Dezenas de organizações sírias estão pedindo que o Brasil e outras seleções, bem como representantes de governos, não participem da Copa até que a Rússia pare com os bombardeios — a pressão está aumentando!

ABD2E832-5222-4455-95F3-B7D216D41238

Há 7 anos, a Síria se tornou o inferno na Terra.

O extermínio conduzido pelo Presidente Assad em seu próprio povo é frio e calculista: ele cerca as cidades para que civis não possam escapar, corta acesso à comida e remédios, e joga bombas — inclusive armas químicas — sobre famílias desesperadas. Já são 400 mil mortos — e sua nova ofensiva em Ghouta Oriental continua!

O motivo pelo qual Assad consegue continuar com esse horror tem nome: Rússia. Mas há uma coisa que importa mais para a Rússia do que a Síria: salvar sua Copa do Mundo.

A primeira-ministra britânica declarou que seus ministros não vão comparecer, e Austrália, Japão e Polônia estão prestes a fazer o mesmo. Neymar já se manifestou pelas crianças sírias. Se conseguirmos que nosso governo e jogadores se oponham à #copadavergonha, a Rússia pode finalmente ser forçada a parar os bombardeios.

Não se trata de um boicote — vários países que respeitam os Direitos Humanos estão dispostos a realizar a Copa. Mudar o país-sede pode ajudar a enfrentar a corrupção sistêmica da FIFA que, inclusive, foi acusada de receber propina do governo russo para sediar os jogos este ano!

A Rússia vetou todos as medidas que visavam acabar com a carnificina na Síria, ignorando sanções e violando acordos da ONU. Mas a Copa do Mundo poderá finalmente nos dar uma chance. Desde que o governo britânico anunciou que não vai comparecer, a pressão está aumentando a cada minuto — e podemos conseguir que outros governos sigam o exemplo.

Muitas seleções e governos estão desconfortáveis por parecer que ao participarem da Copa do Mundo, toleram a violência promovida pela Rússia. Esse é um apelo para que se posicionem publicamente e defendam o básico da humanidade. Se reunirmos assinaturas suficientes, podemos convencer nosso governo e a famosa Seleção Canarinho a se juntarem ao apelo — eles realmente têm o poder de fazer isso acontecer.

Adicione seu nome para acabar com esse inferno na Terra

Nós já fizemos isso antes — quando o Bahrein reprimiu violentamente manifestantes, a Avaaz montou uma enorme campanha, causou um frenesi na imprensa, o legendário piloto Damon Hill se manifestou publicamente, e o campeonato de Fórmula 1 foi cancelado.

Alguns dizem que não deveríamos misturar esporte com esse horror. Mas o esporte é um espaço para a paz e para o bem, e não deveria ser usado para aplaudir criminosos de guerra. Vamos nos unir para mostrar que não vamos encher estádios russos enquanto sua Força Aérea bombardeia bebês sírios e os faz morrer de fome.

Com esperança e determinação,

Allison, Alice, Rewan, Ricken, Nick e todo o time da Avaaz

Mais informações:

A guerra em outro campo: como o sangue e a violência se uniram para controlar a alma do futebol na Síria (ESPN)
http://www.espn.com.br/noticia/693773_a-guerra-em-outro-campo-como-o-sangue-e-a-violencia-se-uniram-para-controlar-a-alma-do-futebol-na-siria

O massacre continua em Ghouta Oriental, na Síria (VICE)
https://www.vice.com/pt/article/bj5375/o-massacre-continua-em-ghouta-oriental-na-siria

Combates continuam apesar de “cessar-fogo” em Ghouta Oriental (DW)
http://www.dw.com/pt-br/combates-continuam-apesar-de-cessar-fogo-em-ghouta-oriental/a-42755303

O que 7 anos de guerra brutal fizeram com a Síria (EXAME)
https://exame.abril.com.br/mundo/o-que-7-anos-de-guerra-brutal-fizeram-com-a-siria/

Favoritos do torneio devem BOICOTAR a Copa de 2018 para FERIR a reputação de Putin, afirma ex-chefe do Chelsea (Express) (em inglês)
https://www.express.co.uk/news/uk/933742/putin-russia-world-cup-2018-boycott-theresa-may-england-chelsea-roman-abramovich

Pedem boicote à Copa do Mundo após enviado alertar que a violência da Rússia pode aumentar (The Times) (em inglês)
https://www.thetimes.co.uk/article/world-cup-boycott-urged-as-envoy-warns-that-russia-row-may-escalate-mlgdkjmd0

No sétimo aniversário de guerra, sírios pedem a líderes mundiais que ameacem boicotar a Copa do Mundo (SNA) (em inglês)
http://syrianna.org/details/On-the-7th-anniversary-Syrians-call-world-leaders-to-threaten-World-Cup-boycott/126/en

Fonte: https://secure.avaaz.org/po/alt_world_cup_loc_fr_pa_brazil/?bwxvWab&v=104024&cl=14122077179&_checksum=4f9201be5a95954e52b9f1507cf94410257a4bdf7e9a1be1b1d4a71fbdc511cb