Mais um grande evento movimenta Vitória da Conquista,
o Festival Suíça Bahiana, que chega à sua 15ª edição consolidado como um dos maiores festivais de música do interior da Bahia. São 15 anos de resistência, criatividade e amor pela arte, celebrando a música em todas as suas formas e ampliando o alcance da cultura conquistense.

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima será novamente palco dessa festa que já faz parte do calendário cultural da cidade. E, desta vez, o festival inova: pensando nas famílias e nas novas gerações, a organização preparou um Espaço Kids, com atividades recreativas e atrações musicais voltadas especialmente para o público infantil.

É uma ideia inteligente e generosa. O festival amplia seu público e reforça a ideia de que a cultura deve ser vivida desde cedo, despertando nas crianças o gosto pela arte, pela música e pela convivência saudável.

A criançada vai se divertir, brincar e aprender com quem entende do assunto, artistas experientes, que sabem encantar o público mirim. E nós, adultos, ficamos na torcida para que chegue logo o fim de semana da festa, para vivermos novamente a energia contagiante do Suíça Bahiana, que há 15 anos é sinônimo de diversidade, liberdade e alegria.

Parabéns à organização, aos idealizadores e a toda a equipe que faz do festival um marco da cultura conquistense. Que venham muitos outros anos, e que a música continue sendo o coração pulsante dessa celebração.

Saiba mais:

Com Tiquequê e Espaço Kids, crianças são bem-vindas no Festival Suíça Bahiana 2025

Pela primeira vez, o festival inclui uma atração musical especial para o público infantil

Foto: PH

Na edição de debutante do Festival Suíça Bahiana (FSB), um sonho antigo se concretiza: pela primeira vez, as crianças ganham destaque especial na programação oficial. No domingo, 19 de outubro, o festival terá como grande atração para os pequenos a dupla infantil Tiquequê, referência na cena musical voltada para a infância.

Formado por Diana Tatit e Wem, o Tiquequê sobe ao palco no segundo dia de festival com o espetáculo “Bailamos”, sétimo da carreira do grupo que já soma mais de 20 anos de trajetória. Conhecidos por unir música, dança, percussão corporal e artes cênicas de forma criativa e inovadora, os artistas trazem pela primeira vez a Vitória da Conquista um show que valoriza a inteligência das crianças e emociona toda a família.

Com mais de 330 milhões de visualizações no YouTube e uma presença cada vez mais marcante nas redes sociais, o duo se tornou referência na música infantil contemporânea. “Estamos empolgados em apresentar Bailamos, um espetáculo que reflete nossa paixão por criar experiências únicas para crianças e famílias. Queremos que todos, independentemente da idade, se sintam envolvidos e inspirados pela música e pela expressão artística”, afirma Diana Tatit.

Para além do show da dupla, os pequenos frequentadores do festival terão novamente seu local seguro garantido. O Espaço Kids, montado em uma das laterais do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, trará um ambiente lúdico e acolhedor, aberto nos dois dias de festival com atividades pensadas para entreter e encantar .

Para Ana Luiza Dias, uma das idealizadoras do Festival Suíça Bahiana e mãe de Helena (2), o investimento na programação voltada para a infância tem um sentido. “Trazer espetáculos de qualidade e atividades lúdicas para dentro do Festival é uma forma de afirmar que a cidade também deve ser pensada pelas lentes das crianças. Queremos que elas cresçam sabendo que têm direito de ocupar os espaços culturais, de brincar e de se encantar com a arte.”, explica.

A entrada do Festival é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento, e os ingressos podem ser retirados no Sympla. Os pais e responsáveis também devem garantir os ingressos para suas crianças.

Programação Espaço Kids

Sábado (18/10)

14 às 18h – Pintando na Praça

14 às 15h – Vivência Musical: histórias e brincadeiras musicais com Ana Carolina Medrado

Domingo (19/10)

Presença dos mascotes da Mascotin

14 às 18h – Pintando na Praça

14 às 15h – Show Cantos de Brincar com Ana Carolina Medrado

Sobre o Festival Suíça Bahiana

Realizado anualmente, o Festival Suíça Bahiana é um dos principais eventos do calendário cultural de Vitória da Conquista, reconhecido pela Lei Municipal nº 2.415/2020. Ao longo de suas edições, já reuniu grandes nomes da música brasileira, como Emicida, Larissa Luz, Ratos de Porão, Marcelo Jeneci, Mombojó, Dead Fish, Supercombo, Pouca Vogal, Rachel Reis e Maglore, entre outros.

O Festival Suíça Bahiana 2025 é uma realização do Coletivo Suíça Bahiana e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – Exemplo para a Bahia, com apoio de mídia da TV e Rádio UESB, Capta, Dente de Leão, Mídia Ninja e SOM – Sistema Operacional da Música. Conta com o apoio do Banco do Nordeste, Deputado Estadual Fabrício Falcão, Deputado Federal Waldenor Pereira, Shopping Conquista Sul, Quality Internet, Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Funceb e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Tem como cerveja oficial a Amstel, é filiado à Abrafin e conta com apoio financeiro da Setur – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

SERVIÇO
O quê: Festival Suíça Bahiana – 15 anos
Quando: 18 e 19 de outubro de 2025
Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – Vitória da Conquista (BA)
Atrações: Tiquequê, ChingyKlean, Elomar, Vivendo do Ócio, J. Velloso & Recôncavo Experimental, Cabokaji, Black Pantera, Nenhum de Nós e mais
Entrada: 1kg de alimento
Ingressos: Sympla