:: 28/ago/2025 . 18:48
Viviane assumirá a presidência do PT de Vitória da Conquista, enquanto Isaac Bonfim, ex-presidente da sigla no município, assume um cargo na direção nacional do partido.
Continuam as movimentações políticas em Vitória da Conquista visando as eleições que ocorrerão no próximo ano, 2026. Sabemos que a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado e também no Congresso Nacional será uma luta árdua e, claro, nos municípios, as direções dos partidos estão elegendo seus representantes, seus diretórios, suas presidências.
Aqui em nossa cidade estamos acompanhando a movimentação interna do PT, Partido dos Trabalhadores, que busca trazer para junto de si a população de Vitória da Conquista que, durante 20 anos ininterruptos, respaldou e apoiou o governo petista, passando por José Raimundo Fontes e, claro, pelo prefeito Guilherme Menezes. Além disso, há uma conjunção de forças que gravita em torno do partido, fundado em 1980 nacionalmente através do presidente Lula. José Raimundo Fontes e Waldenor Pereira são os principais nomes do partido aqui na cidade, claro. Ainda temos Jorge Solla e outros nomes que fazem parte do time petista, como os vereadores Valdemir Dias, Fernando Jacaré e a própria Viviane Sampaio, que foi secretária de Saúde do município de Vitória da Conquista. Ela se elegeu presidente do partido e, no próximo sábado, dia 30, estará tomando posse à frente da sigla em nossa cidade. :: LEIA MAIS »
Rio-Bahia: é possível escrever um livro sobre os últimos acontecimentos ocorridos nessa importante rodovia.
O historiador Durval Menezes já fez um relato ao qual tive a oportunidade de ter acesso. Ouvi atentamente o seu áudio explicativo, mostrando que a Rio-Bahia não está presa apenas à sua inauguração em 1960, com a chegada do asfalto a essa importante BR, mas remonta a outros tempos antigos, tanto que passaríamos a manhã inteira conversando sobre o que escreveu o nosso querido professor, geógrafo, historiador e memorialista Durval Menezes. Ele fala do tempo em que a estrada ainda era de terra e de como o desenvolvimento do país passou por essa rodovia, que tem muita história pra contar.
E, meus amigos, na nossa história contemporânea e mais recente, com a criação do movimento Duplica Sudoeste, os fatos em torno dessa BR-116 são cada vez mais absurdos. É uma luta, uma verdadeira saga, porque a Rio-Bahia envolve toda uma região e, aqui pelo Sudoeste do estado, temos vivido dias sombrios e difíceis. Lamentavelmente, as reuniões e audiências públicas se repetem, seja em Vitória da Conquista, em Salvador ou em Brasília, e o resultado não aparece. Sempre surge a promessa de que verbas serão destinadas para a tão distante duplicação dessa via.
A burocracia é grande, o investimento é altíssimo e, em alguns momentos, foi apresentada a alternativa da construção de viadutos, pelo menos no trecho que corta Vitória da Conquista, chegando às proximidades de Belo Campo. Mas nada disso acontece.
Só nos resta lamentar. Às vezes dá vontade de desistir, mas não pode ser assim. A cidade precisa que as vozes se levantem: que os políticos, a prefeita, os deputados, os vereadores e a sociedade civil organizada continuem trabalhando para que esse problema gravíssimo seja resolvido.
E sobre isso, mais uma matéria: o Zé Maria Caires, do movimento Duplica Sudoeste, nos envia informações que repassamos agora para os leitores do Blog do Massinha: :: LEIA MAIS »
A vereadora Dra. Lara esteve em Brasília e conseguiu meio milhão para o programa de Atenção Primária à Saúde de Vitória da Conquista. Segundo ela, a emenda é do deputado federal Márcio Marinho.
A política em Vitória da Conquista mudou muito. Nos últimos anos temos visto uma posição muito clara e definida por parte dos vereadores. Já está evidente, nos quatro cantos da cidade, que eles identificaram quais deputados, tanto da Assembleia Legislativa quanto da Câmara Federal, irão apoiar juntos nas eleições de 2026. As posições já estão praticamente definidas. Pode até haver um recuo de um ou outro vereador no que se refere aos seus apoios, mas, de modo geral, os parlamentares que buscam renovar seus mandatos na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal, assim como aqueles que disputarão pela primeira vez um cargo, já estão se posicionando.
Aqui já temos nomes com definições mais do que claras. Como exemplo, trazemos nesta matéria a ilustre médica, Dra. Lara Fernandes. Ela já havia informado ao nosso blog, há cerca de um ou dois meses, que seu candidato à Câmara Federal será o deputado Márcio Marinho. Ela afirma que vem trabalhando nesse sentido, inclusive junto ao parlamentar em Brasília, onde já buscou apoio material através de emendas parlamentares para a saúde de Vitória da Conquista, área de sua atuação. Ontem, a vereadora nos enviou uma mensagem confirmando que está trazendo meio milhão de reais. Foi até Brasília, encontrou-se com o deputado Márcio Marinho e garantiu o recurso.
Portanto, as eleições de 2026 caminham rapidamente para que novos quadros se apresentem. Enquanto isso, o eleitor também vai tomando suas posições antecipadas. Será, sem dúvida alguma, uma disputa eleitoral da mais alta importância.
- 1