:: ‘Política’
Os 65 anos da APLB serão comemorados com Sessão Especial na ALBA
Os deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e Fabíola Mansur (PSB) comandarão os trabalhos da Sessão Especial em comemoração aos 65 anos da APLB- Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia.
Desde de 24 de abril de 1952, quando foi criada, a APLB atua em defesa da construção e fortalecimento da educação pública e de qualidade, sempre motivada pelo ideal desafiador da formação de uma associação que defenda os interesses dos trabalhadores e da educação.
O evento será às 9h30, no plenário Orlando Spínola da ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia. “Vamos juntos, com muito orgulho, comemorar os 65 anos dessa combativa entidade que merece todo nosso respeito e homenagens”, destaca Fabrício.
PSB é contra as reformas trabalhista e previdenciária
Uma resolução de iniciativa do segmento sindical do PSB, aprovada por unanimidade durante o XIII Congresso Nacional Ordinário do partido, em 2014, orienta o posicionamento dos socialistas em relação ao projeto de lei 6787/2016, que propõe a reforma das leis trabalhistas.
O documento expressa posição contrária a “qualquer reforma trabalhista que promova a diminuição dos direitos conquistados, precarização e que estabeleça supremacia do negociado sobre o legislado”. Além disso, a resolução se opõe a retrocessos no âmbito laboral e defende a ampliação de direitos trabalhistas, o “pleno emprego” e o “trabalho decente”. Elaborada pelo Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB), a resolução foi levada à apreciação do plenário do Congresso Nacional do partido naquele ano e aprovado pelos participantes.
O secretário nacional do SSB, Joilson Cardoso, afirma que a resolução tem sua origem na história e no programa de socialismo e liberdade do partido. “O nosso partido sempre esteve e estará ao lado dos trabalhadores. A nossa missão, do movimento sindical do PSB, é sermos guardiões desse nosso programa e não permitir que esse projeto seja aprovado”.
Para a secretária nacional do Movimento Popular Socialista (MPS) do PSB, Maria de Jesus Matos, o tema da reforma trabalhista deve ser discutido de forma a reconstruir a unidade da bancada baseado nos compromissos históricos do partido em defesa dos direitos dos trabalhadores. “Este tema em hipótese alguma pode dividir nosso partido, pois quando o assunto for de respeito à matéria que envolva a defesa da sociedade democrática e das liberdades fundamentais, nós deveremos sempre votar a favor dos interesses do povo brasileiro e, em especial, dos trabalhadores”, afirmou.
A proposta do governo tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. O relatório do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) será votado na próxima terça-feira (25) na comissão especial e segue para o plenário da Câmara na quarta.
Entre outras questões previstas na resolução estão a defesa da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem diminuição de salários, o apoio à previdência pública universal e o combate a qualquer retrocesso nas regras da previdência social, a erradicação dos trabalhos escravo e infantil, a oposição à terceirização indiscriminada e a defesa do contrato coletivo nacional de trabalho. :: LEIA MAIS »
Tremedal é contemplada com ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia
O prefeito do município de Tremedal, Márcio Ferraz (PSD), assinou, nessa semana, convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) que liberará recursos para aquisição de combustível para máquinas agrícolas. A articulação da ação é do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e resultará num aporte de até R$ 80 mil, valor que garantirá o trabalho das máquinas na limpeza e abertura de aguadas da zona rural de Tremedal. A SDR operacionaliza a iniciativa pelos Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF) e o Projeto de Mecanização Rural do Estado da Bahia (PROMER BAHIA). :: LEIA MAIS »
Fabrício propõe lei que institui o Programa “Escola Sem Censura”
Em câmaras municipais e assembleias legislativas espalhadas pelo país, e até mesmo no Congresso Nacional, surgem projetos que pregam a implantação de programas “Escola Livre” ou “Escola Sem Partido”. A justificativa geral é que esse tipo de ação garantiria uma neutralidade política, ideológica e religiosa nas escolas. Para os críticos dessas iniciativas, a escola deve propiciar sempre a liberdade de aprender e de ensinar, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. O deputado estadual, Fabrício Falcão (PCdoB), se coloca entre os críticos e em resposta àqueles que, segundo ele, querem cercear o pensamento livre e o debate democrático no âmbito da educação propôs um Projeto de Lei (PL) que institui o Programa “Escola Sem Censura”.
De acordo com a proposta, serão proibidas em salas de aula de escolas das redes pública e privada da Bahia, em todos os níveis e modalidades de educação, “as práticas de quaisquer tipos de censura de natureza política, ideológica, filosófica, artística, religiosa e/ou cultural a estudantes e docentes no desempenho de suas atividades, ficando garantida a livre expressão de pensamentos e ideias”. :: LEIA MAIS »
Ex-candidatos a vereador estiveram reunidos
Com um potencial de aproximadamente dois mil e quinhentos votos conseguidos nas últimas eleições, um grupo de ex-candidatos a vereador esteve reunido na noite de ontem discutindo o atual cenário político nacional e local.
É uma turma composta de nomes dos mais diversos segmentos da nossa sociedade disposto a exercitar a política partidária como motivador para as próximas eleições.
xxxxxxxxxxxxx
Na noite de ontem, por exemplo, os temas em pauta foram Lava Jato, 100 Dias de Herzem Gusmão e Lista Fechada.
