IMG_6755

O ex-prefeito e principal líder político da história de Vitória da Conquista, José Pedral Sampaio, foi homenageado na capital do estado dando nome a uma rua.
O vereador Edvaldo Brito, do PTB, foi o autor da proposta que foi aprovada por unanimidade pelos seus colegas da Câmara.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Herzem Gusmão, a vice Irma Lemos, o presidente do Legislativo conquistense, Herminio Oliveira, os vereadores Carlos Dudé e Álvaro Piton, além do ex-presidente da Emurc José Williams. Zica Pedral, viúva do homenageado e Paulo Pedral, filho, estiveram representando a família daquele que marcou a sua vida defendendo a democracia e a liberdade.
J. Pedral foi preso, teve os seus direitos políticos cassados e depois retornou às ruas com a sua pregação política conseguindo articular a resistência ao regime militar elegendo Raul Ferraz e Jadiel Matos. Depois ele próprio voltou a comandar o destino político administrativo da cidade se elegendo prefeito em 1982. A homenagem, portanto, foi mais do que justa.