Ângelo Coronel deixa a base do governo Jerônimo e vai para o ninho de ACM Neto. Será que o PT contava com essa?

Amigos, é provável até que o PT já esperasse por esse movimento. E digo isso com todo respeito a Ângelo Coronel, porque, na política, essas mudanças fazem parte do jogo. Infelizmente, ou naturalmente, elas acontecem.
Ao contrário do que eu pergunto, “será que o PT contava com essa?”, pode ser que, nos bastidores, o partido já estivesse preparado. Não diria “comemorando”, para não ser agressivo ou desrespeitoso com o próprio Coronel, que foi, sim, um aliado do governo. Mas talvez o pensamento interno seja o seguinte: “A chapa puro-sangue está mantida, cada um segue seu caminho, e vida que segue”.
Definitivamente, Ângelo Coronel já não faz mais parte da base do governo Jerônimo Rodrigues. Ele voou para o ninho de ACM Neto e poderá ajudar a compor uma nova chapa de oposição. Fala-se em ACM Neto candidato ao governo, Coronel ao Senado, ao lado de João Roma.
Enquanto isso, o senador Otto Alencar permanece com postura mais firme e leal ao governo petista, pelo menos até aqui, mantendo a linha de compromisso histórico com o grupo.
E surgem também as conjecturas locais. Há quem diga que, dependendo do cenário, a prefeita Sheila Lemos poderia ser convidada para compor como vice numa eventual chapa de oposição. Política é isso: nada é definitivo até o último minuto.
O fato é que o tabuleiro está mexendo. E muito.
Cremos que será uma disputa dura para todos os lados. ACM Neto, a essa altura do campeonato, dificilmente recua. Jerônimo vai para a reeleição com a máquina na mão. E a oposição tenta se reorganizar com novos arranjos.
Alguns analistas arriscam dizer que a eleição pode até ser decidida no primeiro turno. Eu, sinceramente, não me atrevo. Não sou bom de estatística nem de fazer prognósticos políticos, ainda mais num estado do tamanho da Bahia, com realidades tão diferentes entre seus municípios.
A política de Vitória da Conquista a gente até consegue ler com mais clareza. Agora, o resto do estado… aí é outro jogo.
















