Vitória da Conquista se lembra muito bem de como se deu a ascensão da atual prefeita ao comando administrativo da capital do Sudoeste da Bahia. É de conhecimento público que o prefeito eleito, Herzem Gusmão, foi chamado por Deus, e, em razão disso, coube à então vice-prefeita Sheila Lemos assumir a condução do município.

A transição foi natural do ponto de vista institucional, mas nem por isso simples. Apesar dos avanços civilizatórios, as mulheres ainda enfrentam preconceito, machismo e resistência, sobretudo no ambiente político, que, embora seja uma arte nobre, também pode ser extremamente dura e, por vezes, cruel. É preciso vigilância constante, porque a política, especialmente em cidades que ainda não aprenderam a respeitar plenamente a figura feminina no poder, pode ser perigosa.

A prefeita Sheila Lemos carregava, além disso, outros fatores que incomodaram setores da política local. Mulher, empresária, economicamente independente, oriunda de uma família estruturada. Isso não é defesa, é constatação histórica. Basta revisitar o ambiente político de Vitória da Conquista após o longo período de hegemonia do Partido dos Trabalhadores, liderado por figuras respeitáveis como Zé Raimundo e Guilherme Menezes, gestores corretos, propositivos e que marcaram época.

O ciclo petista se encerrou com a eleição de Herzem Gusmão, após várias tentativas. Na quarta, ele venceu. A partir daí, iniciou-se um novo tempo político na cidade. Com a sua morte precoce, Sheila assumiu sob desconfiança de muitos. Houve quem acreditasse que ela não teria fôlego, experiência ou capacidade para conduzir o município.

O que se viu foi o contrário. Sheila enfrentou uma disputa eleitoral duríssima, venceu, foi reeleita em primeiro turno e derrotou um adversário de peso, um ex-reitor, deputado estadual e federal, figura respeitada no meio acadêmico e político. Não foi uma eleição fácil. Foi uma batalha hercúlea.

A prefeita demonstrou habilidade política, capacidade de diálogo e inteligência estratégica. Atraiu partidos que antes orbitavam naturalmente o campo adversário, como o PDT, além de outras siglas, e consolidou uma base sólida. Mesmo sem histórico no serviço público executivo, trouxe consigo a experiência administrativa da iniciativa privada, da CDL e dos negócios da família.

Hoje, Sheila Lemos é reconhecida por grande parte da população como uma gestora firme, organizada e com liderança incontestável. E é nesse contexto que surge um novo dado político relevante. Uma pesquisa recente, encaminhada por uma assessoria política, aponta que a prefeita possui capacidade real de transferência de votos e de capital político para o seu esposo, o advogado Wagner Alves, lançado por ela como pré-candidato a deputado estadual.

A política é dinâmica. Muda rapidamente, como as nuvens, já dizia um político mineiro. Sheila, ao que tudo indica, caminha para utilizar sua força administrativa e popularidade eleitoral para construir uma representação direta de Vitória da Conquista na Assembleia Legislativa. Da mesma forma, sinaliza apoio ao deputado federal Léo Prates, também conquistense, por entender que a cidade precisa de representantes presentes no dia a dia, e não apenas de políticos que aparecem às vésperas das eleições com promessas e emendas pontuais.

A matéria que segue, enviada pela assessoria política, detalha esse cenário e apresenta Wagner Alves como um nome competitivo para a disputa de 2026. A política conquistense segue em movimento, e os próximos capítulos prometem ser intensos.

“Pesquisa | Popularidade da prefeita Sheila Lemos continua alta e reflete no crescimento do nome do marido para deputado estadual

Em nova pesquisa feita pela empresa Conexão, a prefeita Sheila Lemos (União) alcançou 73,04% de aprovação. O percentual é praticamente igual ao da última pesquisa realizada entre os dias 10 e 13 de outubro, quando 72,98% dos conquistenses responderam que aprovavam a maneira de a gestora administrar o município.

Também houve uma leve subida do percentual de desaprovação, com 25,79% na pesquisa atual ante 24,12% da anterior. No atual levantamento, feito entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, o percentual dos que não souberam ou não opinaram foi 1,16%, antes foi de 2,90%.

Já a avaliação do governo municipal, no geral, ficou abaixo dos números registrados em outubro, e chegou a 49,25% na soma de bom e ótimo, contra 17,55% de ruim e péssimo. Para 26,87% o trabalho da Prefeitura é regular positivo, para 5,49% é regular negativo e 0,83% não opinaram.

Em outubro, bom e ótimo somavam 54,34%, com 6,69% de ruim e péssimo. Regular positivo ficou em 26,85% naquele mês, e regular negativo 11,88%. Não responderam ou não sabiam, 1.23%.

Na pesquisa atual, o governo estadual alcançou 36,85% de bom e ótimo somados, com 7,91% de ruim e péssimo. Regular positivo foi 29,87% e regular negativo 10,98%. Não opinaram: 3.83%. Já o governo federal teve 41,1% de bom e ótimo ante 22,63% de ruim e péssimo. Para 26,04% o governo Lula é regular tendo ao positivo e 8,57% regular negativo. Não opinaram 1,66%

A Conexão também quis saber como estão as aprovações do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Luís Inácio Lula da Silva no terceiro maior município da Bahia. Lula tem a aprovação de 60,98% dos conquistenses e a desaprovação de 37,60%; 1,41% não souberam ou não responderam. Jerônimo é aprovado por 56,91%, desaprovado por 40,02% e 3,08% não opinaram.

