Na manhã de ontem, o Plenário Carmen Lúcia, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, esteve lotado. A população compareceu para prestigiar a abertura dos trabalhos legislativos, após o recesso regimental dos meses de junho e julho.

É importante destacar que o recesso das sessões não significa paralisação das atividades parlamentares. Durante esse período, os vereadores continuaram atendendo em seus gabinetes, realizando visitas aos bairros, cumprindo agendas na zona rural e participando de reuniões com a comunidade, mostrando que o mandato vai muito além das quatro paredes da Câmara.

O retorno dos trabalhos já revelou que o segundo semestre será bastante movimentado. O país vive um período de intensa efervescência política por causa das eleições para a Presidência da República, o Governo do Estado, o Senado, a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. Naturalmente, esse cenário também repercute nos debates do Legislativo conquistense.

Vitória da Conquista tem tradição de participar ativamente da vida política. É uma cidade que debate, acompanha os acontecimentos e cobra dos seus representantes posicionamentos e resultados. A expectativa é de que os próximos meses sejam marcados por discussões intensas, mas sempre pautadas pelo respeito, pela cordialidade e pelo espírito democrático que caracterizam a política conquistense.

Independentemente das diferenças partidárias e ideológicas, espera-se que os vereadores mantenham o compromisso de defender os interesses do município e incentivem o fortalecimento de uma representação política comprometida com o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Esse é um objetivo que interessa a toda a população e fortalece a voz da cidade tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa da Bahia.

A sessão de abertura também foi marcada por uma bela apresentação cultural. Um quarteto de artistas locais encantou o público presente, recebendo calorosos aplausos e reafirmando a importância da cultura como parte da identidade do povo conquistense.

Outro tema que chamou a atenção durante os pronunciamentos foi a sucessão da Mesa Diretora da Câmara. Os vereadores Fernando Jacaré e Andresson Ribeiro manifestaram publicamente apoio à recondução do presidente Ivan Cordeiro para mais um mandato à frente do Legislativo municipal.

Além disso, já se tornou público o apoio da prefeita Sheila Lemos e do vereador Carlos Dudé à permanência de Ivan Cordeiro na presidência da Câmara. Pelas manifestações feitas até o momento, o cenário indica um ambiente favorável à sua recondução para dirigir a Mesa Diretora nos próximos dois anos.