A notícia abalou profundamente as hostes da Polícia Militar da Bahia, não apenas em Vitória da Conquista e no Sudoeste do estado, mas em toda a Bahia. Faleceu o coronel Inácio de Lira Júnior, que foi, inclusive, comandante do 9º Batalhão, unidade histórica e uma das primeiras sedes da briosa corporação bicentenária.

O coronel Inácio foi um daqueles policiais que verdadeiramente amavam a farda. Comprometido, estudioso e vocacionado, além de oficial da Polícia Militar, era advogado, administrador e exerceu a função de secretário de governo na gestão do ex-prefeito Nilo Coelho, na cidade de Guanambi. Homem de perfil humano e agregador, deixou marcas importantes por onde passou, sempre buscando aproximar a Polícia Militar da sociedade.

Natural de Vitória da Conquista, cidade onde viveu parte significativa de sua trajetória, e com relevantes serviços prestados também em Guanambi, sua partida precoce deixa um vazio imenso e um legado reconhecido pela população e pelos companheiros de farda em todo o estado da Bahia.

Em razão desse falecimento tão prematuro, o Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia tomou a decisão acertada de adiar a abertura do projeto Pôr do Sol da PM, iniciativa que já contou com duas edições de grande sucesso, passou por uma pausa estratégica e retornaria neste mês de janeiro.

A primeira apresentação, prevista para o dia 11, foi remarcada para o próximo dia 17. As demais datas, programadas para os dias 18 e 20 de janeiro, permanecem inalteradas.

Fica aqui o registro do nosso profundo pesar e da solidariedade à família, aos amigos e a toda a Polícia Militar da Bahia. Que Deus já tenha acolhido esse grande homem e dedicado guardião da sociedade.