fazer boas provas na competição virtual. 

Serviço:

FEBATri – Federação Baiana de Triathlon
website: www.febatri.com.br/trivirtualrace
Inscrição GRATUITA

KIT Atleta Opcional (adesão)

Provas

Curta – 400m (natação), 20km (ciclismo) e 05km (corrida) – 09 a 14/junho
Média – 800m (natação), 40km (ciclismo) e 10km (corrida) – 22 a 28/junho