Confesso aos nossos queridos leitores que estou preocupado com o acirramento da campanha que se aproxima. As preliminares e as intervenções que já estão acontecendo através das redes sociais indicam que poderão ocorrer momentos de baixaria e acusações infundadas. Isso será muito triste para todos nós, que esperamos um debate qualificado e propositivo.

Ainda não vimos nenhuma participação desqualificada por parte dos quatro candidatos (Sheila, Nonô, Lúcia e Marcos). O quarteto tem condições de dar um exemplo para os conquistenses, que não devem baixar o nível, acompanhando parte dos apoiadores que estão se digladiando nas redes sociais.

Cabe aos quatro postulantes ao cargo de prefeito de Vitória da Conquista chamar seus “exércitos” e dizer-lhes que a busca pelo voto não permitirá agressões verbais e postagens desrespeitosas, pois nossa cidade merece ter um comandante administrativo que respeite os princípios da civilidade. Cabe a ele ou ela conter o ímpeto de seus comandados, recomendando que não ultrapassem a linha da elegância e do respeito aos adversários.

Fazendo uma analogia com o futebol, esperamos que, quando o placar apontar uma possível derrota, não comecem a pancadaria, agressões e chutes na canela, o que é muito comum entre aqueles que não sabem perder.