nando da costa limaPor Nando da Costa Lima

Tava na cara que ia ser uma partida de lascar, as duas cidades há muito vinham esperando este confronto. A seleção de Ibicuí contra o Iguaí Futebol e Regatas, o time mais forte das redondezas! Já tinham surrado até a seleção de Poções, um timaço! O jogo foi em Nova Canaã, que era território neutro. O campo nunca esteve tão cheio, tinha mais de trezentas pessoas, fora os meninos e as filhas do tenente Ló que assistiram o jogo dentro da rural pra evitar falatório, as três estavam grávidas do mesmo safado. Como ele não podia casar com as três, o tenente matou o safado, ficava mais fácil para as meninas explicar que eram viúvas.

Celsão Ferrado, emprestado por Belo Campo para a seleção de Ibicuí, falou que ia marcar dez “gorro” pra cada namorada, três moças desmaiaram na hora! Juca Pranchão, atacante do Iguaí, exibia a chuteira feita especialmente para aquele jogo, tinha 32 birros em cada pé, todos travados com um prego! Antes de começar o jogo, o vereador Heleno de Zinha fez um discurso, prometeu um jogo de camisa e uma caixa de Jurubeba pro time ganhador, cantou o hino nacional, e quando tentou recomeçar o discurso, o juiz, que era da oposição, mandou ele ir fazer política “nos inferno” e começou a partida. O primeiro tempo correu agitado, Teobaldo foi expulso por dar um soco no bandeirinha e este foi substituído por João Açougueiro. Celsão tava num dia de inspiração, já tinha feito três gols de joelho e um de mão. Juca Pranchão não deixou por menos, além de esfolar a canela da zaga do Ibicuí, empatou o jogo marcando os quatro do seu time, todos com aquela canhota que todos já conheciam, quando caía na canhota de Juca o goleiro tremia. Era a Canhota de Ouro de Iguaí, já tinha ganhado 6 pares de sapato motinha como melhor jogador do ano e pelo visto ia ser eleito mais uma vez. Teve até um comentarista de futebol aqui do planalto conquistense, que não ia com a cara de Juca só porque o goleador era mais conhecido do que ele, que disse uma frase que até hoje não consegui decifrar o que ele quis falar com aquilo: “SE NOME GANHASSE JOGO O DICIONÁRIO NÃO PERDIA UMA PARTIDA”. Sua noiva Deusinete, presente em todos os jogos, era tida como o talismã do time, era só piscar o olho pra Juca e jogar um beijo que a canhota comia solta, era gol certo! Também, um rabão daquele deixava qualquer um inspirado.

No segundo tempo foi que aconteceu a tragédia, aos 44 minutos, o jogo duríssimo, um placar de 16×16, Celsão meteu uma chapa na canela de Juca que além de rasgar o meião deixou os birros desenhados, não ficou um fio de cabelo! Pênalti claríssimo marcado pelo juiz Zé de Daza, que só marcou porque tinha tomado uma! A torcida de Iguaí gritou em coro: “Deixa pra canhota de Juca Pranchão”. Ele atendeu ao pedido e correu pra marca do pênalti com a bola debaixo do braço e tentando localizar Deusinete, seu amor e amuleto da sorte! A torcida fez questão de colocá-la de frente pra Juca. Quando o juiz autorizou, Juca correu pra bola e deu uma paradinha, nesse exato momento Deusinete piscou o olho, jogou um beijo e inovou o gesto com uma declaração aos berros: “Ai love você”. Ele bateu na bola com tanta violência que derrubou o varal de roupa de dona Ana e saiu carregando uma caçola do tamanho de um lençol de casal, foi cair no açude de João Bigode. O homem parecia que tava cego, a bola passou tão longe do gol que quase mata um urubu em pleno voo. O vexame foi total! Pra piorar, Juca partiu pra cima da noiva dando tapas, chutes e gritando: “Ai love você um caralho”, enquanto a torcida incentivava: “mata essa vaca agourenta no pau”, “corta a língua dessa égua metida a americana”.

Com Juca expulso, Celsão em menos de um minuto fez mais dois gols de joelho e definiu o placar para a seleção de Ibicuí. E Deusinte entrou em baixa, além de perder o noivo, ficou encalhada, ninguém queria pegar a urucubaca. Tudo por causa de um pênalti perdido! Hoje, Deusinete do pênalti, apelido que herdou depois do ocorrido, mora em Conquista… Talvez seja até por isso que o futebol conquistense nunca conseguiu ser campeão baiano.