Na última sexta-feira, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou um importante evento sobre segurança pública, que contou com a participação de autoridades locais e estaduais e teve, na condução dessa discussão, o ilustre deputado Jorge Solla e a vereadora Gabriela Garrido, que tem feito um trabalho importante junto ao Legislativo conquistense.

O deputado Jorge Solla destacou que esse encontro foi realizado em capitais e que Vitória da Conquista mereceu a deferência de sediar o evento excepcionalmente, por uma questão estratégica, pela sua importância e também pela atuação consistente da delegada e vereadora doutora Gabriela Garrido.

A matéria segue completa, explicando como aconteceu esse evento e a importância dele para as cidades e capitais que o recebem, em especial, claro, Vitória da Conquista, que teve o privilégio de realizá-lo. Repetindo: foi a única cidade que contou com esse evento fora das capitais.

Leia na íntegra:

Vitória da Conquista recebe Seminário Estadual sobre a PEC da Segurança Pública

Evento reuniu autoridades, especialistas e representantes das forças de segurança para debater a proposta que redefine as competências federativas na área

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista sediou, nesta sexta-feira (10), o Seminário Estadual sobre a PEC da Segurança Pública (PEC 18/2025), promovido pela Comissão Especial das Competências Federativas em Segurança Pública da Câmara dos Deputados.

A iniciativa foi conduzida pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA), em parceria com a vereadora e delegada Dra. Gabriela Garrido( PV) reunindo autoridades, especialistas e representantes de diversas instituições ligadas à segurança pública, ao ensino superior e à gestão municipal.

Segundo o deputado Jorge Solla, somente as capitais brasileiras receberam audiências da Comissão Especial, mas a escolha de Vitória da Conquista foi uma decisão estratégica, em reconhecimento à relevância regional da cidade e à atuação da vereadora Dra. Gabriela na área.

“Fizemos questão de trazer essa discussão para Vitória da Conquista pela grandeza do município e pela importância do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui. A segurança pública é um tema prioritário, que precisa ser debatido com os entes federados. Não há como discutir segurança sem discutir políticas públicas”, destacou o deputado.

A Proposta de Emenda à Constituição nº 18/2025 tem como objetivo definir de forma mais clara as competências federativas na área da segurança pública, buscando aprimorar a cooperação entre União, Estados e Municípios.

A vereadora Dra. Gabriela Garrido( PV) ressaltou a importância da cidade participar ativamente desse debate nacional.

“Vitória da Conquista é um polo regional e precisa ser ouvida. A segurança pública passa pela integração das forças de segurança, mas também por ações sociais, educacionais e de cidadania”, afirmou a parlamentar.

Mesa de abertura

Compuseram a mesa do seminário o Coronel Paulo Guimarães, comandante da Polícia Militar; o Major PM Nelson Júnior, representando o Corpo de Bombeiros; Luciana Silva, coordenadora de Direitos Humanos da UESB; Roberto Júnior, diretor regional da DIRPIN; Cristóvão Lemos, diretor da Guarda Municipal; e o Major Jarbas Silva, do 9º BEIC.

Durante sua fala, a professora Dra. Luciana Silva destacou a importância do diálogo entre os poderes e as instituições, e parabenizou o mandato do deputado Jorge Solla e das vereadoras Dra. Gabriela Garrido e Márcia Viviana

( PT) pela relevância do tema.

“Essa PEC vem trazendo não apenas a definição de competências e o fortalecimento do financiamento da segurança pública, mas também um olhar de respeito aos direitos humanos — o que é fundamental para uma política de segurança cidadã e democrática”, ressaltou.

O encontro contou ainda com a presença de representantes das universidades UESB e UFBA, além das vereadoras Márcia Viviana e do ex Vereador Valdemir Dias que no ato representou o CDL e de várias outras lideranças políticas e institucionais de Vitória da Conquista.

O seminário foi marcado por um debate qualificado