:: 27/dez/2025 . 12:27
O Abismo entre a Toga, o Plenário e a Rua: a reflexão de Gilberto Luna sobre o Brasil contemporâneo

Eu conheço Gilberto Luna há muito tempo. Sempre desfrutei da sua amizade e sempre nos relacionamos muito bem, fruto de um conhecimento que vem de lá de trás, a partir do meu irmão, Izalviro, o Massa Bruta, que Deus já levou. Massa era um irmão de Gilberto e, evidentemente, nas minhas companhias com meu querido irmão, fui adquirindo também essas convivências sadias que preservo até hoje.
Gilberto é uma pessoa de fino trato, de visão consciente, integrante de uma família tradicional aqui da nossa cidade, comerciantes e empresários. Ele mantém relações estreitas com o Sudoeste do estado, com Itapetinga em especial, terra natal de sua querida esposa, Amélia. Sempre vi Gilberto como um empresário progressista, visionário, e faço questão de lembrar que foi meu apoiador nos primeiros carnavais aqui em Vitória da Conquista.
Além disso, foi Gilberto quem nos apoiou por meio da empresa Ecosane, construtora da qual era sócio-proprietário, juntamente com Zé Clínio Almeida. Foi a Ecosane que nos levou a Salvador para disputar e conquistar o título do primeiro torneio de vôlei de praia da Bahia.
Depois, seguimos também para Salvador, no Farol, para disputar o Torneio de Clubes Campeões da Bahia, de onde trouxemos títulos importantes. Gilberto é uma pessoa politizada, humanista, consciente, equilibrada em todos os sentidos.
Por isso, faço questão de trazer mais um texto belíssimo de sua autoria, que passo agora para a leitura e reflexão de vocês.
Gilberto, você continua sendo a mesma pessoa que conheci lá atrás, nos anos setenta. Um grande abraço para você e para sua família. Que possamos ver Vitória da Conquista cada vez mais desenvolvida, pois sei que é exatamente isso que você deseja. :: LEIA MAIS »
- 1

