A pesquisa mediu também a intenção de votos dos pré-candidatos a deputado federal e estadual, onde aparece pontuando bem o marido da prefeita Sheila Lemos, advogado Wagner Alves, que foi testado como Wagner de Sheila. De outubro, quando apareceu com 4.58%, até o novo levantamento, o marido da prefeita teve significativo crescimento.

Com 12,8%, ele aparece em segundo lugar, atrás somente do deputado Zé Raimundo (PT), que vai disputar o quinto mandato, e tem 23,71%. O vereador Alexandre Xandó, também do PT, vem em terceiro com 11,65%; Fabrício Falcão em quarto com 9,57%, e em quinto, o Delegado Marcus Vinicius (Podemos), anotando 6,32%.

O bom desempenho de Wagner Alves nas pesquisas é atribuído à alta aprovação da gestão da esposa e à sua força eleitoral. Sheila Lemos foi a primeira pessoa a vencer uma eleição no primeiro turno em Vitória da Conquista desde que o sistema de dois turnos foi implantado na cidade.

No ano passado, Sheila teve 116.488 votos, equivalentes a 58,83% dos votos válidos. Na eleição de governador de 2022, o candidato apoiado por ela, ACM Neto, teve 119.665 votos (59,05%), mais que o presidente eleito, que teve 117.516 votos, e Jerônimo Rodrigues: 82.995 votos.

Para deputado federal, o deputado Waldenor Pereira lidera as intenções de voto, com 25,79, seguido de Lúcia Rocha, ex-vereadora que foi candidata a prefeita do município pelo MDB, que aparece com 23,46%. Na sequência, surge o nome de Coronel Ivanildo (sem partido), pontuando com 12,06%. Todos os demais nomes ficam abaixo de dois dígitos.

O levantamento foi feito de 28 de novembro a 2 de dezembro, com 1.202 entrevistas, na cidade e nas sedes dos 11 distritos de Vitória da Conquista. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.”

TABELAS

Considerando o jeito de administrar da prefeita Sheila Lemos, o(a) sr(a)/você diria que aprova ou desaprova? (Estimulada)

Porcentagem

Aprovo

73.04%

Desaprovo

25.79%

Não Sabe/Não Respondeu

1.16%

Total

100%

 

E do governador Jerônimo Rodrigues? (Estimulada)

Porcentagem

Aprovo

56.91%

Desaprovo

40.02%

Não Sabe/Não Respondeu

3.08%

Total

100%

 

E o governo do presidente Lula?

Porcentagem

Aprovo

60.98%

Desaprovo

37.60%

Não Sabe/Não Respondeu

1.41%

Total

100%

 

 

 

 

 

Na sua opinião, o trabalho da Prefeitura de Vitória da Conquista é:

Porcentagem

ÓTIMO

8.07%

BOM

41.18%

REGULAR POSITIVO

26.87%

REGULAR NEGATIVO

5.49%

RUIM

13.39%

PÉSSIMO

4.16%

NÃO SABE/NÃO RESPONDEU

0.83%

Total

100%

 

E o governo estadual?

Porcentagem

ÓTIMO

11.73%

BOM

25.12%

REGULAR POSITIVO

29.87%

REGULAR NEGATIVO

10.98%

RUIM

14.39%

PÉSSIMO

4.08%

NÃO SABE/NÃO RESPONDEU

3.83%

Total

100%

 

E o governo estadual?

Porcentagem

ÓTIMO

11.73%

BOM

25.12%

REGULAR POSITIVO

29.87%

REGULAR NEGATIVO

10.98%

RUIM

14.39%

PÉSSIMO

4.08%

NÃO SABE/NÃO RESPONDEU

3.83%

Total

100%

 

 

 

DEPUTADO ESTADUAL
Sexo: vs E se os candidatos forem estes para deputado estadual, em quem o(a) sr(a)/você votaria? (Estimulada)

Zé Raimundo

Wagner de Sheila

Xandó

Fabrício Falcão

Quinho

Delegado Marcus Vinicius

Marcos Adriano

Viviane

Tiago Correia

Vítor Azevedo

Nenhum destes

Nulo ou branco

Outro (a)

Não Sabe/Não Respondeu

23.71%

12.81%

11.65%

9.57%

7.57%

6.32%

2.25%

3.74%

1.75%

1.00%

0.50%

4.33%

0.99%

13.81%

 

Waldenor Pereira

Lúcia Rocha

Coronel Ivanildo

Diogo Azevedo

Capitão Vasconcelos

Jorge Solla

Daniel Almeida

Alice Portugal

Elmar Nascimento

Leo Prates

Nenhum destes

Nulo ou branco

Outro (a)

Não sabe/Não respondeu

25,79%

23,46%

12,06%

4,32%

4,16%

1,83%

1,58%

1,25%

1,08%

0,92%

0,50%

10,56%

1,66%

10,81%

DEPUTADO FEDERAL
Sexo: vs E se os candidatos forem estes? (Estimulada)