Fabrício_Zé Raimundo

“Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, com essa máxima o cineasta conquistense Glauber Rocha ganhou o mundo com sua arte, foi premiado internacionalmente e inscreveu seu nome na história do cinema. Morto em 1981, seu nome até hoje é referência quando o assunto é cinema e cultura. Pela sua contribuição singular para a cultura baiana e nacional os deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e Zé Raimundo (PT) propuseram um projeto de lei que denomina o novo equipamento “Aeroporto de Vitória da Conquista – Glauber de Andrade Rocha”.

O projeto foi apresentado nessa terça, 12, e segue para as comissões da Assembleia Legislativa. O deputado Fabrício está confiante na aprovação. “Glauber Rocha é um ícone da cultura brasileira. Através do cinema refletiu nossas raízes, nosso povo e ganhou reconhecimento internacional. Glauber encabeçou um dos mais importantes movimentos culturais do país, o Cinema Novo, e sua obra continua viva e interessante. É uma homenagem justa que o povo de sua terra fará. Estou muito feliz em ser um dos autores da proposta ao lado do colega Zé Raimundo”, afirmou Fabrício.

34451884985_b199f2ae14_b

Estado responde por 20% do orçamento do novo equipamento – Localizado à margem direita da BR 116, sentido sul, próximo ao povoado de São José, o novo aeroporto de Vitória da Conquista encontra-se em fase final de construção. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Infraestrutura e Transporte da Secretaria de Infraestrutura, mediante convênio com o governo federal. Iniciada ainda nas gestões da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, a construção do equipamento está sendo finalizada pela administração Rui Costa. O investimento deve alcançar os R$ 136 milhões, somente no aeroporto, e mais cerca de R$ 50 milhões na construção das vias de acesso pela BR 116. A contribuição do Estado da Bahia compreende 20% do montante.