Já abordamos aqui no blog e em nosso programa Agito Geral, da Rádio UP!, a indicação da vereadora Viviane Sampaio pelo ex-prefeito Guilherme Menezes para disputar a sucessão da prefeita Sheila Lemos em 2028.

Líder da bancada petista na Câmara Municipal e presidenta do PT em Vitória da Conquista, Viviane foi secretária de Saúde em duas gestões de Guilherme. O ex-prefeito, que administrou nossa cidade em quatro oportunidades e também foi deputado federal, é uma das principais referências da esquerda baiana, especialmente aqui em Conquista.

Lembrado pelos companheiros para voltar a disputar a Prefeitura, Dr. Guilherme sentiu-se honrado, mas declinou do convite e apresentou o nome de sua preferência: Viviane Sampaio. É o que reafirma Edvaldo Alves, militante histórico do Partido dos Trabalhadores, que também integrou o governo de Guilherme Menezes.

Edvaldo faz questão de esclarecer que não se trata de uma imposição, mas de uma indicação para o debate. Reconhece em Viviane uma petista combativa, tanto no plenário da Câmara quanto em sua participação na vida política conquistense, e defende que seu nome seja discutido pelo partido e pelos aliados.

Para ele, é preciso começar essa conversa com antecedência, organizar as forças da esquerda e da centro-esquerda e construir um projeto capaz de recuperar o comando administrativo da capital do sudoeste baiano. Ainda há tempo, mas os dois anos que nos separam da eleição exigem movimentação e entendimento entre os partidos.

Na avaliação de Edvaldo, sem essa reação, o grupo político da prefeita Sheila poderá permanecer à frente da Prefeitura por mais quatro anos. Ou seja, a preocupação é com a continuidade da direita e da centro-direita no governo municipal após a sucessão de 2028.

Ele defende, portanto, que a discussão reúna os integrantes da federação e as demais legendas da base do governador Jerônimo Rodrigues. Cita PV, PSB, PSD, Avante, PDT e MDB entre os partidos com os quais considera possível sentar à mesa para conversar sobre o futuro de Vitória da Conquista.

Vamos aguardar os próximos movimentos. A manifestação de Edvaldo Alves reforça que a indicação de Viviane começa a ganhar espaço nesse debate e que a organização dos aliados será fundamental para os planos da oposição. A sucessão de 2028 já está na ordem do dia, meus amigos, e a cidade acompanha cada movimentação.