Adriano Mendes, Luisinho, Enedilson, Zé da Saúde, Adenilson, Manoel Vieira e Pastor Raimundo consideraram o encontro coberto de êxito e já anunciam uma nova data com a participação de novos nomes.
Curtinhas do Massa – Dia 15/04/2017
Nos próximos dias 26, 27 e 28 de maio mais uma edição do Feirão da Caixa será realizado em Vitória da Conquista.
Os idealizadores do evento, Caixa Econômica e construtoras de Vitória da Conquista, escolheram o Centro Cultural Glauber Rocha para a realização do encontro comercial.
xxxxxxxxxxxxxxxx
Estiveram na estreia do nosso Agito Geral na Clube FM o presidente da Sinduscon, Luciano Bomfim, representando a construção civil e o superintendente da Caixa, Ismael Boaventura. Os dois já comemoram o sucesso do acontecimento que chega a sua sexta edição.
xxxxxxxxxxxxxxxx
O mês de maio será bastante movimentado em nossa cidade. Já é um período que o comércio é ativado devido à comemoração do Dia das Mães. Mas há um incremento especial na área do entretenimento com a realização de três grandes eventos: o show de Bell Marques, a presença de Roberto Carlos e o Festival Sacode Conquista.
xxxxxxxxxxxxxxxx
Hotéis, bares, restaurantes, o comércio em geral, comemoram.
As chuvas que caíram na cidade e região animam todos os setores da nossa economia. As barragens e os açudes da zona rural estão cheios.
O sertão está sorrindo, está feliz. :: LEIA MAIS »
PT baiano divulga dados oficiais da eleição do diretório no estado
Na noite desta quarta-feira (12), a Comissão de Organização Eleitoral (COE) do Partido dos Trabalhadores da Bahia divulgou os últimos resultados da eleição interna no estado. Os números oficiais incluem a apuração das urnas de Salvador e contabilizados pela COE Nacional.
Com 7.263 votos válidos apurados, a chapa Muda PT, do candidato deputado federal Waldenor Pereira, está na dianteira com 4.990 votos. Em seguida aparece a chapa Partido que Mudou a Bahia com 1.128 votos (14,9%). A chapa Optei conta com 890 votos (8,2%). Enquanto a chapa Unidade pela Reconstrução soma 200 votos (2,3%) e a chapa Articulação de Esquerda tem 105 votos (1,2%).
No caso de Salvador, a tendência que ocorra segundo turno entre Gilmar Santiago e Dani Ferreira.
Herzem completou 100 dias de governo
Ontem, dia 10 de abril, o mandato do prefeito Herzem Gusmão completou 100 dias, depois de desbancar o projeto liderado pelo trio Guilherme Menezes, Waldenor Pereira e José Raimundo.
A expectativa da cidade continua muito grande. Como o próprio prefeito diz “sinto a minha cidade feliz, o nosso povo tem sido paciente e generoso comigo. Sinto que será um ano de mudanças. O Senhor está operando”.
Herzem e sua equipe esperam “azeitar a máquina” e partir para executar obras que o povo espera ver realizadas. Muitos dizem que se durante o seu mandato for resolvido o problema hídrico da cidade e o aeroporto for entregue definitivamente à população, os munícipes já se dão por satisfeitos.
xxxxxxxxxxxxx
“Não importa se foi Rui Costa que concluiu, o importante é que aconteceu durante o governo de Herzem. É isso que vai ficar no imaginário da população”, afirma um tradicional conquistense, nascido e criado aqui. E ele continuou: “ninguém quer saber de partido A ou B, o povo quer ver resultado. Os partidos não nos representam. Cada um vai tocando a sua vida como pode. Descobrimos que a luta hoje é para sobreviver”.
xxxxxxxxxxxxx
Recentemente o prefeito Herzem Gusmão, acompanhado de membros da sua equipe, esteve em Brasília onde foi recebido pelo Ministro Kassab. Na pauta de discussão o problema do abastecimento de água em nossa cidade. :: LEIA MAIS »
Waldenor e Rudival vencem as eleições do PT
Ontem durante todo o dia os eleitores petistas foram às urnas para elegerem os seus dirigentes.
Na Bahia e aqui em Vitória da Conquista a movimentação foi intensa para eleger o deputado Waldenor Pereira e o advogado Rudival Maturano ao cargo máximo da sigla, respectivamente.
Waldenor , o Nonô, chega à presidência do Partido dos Trabalhadores estadual pela primeira vez, enquanto que Rudival se reelegeu e continua a frente da legenda na capital do Sudoeste da Bahia.
Hoje o PT vai às urnas
Durante o dia de hoje o atual presidente do PT de Vitória da Conquista, Rudival Maturano, busca a sua reeleição junto aos filiados do partido em nossa cidade.
Não tomamos conhecimento quais são os outros concorrentes. Mas existem. A secretaria do partido não nos enviou.
Rudival concorre pelo movimento MUDA PT, o mesmo agrupamento dos deputados Waldenor Pereira e José Raimundo. Inclusive o deputado Waldenor concorre à presidência da sigla no âmbito estadual.
























