O deputado Waldenor já teria definido o seu vice, ou melhor, a sua vice? É bem provável que o nome de sua preferência seja o da presidente da OAB, Luciana Silva.
A disputa eleitoral em Vitória da Conquista visando escolher o próximo prefeito ou prefeita da nossa cidade realmente está ganhando contornos que não estavam previstos dentro do que se imagina ser lógico. A priori, compreendia-se que a disputa dar-se-ia apenas entre o candidato que representa o antipetismo, que defende o conservadorismo, ou seja, na verdade, o candidato da centro-direita e direita. Do outro lado, claro, o candidato do PT, que já tinha um nome, até porque foi lançado em setembro do ano passado: o deputado federal Waldenor Pereira. Seria, na verdade, uma disputa polarizada, entende? E, de repente, novos fatos aconteceram e chegaram ao conhecimento da nossa população. Estamos até hoje com esse impasse, sem saber exatamente o que ocorrerá em outubro de 2024. Uma coisa é certa: a prefeita Sheila Lemos é candidata à reeleição.
Temos como novidade, lá atrás, hoje não mais, a candidatura da vereadora Lúcia Rocha, que seria um nome indicado pelo pragmatismo da nossa política nacional, estadual, e agora local. É certo também que o deputado Waldenor Pereira, logicamente, é candidato. Mas quem será o vice para acompanhar Waldenor Pereira nessa difícil caminhada, nessa disputa hercúlea e épica que estamos acompanhando? Waldenor já tem o seu vice. Não pensem que ele tinha na, então, possível candidata a vice Lúcia Rocha a candidata de sua preferência, até porque há uma questão antagônica de pensamentos, de ideologias, e Waldenor é um ferrenho defensor do presidente Lula por uma questão ideológica. É evidente que a vereadora Lúcia Rocha não compartilha disso. Ela faz parte da base do governo, mas isso não significa que ela seja petista.
E assim, essa é uma peça do tabuleiro da nossa política. O que acontece? O deputado Waldenor ainda não tem a sua vice ou o seu vice, mas eu prefiro já afirmar aqui, conforme está na nossa manchete, que o deputado já teria esse nome como seu de preferência, um nome que seria ou será respaldado por toda a esquerda. É uma chapa que, digamos assim, do conhecimento, da intelectualidade, uma chapa que mistura o pragmatismo político com uma crença de que os eleitores da esquerda ou centro-esquerda apoiariam e abraçariam com coragem e alma. A presidente da OAB Conquista, Luciana Silva, seria a candidata a vice na chapa de Waldenor Pereira.
Tínhamos outros nomes, como o da delegada Gabriela Garrido, que foi citada e chegou a ser ventilada mesmo como pré-candidata, até porque ela acompanhou Waldenor Pereira em encontros realizados nos bairros de Vitória da Conquista discutindo o PGP, Programa de Governo Participativo. De repente, a delegada mudou de opinião e hoje é candidata a vereadora pelo PV. Então temos certeza absoluta de que dentro dos próximos dias o deputado Waldenor vai apresentar a sua candidata a vice. Eu não tenho dúvida nenhuma de que o nome é o da ilustre professora Luciana Silva, advogada e presidente da OAB, Subseção de Vitória da Conquista.